Análise do posicionamento do Trade Marketing e Shopper Marketing nas empresas brasileiras com reflexo no PDV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Barth dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83487
Resumo: Este artigo trata do posicionamento do trade marketing e shopper marketing quanto a nas empresas brasileiras com reflexo no PDV e suas expectativas do mercado, sob o ponto de vista dos próprios profissionais do varejo brasileiro. Como em qualquer setor que apresente crescimento acentuado, o varejo exige profissionais cada vez mais eficientes, orientados ao mercado, como o trade marketing e, mais recentemente no Brasil, o shopper marketing. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa com estes dois perfis profissionais, analisando-se as atividades atribuídas a cada um deles, métricas de desempenho, melhorias realizadas no PDV, fontes de dados e disseminação das informações, a fim de validar sua relevância para as empresas. O trade marketing apontou lacunas nos processos de coleta de informações e no aprofundamento da estratégia de marketing que devem vir a ser supridas pela atuação do shopper marketing.
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