A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36513 |
Resumo: | O conhecimento matemático possibilita a construção da cidadania. Através da experiência como educadora e do estágio curricular realizado numa turma da EJA ficou evidenciada a necessidade de relacionar a educação matemática com o cotidiano dos educandos e educandas em questão, visto que a matemática faz parte do universo desses sujeitos Nesse contexto este trabalho de conclusão analisa as práticas pedagógicas utilizadas com o referido grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de refletir sobre as implicações que a contextualização do ensino da matemática traz no processo ensino e aprendizagem. As teorias sobre etnomatemática e educação popular contribuíram para a elaboração do mesmo. Essa prática possibilitou uma reflexão sobre os conteúdos matemáticos abordados durante sua realização, ficou comprovado que se o ensino não for contextualizado e não for do interesse dos nossos educandos e educandas, eles e elas não corresponderão às expectativas desse ensino e nem aos objetivos propostos. |
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