Perfil da aptidão física de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental da escola estadual Cândido Portinari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seibel, Raul de Fraga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133520
Resumo: Este trabalho possui como objetivo principal verificar o nível de aptidão física em que se encontram os alunos da Escola Estadual de 1° Grau Cândido Portinari com o intuito de subsidiar o planejamento do PIBID/UFRGS – Educação Física/Anos Iniciais. A amostra foi constituída por 54 estudantes, dos sexos masculino e feminino, com idades compreendidas entre 7 e 10 anos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a Bateria de Medidas e testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). A Aptidão Física relacionada à saúde foi avaliada através do índice de massa corporal, da flexibilidade (teste de flexibilidade sem banco), forçar-resistência abdominal (no. de abdominais em 1 minuto) e resistência cardiorrespiratória (teste de corrida de 6 minutos). A Aptidão Física relacionada ao esporte foi avaliada através da força explosiva de membros inferiores (teste de salto horizontal), força explosiva de membros superiores ( teste de arremesso de Medicine Ball), agilidade(teste do quadrado), velocidade(teste de corrida de vinte 20 metros) e resistência geral (corrida/caminhada de seis 6 minutos). Os critérios de referência utilizados foram os propostos pelo PROESP-BR. Foram observadas as ocorrências de frequência, em valores absolutos e percentuais, nas categorias propostas. Os resultados obtidos indicam índices preocupantes dos escolares nas variáveis analisadas. No que se refere à aptidão física relacionada à saúde, os percentuais de estudantes na categoria de zona de risco são os seguintes: 40,7 % no IMC; 48,1% na força-resistência abdominal; 37% na flexibilidade e 38,2 % na resistência geral. Em relação à aptidão física relacionada ao esporte, os percentuais de ocorrência nas categorias “Razoável” e “Fraco” foram os seguintes: 55,5% na resistência geral; 40,7% na força de membros superiores; 46,2 % na velocidade; 25,9% na agilidade e 47,7% na força de membros inferiores. Tendo em vista esses resultados, o foco no desenvolvimento de atividades que propiciem o desenvolvimento das variáveis relacionadas à aptidão física relacionada à saúde e ao esporte deve ser um dos objetivos do PIBID/UFRGS – Educação Física/Anos Iniciais.
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A Aptidão Física relacionada ao esporte foi avaliada através da força explosiva de membros inferiores (teste de salto horizontal), força explosiva de membros superiores ( teste de arremesso de Medicine Ball), agilidade(teste do quadrado), velocidade(teste de corrida de vinte 20 metros) e resistência geral (corrida/caminhada de seis 6 minutos). Os critérios de referência utilizados foram os propostos pelo PROESP-BR. Foram observadas as ocorrências de frequência, em valores absolutos e percentuais, nas categorias propostas. Os resultados obtidos indicam índices preocupantes dos escolares nas variáveis analisadas. No que se refere à aptidão física relacionada à saúde, os percentuais de estudantes na categoria de zona de risco são os seguintes: 40,7 % no IMC; 48,1% na força-resistência abdominal; 37% na flexibilidade e 38,2 % na resistência geral. Em relação à aptidão física relacionada ao esporte, os percentuais de ocorrência nas categorias “Razoável” e “Fraco” foram os seguintes: 55,5% na resistência geral; 40,7% na força de membros superiores; 46,2 % na velocidade; 25,9% na agilidade e 47,7% na força de membros inferiores. Tendo em vista esses resultados, o foco no desenvolvimento de atividades que propiciem o desenvolvimento das variáveis relacionadas à aptidão física relacionada à saúde e ao esporte deve ser um dos objetivos do PIBID/UFRGS – Educação Física/Anos Iniciais.This job has as main objective to verify the level of fitness in which student of the 1st grade State School Candido Portinari are in, in order to support the planning of PIBID / UFRGS - Physical Education / Early Years. The sample consisted of 54 students, male and female, aged between 7 and 10 years. The data collection instrument used measures battery and Sports Project tests Brazil (PROESP-BR). Fitness Health-Related Physical was assessed using the body mass index, flexibility (no bank flexibility test), stress-resistance abdominal (number Of abs in 1 minute), and cardiorespiratory endurance (6-minute running test). The Physical Fitness related to sports was assessed by the explosive force of lower limbs (horizontal jump test), explosive strength of upper limbs (pitch test Medicine Ball), agility (square test), speed (running test twenty 20 meters) and overall strength (running / six 6-minute walk). The benchmarks used were those proposed by PROESP-BR. The frequency of occurrences were observed in absolute figures and percentages in the categories proposals. The results indicate alarming rates of school in those variables. With regard to physical fitness related to health the percentage of students in the risk zone category are as follows: 40.7% in BMI; 48.1% in abdominal strength-resistance; 37% flexibility and 38.2% in the general resistance. Regarding the physical fitness related to sports, the percentage occurrence of the categories "Fair" and "Poor" were as follows: 55.5% in general resistance; 40.7% on the strength of upper limbs; 46.2% in speed; 25.9% in agility and 47.7% on the strength of lower limbs. Given these results, the focus on development activities that facilitate the development of variables related to physical fitness and health and sports should be one of the objectives of PIBID / UFRGS - Physical Education / Early Years.application/pdfporEducação física escolarAptidão físicaCriançasPhysical fitnessSchoolPIBID / UFRGSPROESP-BRPerfil da aptidão física de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental da escola estadual Cândido Portinariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984125.pdf000984125.pdfTexto completoapplication/pdf666875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133520/1/000984125.pdfb1d8f4e7c8a5bbd4cfcb1d7c69f6ceddMD51TEXT000984125.pdf.txt000984125.pdf.txtExtracted Texttext/plain60649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133520/2/000984125.pdf.txt0d9b809605450b9e341bb2283bfbbe21MD52THUMBNAIL000984125.pdf.jpg000984125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133520/3/000984125.pdf.jpg76b70d5aa4057e17b9f5f5775f45e3a5MD5310183/1335202018-10-26 09:57:26.963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133520Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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