As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234021 |
Resumo: | O presente trabalho tinha como objetivo analisar como o conjunto de práticas pedagógicas adotadas no meu exercício de educadora na disciplina de geografia, no Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre os anos de 2015-2018, se constituiram como estratégias para construção/visibilização de representações topofílicas sobre a Restinga e dessa forma alimentar os imaginários urbanos desse lugar com suas lutas, suas conquistas, suas resistências, suas manifestações culturais e sua organização comunitária. Para a investigação foram adotadas: a revisão bibliográfica sobre os imaginários urbanos e a proposta metodológica dos hologramas espaciais para evidenciar as representações que alimentam os imaginários urbanos dominantes do bairro Restinga. Após, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas a partir de um referencial teórico composto pelo educador - Paulo Freire e a educadora - Bell Hooks. As práticas pedagógicas adotadas possibilitaram um caminho de visibilização das representações topofílicas do bairro Restinga e de intervenção nos processos de aprendizagem dos/das educando/educandas. Os resultados iniciais demonstram que as práticas pedagógicas adotadas possibilitam uma transformação nas representações que os/as educandos/educandas têm do bairro acabando por refletir nas formas que se referem ao lugar em que vivem e na sua estima em sala de aula. |
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Bonetto, HelenaPires, Claudia Luisa Zeferino2022-01-13T04:27:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/234021001135089O presente trabalho tinha como objetivo analisar como o conjunto de práticas pedagógicas adotadas no meu exercício de educadora na disciplina de geografia, no Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre os anos de 2015-2018, se constituiram como estratégias para construção/visibilização de representações topofílicas sobre a Restinga e dessa forma alimentar os imaginários urbanos desse lugar com suas lutas, suas conquistas, suas resistências, suas manifestações culturais e sua organização comunitária. Para a investigação foram adotadas: a revisão bibliográfica sobre os imaginários urbanos e a proposta metodológica dos hologramas espaciais para evidenciar as representações que alimentam os imaginários urbanos dominantes do bairro Restinga. Após, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas a partir de um referencial teórico composto pelo educador - Paulo Freire e a educadora - Bell Hooks. As práticas pedagógicas adotadas possibilitaram um caminho de visibilização das representações topofílicas do bairro Restinga e de intervenção nos processos de aprendizagem dos/das educando/educandas. Os resultados iniciais demonstram que as práticas pedagógicas adotadas possibilitam uma transformação nas representações que os/as educandos/educandas têm do bairro acabando por refletir nas formas que se referem ao lugar em que vivem e na sua estima em sala de aula.El presente trabajo tuvo como objetivo analizar cómo el conjunto de prácticas pedagógicas adoptados en mi práctica como docente en la asignatura de geografía, enel Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre losaños 2015-2018, se constituyeron como estrategias para la construcción/visibilidad de representaciones topofílicas sobre el Barrio Restinga y así alimentar los imaginarios urbanos de este lugar con sus luchas, sus logros, sus resistencias, sus manifestacion esculturales y su organización comunitaria. Para la investigación se adoptó una revisión bibliográfica sobre los imaginarios urbanos y la propuesta metodológica de los hologramas espaciales para resaltar las representaciones que alimentan la imaginación urbana dominante enel distrito de Restinga. Posteriormente, se describieron y analizaron las prácticas pedagógicas desde un marco teórico compuesto por el educador- Paulo Freire y la educadora - Bell Hooks. Las prácticas pedagógicas adoptadas permitieron un camino para visibilidad de las representaciones “topofílicas” del Barrio Restinga y de intervención en los procesos de aprendizaje de los/las estudiantes. Los resultados iniciales demuestran que las prácticas pedagógicas adoptadas permiten una transformación en las representaciones que los/las estudiantes tienen del barrio reflexionando sobre las formas en que se refieren al lugar donde viven y en su estima enel aula.application/pdfporEnsino de geografiaPráticas pedagógicasLiberdadeImaginário urbanoRestinga (Porto Alegre, RS)Imaginarios urbanosEnseñandoGeografíaEducaciónLibertadAs encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135089.pdf.txt001135089.pdf.txtExtracted Texttext/plain92379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234021/2/001135089.pdf.txtc163b3c503d6fb1461bb5ee240f96b68MD52ORIGINAL001135089.pdfTexto completoapplication/pdf2902966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234021/1/001135089.pdfae7d86bb04dcd5b6675679e5826ac4b8MD5110183/2340212023-05-05 03:22:35.603662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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