Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saccani, Raquel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valentini, Nadia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109035
Resumo: Objetivo: Comparar o desempenho motor de crianças de três amostras populacionais (Brasil, Canadá e Grécia), verificar as diferenças nas curvas de percentis do desenvolvimento motor para essas amostras e investigar a prevalência de atrasos motores em crianças brasileiras. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, do qual participaram 795 crianças brasileiras com idade entre zero e 18 meses, avaliadas com a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) nas escolas infantis, maternidades, unidades de saúde pública e em domicílio. Os escores motores de crianças brasileiras foram comparados aos resultados de pesquisas com os grupos populacionais da Grécia (424 crianças) e do Canadá (2.400 crianças). Utilizou-se estatística descritiva, com os testes one-sample t-test e binomial, sendo significante p≤0,05. Resultados: Observou-se que 65,4% das crianças brasileiras apresentaram desempenho motor normal, embora com escores médios mais baixos que os outros grupos. No início do segundo ano de vida, as diferenças de desempenho entre as crianças brasileiras, canadenses e gregas diminuíram e, aos 15 meses, o desempenho motor tornou-se semelhante. Verificou-se tendência de aquisições motoras não lineares. Conclusões: Os percentis mais baixos da amostra brasileira reforçam a necessidade de se usarem normas nacionais para categorizar adequadamente o desempenho motor. As diferentes trajetórias do desenvolvimento motor são possivelmente decorrentes de diferenças culturais no cuidado das crianças.
id UFRGS-2_aff8b885fb7b26a7bc41fcd70949fb36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saccani, RaquelValentini, Nadia Cristina2015-01-17T02:14:19Z20130103-0582http://hdl.handle.net/10183/109035000919361Objetivo: Comparar o desempenho motor de crianças de três amostras populacionais (Brasil, Canadá e Grécia), verificar as diferenças nas curvas de percentis do desenvolvimento motor para essas amostras e investigar a prevalência de atrasos motores em crianças brasileiras. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, do qual participaram 795 crianças brasileiras com idade entre zero e 18 meses, avaliadas com a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) nas escolas infantis, maternidades, unidades de saúde pública e em domicílio. Os escores motores de crianças brasileiras foram comparados aos resultados de pesquisas com os grupos populacionais da Grécia (424 crianças) e do Canadá (2.400 crianças). Utilizou-se estatística descritiva, com os testes one-sample t-test e binomial, sendo significante p≤0,05. Resultados: Observou-se que 65,4% das crianças brasileiras apresentaram desempenho motor normal, embora com escores médios mais baixos que os outros grupos. No início do segundo ano de vida, as diferenças de desempenho entre as crianças brasileiras, canadenses e gregas diminuíram e, aos 15 meses, o desempenho motor tornou-se semelhante. Verificou-se tendência de aquisições motoras não lineares. Conclusões: Os percentis mais baixos da amostra brasileira reforçam a necessidade de se usarem normas nacionais para categorizar adequadamente o desempenho motor. As diferentes trajetórias do desenvolvimento motor são possivelmente decorrentes de diferenças culturais no cuidado das crianças.Objective: To compare the motor development of infants from three population samples (Brazil, Canada and Greece), to investigate differences in the percentile curves of motor development in these samples, and to investigate the prevalence of motor delays in Brazilian children. Methods: Observational, descriptive and cross-sectional study with 795 Brazilian infants from zero to 18 months of age, assessed by the Alberta Infant Motor Scale (AIMS) at day care centers, nurseries, basic health units and at home. The Brazilian infants’ motor scores were compared to the results of two population samples from Greece (424 infants) and Canada (2,400 infants). Descriptive statistics was used, with one-sample t-test and binomial tests, being significant p≤0.05. Results: 65.4% of Brazilian children showed typical motor development, although with lower mean scores. In the beginning of the second year of life, the differences in the motor development among Brazilian, Canadian and Greek infants were milder; at 15 months of age, the motor development became similar in the three groups. A non-linear motor development trend was observed. Conclusions: The lowest motor percentiles of the Brazilian sample emphasized the need for national norms in order to correctly categorize the infant motor development. The different ways of motor development may be a consequence of cultural differences in infant care.Objetivo: Comparar el desarrollo motor de niños de tres muestras poblacionales (Brasil, Canadá y Grecia), verificar las diferencias en las curvas de percentiles del desarrollo motor para esas muestras e investigar la prevalencia de retardos motores en niños brasileños. Métodos: Estudio observacional, descriptivo y transversal, del que participaron 795 niños brasileños con edad entre 0 y 18 meses, evaluados con la Alberta Infant Motor Scale (AIMS) en las escuelas infantiles, maternidades, unidades de salud pública y en domicilio. Los escores motores de niños brasileños fueron comparados a los resultados de investigaciones con los grupos poblacionales de Grecia (424 niños) y de Canadá (2.400 niños). Se utilizó la estadística descriptiva, con las pruebas one-sample t-test y binominal, siendo significante p≤0,05. Resultados: Se observó que el 65,4% de los niños brasileños presentaron desempeño motor normal, aunque con escores medianos más bajos que los otros grupos. En el inicio del segundo año de vida, las diferencias de desempeño entre los niños brasileños, canadienses y griegos se redujeron y, a los 15 meses, el desempeño motor se hizo semejante. Se verificó tendencia de adquisiciones motoras no lineales. Conclusiones: Los percentiles más bajos de la muestra brasileña reforzaron la necesidad de usarse normas nacionales para categorizar adecuadamente el desempeño motor. Los distintos recorridos del desarrollo motor son posiblemente decurrentes de diferencias culturales en el cuidado del niño.application/pdfporRevista Paulista de Pediatria. São Paulo, SP. Vol. 31, n. 3 (sept. 2013), p.350-358Desenvolvimento infantilDesenvolvimento motorCriançasChild developmenPerformance testsMotor skillsDesarrollo infantilPruebas de rendimientoDestreza motoraCross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor ScaleAnálise transcultural do desenvolvimento motor de crianças brasileiras, gregas e canadenses avaliadas com a Alberta Infant Motor Scale Análisis transcultural del desarrollo motor de niños brasileños, griegos y canadienses evaluados con la Alberta Infant Motor Scale info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919361.pdf000919361.pdfTexto completo (inglês)application/pdf470932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109035/1/000919361.pdf3176ff7fcc8e7171bfd9669baf1cc058MD51TEXT000919361.pdf.txt000919361.pdf.txtExtracted Texttext/plain39824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109035/2/000919361.pdf.txt93d0f18a8f8c72262913f97c1c998be7MD52THUMBNAIL000919361.pdf.jpg000919361.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109035/3/000919361.pdf.jpgcdfec60cf0a91b2c2d081908163865d7MD5310183/1090352019-11-08 04:44:01.524701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Análise transcultural do desenvolvimento motor de crianças brasileiras, gregas e canadenses avaliadas com a Alberta Infant Motor Scale
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Análisis transcultural del desarrollo motor de niños brasileños, griegos y canadienses evaluados con la Alberta Infant Motor Scale
title Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
spellingShingle Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
Saccani, Raquel
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento motor
Crianças
Child developmen
Performance tests
Motor skills
Desarrollo infantil
Pruebas de rendimiento
Destreza motora
title_short Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
title_full Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
title_fullStr Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
title_full_unstemmed Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
title_sort Cross-cultural analysis of the motor development of Brazilian, Greek and Canadian infants assessed with the Alberta Infant Motor Scale
author Saccani, Raquel
author_facet Saccani, Raquel
Valentini, Nadia Cristina
author_role author
author2 Valentini, Nadia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saccani, Raquel
Valentini, Nadia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento motor
Crianças
topic Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento motor
Crianças
Child developmen
Performance tests
Motor skills
Desarrollo infantil
Pruebas de rendimiento
Destreza motora
dc.subject.eng.fl_str_mv Child developmen
Performance tests
Motor skills
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarrollo infantil
Pruebas de rendimiento
Destreza motora
description Objetivo: Comparar o desempenho motor de crianças de três amostras populacionais (Brasil, Canadá e Grécia), verificar as diferenças nas curvas de percentis do desenvolvimento motor para essas amostras e investigar a prevalência de atrasos motores em crianças brasileiras. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, do qual participaram 795 crianças brasileiras com idade entre zero e 18 meses, avaliadas com a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) nas escolas infantis, maternidades, unidades de saúde pública e em domicílio. Os escores motores de crianças brasileiras foram comparados aos resultados de pesquisas com os grupos populacionais da Grécia (424 crianças) e do Canadá (2.400 crianças). Utilizou-se estatística descritiva, com os testes one-sample t-test e binomial, sendo significante p≤0,05. Resultados: Observou-se que 65,4% das crianças brasileiras apresentaram desempenho motor normal, embora com escores médios mais baixos que os outros grupos. No início do segundo ano de vida, as diferenças de desempenho entre as crianças brasileiras, canadenses e gregas diminuíram e, aos 15 meses, o desempenho motor tornou-se semelhante. Verificou-se tendência de aquisições motoras não lineares. Conclusões: Os percentis mais baixos da amostra brasileira reforçam a necessidade de se usarem normas nacionais para categorizar adequadamente o desempenho motor. As diferentes trajetórias do desenvolvimento motor são possivelmente decorrentes de diferenças culturais no cuidado das crianças.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-17T02:14:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109035
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-0582
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919361
identifier_str_mv 0103-0582
000919361
url http://hdl.handle.net/10183/109035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria. São Paulo, SP. Vol. 31, n. 3 (sept. 2013), p.350-358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109035/1/000919361.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109035/2/000919361.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109035/3/000919361.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3176ff7fcc8e7171bfd9669baf1cc058
93d0f18a8f8c72262913f97c1c998be7
cdfec60cf0a91b2c2d081908163865d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224862829641728