Tuberculose na atenção primária : desafios e potencialidades identificados pelas coordenações regionais de Atenção Básica do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Janilce Dorneles de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Roger dos Santos, Rocha, Cristianne Maria Famer, Meneses, Michele Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255496
Resumo: Este artigo tem por objetivo conhecer os desafios e as potencialidades da atenção pri-mária à saúde (APS) em relação ao cuidado da tuberculose, buscando traçar estraté-gias de educação permanente em saúde que qualifiquem o atendimento à tuberculose prestado pelas equipes neste âmbito de atenção. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo com análise qualitativa, desenvolvida com as 19 coordenações regionais de atenção básica do Estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questio-nário autoaplicado, individual, utilizando a ferramenta Google Forms. O questionário foi composto por 11 perguntas, das quais duas relativas ao objetivo deste artigo. Dos 19 participantes, foram obtidas 15 respostas, três abstenções e uma negativa. A necessi-dade de formação e conscientização dos profissionais da APS em relação à tuberculose e às questões de vulnerabilidade social, foram os principais desafios apontados. Dentre as potencialidades identificadas, destacou-se a proximidade com o usuário, a presença de equipe multidisciplinar e do agente comunitário de saúde e a possibilidade de realiza-ção do tratamento diretamente observado. Deste modo, assim como existem múltiplas potencialidades na APS, também há, ainda, muitos desafios a serem enfrentados para qualificar o cuidado de usuários acometidos pela tuberculose, sendo essencial promover por meio de espaços de educação permanente processos de desacomodação e ressignificação do modo de produzir cuidado.
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spelling Quadros, Janilce Dorneles deRosa, Roger dos SantosRocha, Cristianne Maria FamerMeneses, Michele Neves2023-03-10T03:25:35Z20222525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/255496001161580Este artigo tem por objetivo conhecer os desafios e as potencialidades da atenção pri-mária à saúde (APS) em relação ao cuidado da tuberculose, buscando traçar estraté-gias de educação permanente em saúde que qualifiquem o atendimento à tuberculose prestado pelas equipes neste âmbito de atenção. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo com análise qualitativa, desenvolvida com as 19 coordenações regionais de atenção básica do Estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questio-nário autoaplicado, individual, utilizando a ferramenta Google Forms. O questionário foi composto por 11 perguntas, das quais duas relativas ao objetivo deste artigo. Dos 19 participantes, foram obtidas 15 respostas, três abstenções e uma negativa. A necessi-dade de formação e conscientização dos profissionais da APS em relação à tuberculose e às questões de vulnerabilidade social, foram os principais desafios apontados. Dentre as potencialidades identificadas, destacou-se a proximidade com o usuário, a presença de equipe multidisciplinar e do agente comunitário de saúde e a possibilidade de realiza-ção do tratamento diretamente observado. Deste modo, assim como existem múltiplas potencialidades na APS, também há, ainda, muitos desafios a serem enfrentados para qualificar o cuidado de usuários acometidos pela tuberculose, sendo essencial promover por meio de espaços de educação permanente processos de desacomodação e ressignificação do modo de produzir cuidado.The purpose of this article is to understand the challenges and potential of primary health care (PHC) concerning tuberculosis care, so that permanent education strategies in health can be designed to qualify tuberculosis care by teams in this area. This is an exploratory-descriptive qualitative research developed with 19 regional primary care coordinations of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. We used the Google Forms tool to apply an individual self-administered questionnaire, composed of 11 questions, two of which related to the objective of this work. From the 19 participants, 15 responded, 3 abstained, and 1 refused. The main challenges pointed out were the need for training PHC professionals, their awareness concerning tuberculosis, and issues related to social vulnerability. Among the potentialities identified, the proximity to the user, the presence of a multidisciplinary team and the health community agent, and the possibility of carrying out the treatment observed stood out. Therefore, just as there are multiple potentialities in primary health care, there are also many challenges to qualify the care provided to users affected by tuberculosis. In order to achieve this qualification, it is essential to promote disarrangement and re-signification of how care is delivered through permanent education processes.Este artículo tiene como objetivo conocer los desafíos y potencialidades de la atención primaria de salud (APS) en relación a la atención de la tuberculosis, de manera que se puedan elaborar estrategias de educación permanente en salud para cualificar la atención de la tuberculosis brindada por los equipos en este ámbito de atención. Se trata de una investigación exploratoria descriptiva con análisis cualitativo, desarrollada con las 19 coordinaciones regionales de atención primaria del Estado de Rio Grande do Sul. Se utilizó un cuestionario individual autoadministrado mediante la herramienta Google Forms. El cuestionario constó de 11 preguntas, dos de las cuales relacionadas con el propósito de este artículo. De los 19 participantes se obtuvieron 15 respuestas, tres abstenciones y una negativa. La necesidad de formación de los profesionales de la APS, la sensibilización de los profesionales en relación a la tuberculosis, las cuestiones de vulnerabilidad social, fueron los principales desafíos señalados. Entre las potencialidades identificadas, se destacaron la proximidad con el usuario, la presencia de un equipo multidisciplinario y del agente comunitario de salud y la posibilidad de realizar tratamiento directamente observado. De esta forma, así como existen múltiples potencialidades en la atención primaria de salud, aún quedan muchos desafíos por enfrentar para cualificar la atención de los usuarios afectados por tuberculosis, siendo fundamental promover, a través de espacios de educación permanente, procesos de desacoplamiento y resignificación de la forma de vida producir cuidado.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (ago/dez. 2022), 5 p.Sistema Único de SaúdeAtenção primária à saúdeTuberculoseTuberculosisUnified health systemPrimary health careEducation continuingTuberculose na atenção primária : desafios e potencialidades identificados pelas coordenações regionais de Atenção Básica do Rio Grande do SulTuberculosis in primary care Tuberculosis en la atención primaria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161580.pdf.txt001161580.pdf.txtExtracted Texttext/plain45902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255496/2/001161580.pdf.txtc85abfe28725076ea286272d960ddeceMD52ORIGINAL001161580.pdfTexto completoapplication/pdf380048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255496/1/001161580.pdf8abc0a55d2ffacdaf7608bd41284b690MD5110183/2554962024-08-21 06:39:40.192508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255496Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-21T09:39:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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