Análise dinâmica de passarela metálica submetida a carregamento decorrente da ação humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234136 |
Resumo: | Estudos indicam que estruturas chegam a sofrer colapso a partir da ação de vandalismo por parte de pedestres. Neste contexto, este trabalho objetivou analisar o comportamento da passarela metálica devido às ações provocadas por humanos e, adicionamente, verificar se a estrutura foi dimensionada corretamente e se é capaz de suportar uma travessia segura e confortável para os pedestres. Foram calculadas as matrizes de massa, rigidez e amortecimento, bem como as frequências naturais pelo software Matlab. Após, foi definido o carregamento de um pedestre pulando no centro da estrutura. Com o problema e suas condições de contorno elaboradas, o método de integração numérica de Newmark foi utilizado para determinar a resposta dinâmica das passarelas em termos de deslocamento, velocidade e aceleração em cada nó. Os resultados demonstraram que a passarela estudada é facilmente excitada pela ação de pedestres, encontrando-se acelerações que extrapolam os limites de estudos e normas. Diante destes resultados, pode-se perceber que a estrutura situou-se fora da faixa de segurança e conforto, assim, ficando evidente a necessidade de um sistema de controle de vibrações. |
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Fochezatto, RevielMiguel, Letícia Fleck Fadel2022-01-18T04:30:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/234136001134801Estudos indicam que estruturas chegam a sofrer colapso a partir da ação de vandalismo por parte de pedestres. Neste contexto, este trabalho objetivou analisar o comportamento da passarela metálica devido às ações provocadas por humanos e, adicionamente, verificar se a estrutura foi dimensionada corretamente e se é capaz de suportar uma travessia segura e confortável para os pedestres. Foram calculadas as matrizes de massa, rigidez e amortecimento, bem como as frequências naturais pelo software Matlab. Após, foi definido o carregamento de um pedestre pulando no centro da estrutura. Com o problema e suas condições de contorno elaboradas, o método de integração numérica de Newmark foi utilizado para determinar a resposta dinâmica das passarelas em termos de deslocamento, velocidade e aceleração em cada nó. Os resultados demonstraram que a passarela estudada é facilmente excitada pela ação de pedestres, encontrando-se acelerações que extrapolam os limites de estudos e normas. Diante destes resultados, pode-se perceber que a estrutura situou-se fora da faixa de segurança e conforto, assim, ficando evidente a necessidade de um sistema de controle de vibrações.Studies show that the structure suffers degradation by the action of pedestrians. In this context, the objective was to analyze the behavior of the metallic footbridge due to the actions caused by humans, verifying if the structure was correctly dimensioned and if it is capable of supporting a safe and comfortable crossing for pedestrians. The mass, stiffness and damping matrices were calculated, as well as the natural frequencies by the Matlab software. Afterwards, the loading of a pedestrian jumping in the center of the structure was defined. With the problem and its boundary conditions elaborated, the Newmark numerical integration method was used to determine the dynamic response of the footbridge in terms of displacement, velocity and acceleration at each node. The results showed that the studied footbridge is easily deformed by the action of pedestrians, accelerations were found that go beyond the limits of studies and standards, soon, the structure is outside the safety and comfort range, thus the need for a vibration control system is evident.application/pdfporPassarelasVibrações estruturaisAnálise dinâmicaDynamic analysisFootbridgeVibrationsModal analysisAnálise dinâmica de passarela metálica submetida a carregamento decorrente da ação humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134801.pdf.txt001134801.pdf.txtExtracted Texttext/plain50982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234136/2/001134801.pdf.txt2414a64fb18ae45a698387c81e8a2784MD52ORIGINAL001134801.pdfTexto completoapplication/pdf1598408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234136/1/001134801.pdffaf34ddb52f329be7f1589fdc6502cdfMD5110183/2341362022-02-22 04:57:54.407381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:57:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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