Produção científica sobre o ensino em administração : uma avaliação envolvendo o enfoque do paradigma da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Closs, Lisiane Quadrado
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Aramburú, Juliane Viégas, Antunes, Elaine di Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107169
Resumo: A compreensão de questões cada vez mais complexas exige um novo tipo de educação, que enfoque as várias dimensões do ser humano e da sociedade requeridas para enfrentar os desafios deste início de século XXI. Sob essa ótica, o artigo visa analisar a produção científica sobre o ensino na área de Administração e o alinhamento desta com os princípios desenvolvidos por Morin para a educação do futuro, baseando-se no paradigma da complexidade. Foram analisados 103 artigos apresentados no Encontro Nacional de Pós- Graduação em Administração, na área de ensino e pesquisa, nos anos de 2002 a 2005. Verificou-se que vários deles não contemplam nenhum dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Morin (2003). A maioria ainda enfoca questões relacionadas ao ensino sob uma linha estritamente positivista, fragmentada, não contemplando as diversas dimensões dos seres humanos e suas inter-relações. Alguns artigos tratam de temáticas presentes no pensamento complexo de forma superficial e poucos adotam a perspectiva da complexidade como embasamento para seus estudos. Através das indagações e reflexões feitas, buscou-se favorecer a ampliação do conhecimento na área e a formação profissional consciente e pertinente à complexidade da nova sociedade do conhecimento.
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spelling Closs, Lisiane QuadradoAramburú, Juliane ViégasAntunes, Elaine di Diego2014-11-20T02:15:30Z20091679-1827http://hdl.handle.net/10183/107169000729388A compreensão de questões cada vez mais complexas exige um novo tipo de educação, que enfoque as várias dimensões do ser humano e da sociedade requeridas para enfrentar os desafios deste início de século XXI. Sob essa ótica, o artigo visa analisar a produção científica sobre o ensino na área de Administração e o alinhamento desta com os princípios desenvolvidos por Morin para a educação do futuro, baseando-se no paradigma da complexidade. Foram analisados 103 artigos apresentados no Encontro Nacional de Pós- Graduação em Administração, na área de ensino e pesquisa, nos anos de 2002 a 2005. Verificou-se que vários deles não contemplam nenhum dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Morin (2003). A maioria ainda enfoca questões relacionadas ao ensino sob uma linha estritamente positivista, fragmentada, não contemplando as diversas dimensões dos seres humanos e suas inter-relações. Alguns artigos tratam de temáticas presentes no pensamento complexo de forma superficial e poucos adotam a perspectiva da complexidade como embasamento para seus estudos. Através das indagações e reflexões feitas, buscou-se favorecer a ampliação do conhecimento na área e a formação profissional consciente e pertinente à complexidade da nova sociedade do conhecimento.In order to understand problems that get increasingly more complex, a new perspective for education seems to be required, focusing on the multiple dimensions of human beings. Under this assumption, this article analyses the scientific production regarding education in the field of Business Administration and its alignment with Morin’s principles for future education, based on complexity paradigm. For such aim, 103 articles presented between 2002 and 2005 at the Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração have been analysed. Findings show that most of the papers focus education under a positivist, fragmented perspective, not contemplating any of Morin’s seven proposals for future education. A few integrate the complexity paradigm perspective. One expects that reflexions developed will benefit the knowledge growing of the field, as well as a conscious professional development, adequate to the complexity required by the present society.application/pdfporGestão.org. Recife, PE. Vol. 7. n. 2, (maio/ago. 2009), p. 150-169Instituicao de ensino superiorEnsino : Administracao : BrasilProdução científicaParadigma da complexidadeBusiness administration educationComplexity paradigmProdução científica sobre o ensino em administração : uma avaliação envolvendo o enfoque do paradigma da complexidadeScientific production regarding education in business administration : an evaluation under the complexity paradigm perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000729388.pdf000729388.pdfTexto completoapplication/pdf348145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107169/1/000729388.pdf6aadafcc86696e3f04117b46a39f0800MD51TEXT000729388.pdf.txt000729388.pdf.txtExtracted Texttext/plain73528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107169/2/000729388.pdf.txt9bf781b8e46df8ab02c3ae5ccb7a16d1MD52THUMBNAIL000729388.pdf.jpg000729388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107169/3/000729388.pdf.jpgab7893da12467740ec50af5aec002f01MD5310183/1071692018-10-22 08:06:14.533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:06:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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