As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetto, Helena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234021
Resumo: O presente trabalho tinha como objetivo analisar como o conjunto de práticas pedagógicas adotadas no meu exercício de educadora na disciplina de geografia, no Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre os anos de 2015-2018, se constituiram como estratégias para construção/visibilização de representações topofílicas sobre a Restinga e dessa forma alimentar os imaginários urbanos desse lugar com suas lutas, suas conquistas, suas resistências, suas manifestações culturais e sua organização comunitária. Para a investigação foram adotadas: a revisão bibliográfica sobre os imaginários urbanos e a proposta metodológica dos hologramas espaciais para evidenciar as representações que alimentam os imaginários urbanos dominantes do bairro Restinga. Após, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas a partir de um referencial teórico composto pelo educador - Paulo Freire e a educadora - Bell Hooks. As práticas pedagógicas adotadas possibilitaram um caminho de visibilização das representações topofílicas do bairro Restinga e de intervenção nos processos de aprendizagem dos/das educando/educandas. Os resultados iniciais demonstram que as práticas pedagógicas adotadas possibilitam uma transformação nas representações que os/as educandos/educandas têm do bairro acabando por refletir nas formas que se referem ao lugar em que vivem e na sua estima em sala de aula.
id UFRGS-2_afd5fcf1d7ea6e50424aede72d83f9b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234021
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonetto, HelenaPires, Claudia Luisa Zeferino2022-01-13T04:27:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/234021001135089O presente trabalho tinha como objetivo analisar como o conjunto de práticas pedagógicas adotadas no meu exercício de educadora na disciplina de geografia, no Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre os anos de 2015-2018, se constituiram como estratégias para construção/visibilização de representações topofílicas sobre a Restinga e dessa forma alimentar os imaginários urbanos desse lugar com suas lutas, suas conquistas, suas resistências, suas manifestações culturais e sua organização comunitária. Para a investigação foram adotadas: a revisão bibliográfica sobre os imaginários urbanos e a proposta metodológica dos hologramas espaciais para evidenciar as representações que alimentam os imaginários urbanos dominantes do bairro Restinga. Após, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas a partir de um referencial teórico composto pelo educador - Paulo Freire e a educadora - Bell Hooks. As práticas pedagógicas adotadas possibilitaram um caminho de visibilização das representações topofílicas do bairro Restinga e de intervenção nos processos de aprendizagem dos/das educando/educandas. Os resultados iniciais demonstram que as práticas pedagógicas adotadas possibilitam uma transformação nas representações que os/as educandos/educandas têm do bairro acabando por refletir nas formas que se referem ao lugar em que vivem e na sua estima em sala de aula.El presente trabajo tuvo como objetivo analizar cómo el conjunto de prácticas pedagógicas adoptados en mi práctica como docente en la asignatura de geografía, enel Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre losaños 2015-2018, se constituyeron como estrategias para la construcción/visibilidad de representaciones topofílicas sobre el Barrio Restinga y así alimentar los imaginarios urbanos de este lugar con sus luchas, sus logros, sus resistencias, sus manifestacion esculturales y su organización comunitaria. Para la investigación se adoptó una revisión bibliográfica sobre los imaginarios urbanos y la propuesta metodológica de los hologramas espaciales para resaltar las representaciones que alimentan la imaginación urbana dominante enel distrito de Restinga. Posteriormente, se describieron y analizaron las prácticas pedagógicas desde un marco teórico compuesto por el educador- Paulo Freire y la educadora - Bell Hooks. Las prácticas pedagógicas adoptadas permitieron un camino para visibilidad de las representaciones “topofílicas” del Barrio Restinga y de intervención en los procesos de aprendizaje de los/las estudiantes. Los resultados iniciales demuestran que las prácticas pedagógicas adoptadas permiten una transformación en las representaciones que los/las estudiantes tienen del barrio reflexionando sobre las formas en que se refieren al lugar donde viven y en su estima enel aula.application/pdfporEnsino de geografiaPráticas pedagógicasLiberdadeImaginário urbanoRestinga (Porto Alegre, RS)Imaginarios urbanosEnseñandoGeografíaEducaciónLibertadAs encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135089.pdf.txt001135089.pdf.txtExtracted Texttext/plain92379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234021/2/001135089.pdf.txtc163b3c503d6fb1461bb5ee240f96b68MD52ORIGINAL001135089.pdfTexto completoapplication/pdf2902966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234021/1/001135089.pdfae7d86bb04dcd5b6675679e5826ac4b8MD5110183/2340212023-05-05 03:22:35.603662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
title As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
spellingShingle As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
Bonetto, Helena
Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Liberdade
Imaginário urbano
Restinga (Porto Alegre, RS)
Imaginarios urbanos
Enseñando
Geografía
Educación
Libertad
title_short As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
title_full As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
title_fullStr As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
title_full_unstemmed As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
title_sort As encruzilhadas do aprender geográfico na escola : Os imaginários urbanos do bairro - Restinga - Porto Alegre-RS
author Bonetto, Helena
author_facet Bonetto, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonetto, Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
contributor_str_mv Pires, Claudia Luisa Zeferino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Liberdade
Imaginário urbano
Restinga (Porto Alegre, RS)
topic Ensino de geografia
Práticas pedagógicas
Liberdade
Imaginário urbano
Restinga (Porto Alegre, RS)
Imaginarios urbanos
Enseñando
Geografía
Educación
Libertad
dc.subject.spa.fl_str_mv Imaginarios urbanos
Enseñando
Geografía
Educación
Libertad
description O presente trabalho tinha como objetivo analisar como o conjunto de práticas pedagógicas adotadas no meu exercício de educadora na disciplina de geografia, no Colégio Estadual Ildo Meneghetti, entre os anos de 2015-2018, se constituiram como estratégias para construção/visibilização de representações topofílicas sobre a Restinga e dessa forma alimentar os imaginários urbanos desse lugar com suas lutas, suas conquistas, suas resistências, suas manifestações culturais e sua organização comunitária. Para a investigação foram adotadas: a revisão bibliográfica sobre os imaginários urbanos e a proposta metodológica dos hologramas espaciais para evidenciar as representações que alimentam os imaginários urbanos dominantes do bairro Restinga. Após, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas a partir de um referencial teórico composto pelo educador - Paulo Freire e a educadora - Bell Hooks. As práticas pedagógicas adotadas possibilitaram um caminho de visibilização das representações topofílicas do bairro Restinga e de intervenção nos processos de aprendizagem dos/das educando/educandas. Os resultados iniciais demonstram que as práticas pedagógicas adotadas possibilitam uma transformação nas representações que os/as educandos/educandas têm do bairro acabando por refletir nas formas que se referem ao lugar em que vivem e na sua estima em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-13T04:27:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234021
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135089
url http://hdl.handle.net/10183/234021
identifier_str_mv 001135089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234021/2/001135089.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234021/1/001135089.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c163b3c503d6fb1461bb5ee240f96b68
ae7d86bb04dcd5b6675679e5826ac4b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224617658941440