A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Vera Regina Bittencourt
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36513
Resumo: O conhecimento matemático possibilita a construção da cidadania. Através da experiência como educadora e do estágio curricular realizado numa turma da EJA ficou evidenciada a necessidade de relacionar a educação matemática com o cotidiano dos educandos e educandas em questão, visto que a matemática faz parte do universo desses sujeitos Nesse contexto este trabalho de conclusão analisa as práticas pedagógicas utilizadas com o referido grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de refletir sobre as implicações que a contextualização do ensino da matemática traz no processo ensino e aprendizagem. As teorias sobre etnomatemática e educação popular contribuíram para a elaboração do mesmo. Essa prática possibilitou uma reflexão sobre os conteúdos matemáticos abordados durante sua realização, ficou comprovado que se o ensino não for contextualizado e não for do interesse dos nossos educandos e educandas, eles e elas não corresponderão às expectativas desse ensino e nem aos objetivos propostos.
id UFRGS-2_afa19c3ef55ee1a637cfd6e3f98098f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36513
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Vera Regina BittencourtRapkiewicz, Clevi Elena2012-01-18T01:20:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/36513000818188O conhecimento matemático possibilita a construção da cidadania. Através da experiência como educadora e do estágio curricular realizado numa turma da EJA ficou evidenciada a necessidade de relacionar a educação matemática com o cotidiano dos educandos e educandas em questão, visto que a matemática faz parte do universo desses sujeitos Nesse contexto este trabalho de conclusão analisa as práticas pedagógicas utilizadas com o referido grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de refletir sobre as implicações que a contextualização do ensino da matemática traz no processo ensino e aprendizagem. As teorias sobre etnomatemática e educação popular contribuíram para a elaboração do mesmo. Essa prática possibilitou uma reflexão sobre os conteúdos matemáticos abordados durante sua realização, ficou comprovado que se o ensino não for contextualizado e não for do interesse dos nossos educandos e educandas, eles e elas não corresponderão às expectativas desse ensino e nem aos objetivos propostos.application/pdfporEducação de jovens e adultosMatemáticaEnsinoA Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a diainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818188.pdf000818188.pdfTexto completoapplication/pdf1486224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36513/1/000818188.pdf7b95a27f22dddce510f56e8ba101c4ffMD51TEXT000818188.pdf.txt000818188.pdf.txtExtracted Texttext/plain98621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36513/2/000818188.pdf.txt6194ae5d3ac7e31bf9660d4b9936663aMD52THUMBNAIL000818188.pdf.jpg000818188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36513/3/000818188.pdf.jpg1e1c7fbaf1e354e3f53635913a431f0fMD5310183/365132018-10-11 09:16:45.312oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36513Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-11T12:16:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
title A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
spellingShingle A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
Farias, Vera Regina Bittencourt
Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino
title_short A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
title_full A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
title_fullStr A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
title_full_unstemmed A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
title_sort A Educação de jovens e adultos e a matemática do dia a dia
author Farias, Vera Regina Bittencourt
author_facet Farias, Vera Regina Bittencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Vera Regina Bittencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino
topic Educação de jovens e adultos
Matemática
Ensino
description O conhecimento matemático possibilita a construção da cidadania. Através da experiência como educadora e do estágio curricular realizado numa turma da EJA ficou evidenciada a necessidade de relacionar a educação matemática com o cotidiano dos educandos e educandas em questão, visto que a matemática faz parte do universo desses sujeitos Nesse contexto este trabalho de conclusão analisa as práticas pedagógicas utilizadas com o referido grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de refletir sobre as implicações que a contextualização do ensino da matemática traz no processo ensino e aprendizagem. As teorias sobre etnomatemática e educação popular contribuíram para a elaboração do mesmo. Essa prática possibilitou uma reflexão sobre os conteúdos matemáticos abordados durante sua realização, ficou comprovado que se o ensino não for contextualizado e não for do interesse dos nossos educandos e educandas, eles e elas não corresponderão às expectativas desse ensino e nem aos objetivos propostos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-18T01:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818188
url http://hdl.handle.net/10183/36513
identifier_str_mv 000818188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36513/1/000818188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36513/2/000818188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36513/3/000818188.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b95a27f22dddce510f56e8ba101c4ff
6194ae5d3ac7e31bf9660d4b9936663a
1e1c7fbaf1e354e3f53635913a431f0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724519288143872