A relação do Brasil com os países árabes na Cúpula ASPA — avanços e desafios da integração acadêmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256822 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação do Brasil com os países árabes dentro do mecanismo de aproximação e de cooperação da Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA) durante o período de sua existência, de 2005 a 2015. Busca-se dar visibilidade à iniciativa da ASPA ao utilizar a teoria construtivista para que seus objetivos e suas aspirações sejam entendidos considerando fatores que ultrapassam as esferas econômica e política. Por meio de literatura teórica de integração regional, mais especificamente a construtivista, faz-se uma revisão da construção da ASPA, buscando entendê-la como um projeto de cooperação multissetorial que se propôs a ser pioneiro e que representou uma tentativa de algo mais intenso e mais completo. Dedica-se, dentro dessa análise, atenção especial ao campo das relações acadêmicas idealizadas no âmbito da Cúpula, apresentando os objetivos traçados, os avanços alcançados e os desafios enfrentados na busca do desenvolvimento de uma maior aproximação em questões acadêmico-científicas, especialmente na área de Relações Internacionais. A Cúpula ASPA, entendida como essa semente de aproximação multissetorial e movida pelo desejo de ser um projeto inovador e pioneiro nas dinâmicas de relações Sul-Sul, teve impacto nos aspectos da esfera acadêmica/científica em que ela se propôs a atuar? Esse é o questionamento que motiva a presente discussão, que se busca responder por meio da análise documental das declarações oficiais dos encontros da ASPA e do levantamento de dados, especialmente relacionados à produção de conhecimento, à pesquisa científica e às atividades acadêmicas promovidas pelo Brasil e pela região árabe antes e após o estabelecimento da Cúpula, a fim de traçar um comparativo do que se foi proposto com o que se conseguiu alcançar. |
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Campos, Martina PereiraGonçalves, Verônica Korber2023-04-07T03:26:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/256822001165922O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação do Brasil com os países árabes dentro do mecanismo de aproximação e de cooperação da Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA) durante o período de sua existência, de 2005 a 2015. Busca-se dar visibilidade à iniciativa da ASPA ao utilizar a teoria construtivista para que seus objetivos e suas aspirações sejam entendidos considerando fatores que ultrapassam as esferas econômica e política. Por meio de literatura teórica de integração regional, mais especificamente a construtivista, faz-se uma revisão da construção da ASPA, buscando entendê-la como um projeto de cooperação multissetorial que se propôs a ser pioneiro e que representou uma tentativa de algo mais intenso e mais completo. Dedica-se, dentro dessa análise, atenção especial ao campo das relações acadêmicas idealizadas no âmbito da Cúpula, apresentando os objetivos traçados, os avanços alcançados e os desafios enfrentados na busca do desenvolvimento de uma maior aproximação em questões acadêmico-científicas, especialmente na área de Relações Internacionais. A Cúpula ASPA, entendida como essa semente de aproximação multissetorial e movida pelo desejo de ser um projeto inovador e pioneiro nas dinâmicas de relações Sul-Sul, teve impacto nos aspectos da esfera acadêmica/científica em que ela se propôs a atuar? Esse é o questionamento que motiva a presente discussão, que se busca responder por meio da análise documental das declarações oficiais dos encontros da ASPA e do levantamento de dados, especialmente relacionados à produção de conhecimento, à pesquisa científica e às atividades acadêmicas promovidas pelo Brasil e pela região árabe antes e após o estabelecimento da Cúpula, a fim de traçar um comparativo do que se foi proposto com o que se conseguiu alcançar.This paper aims to analyze the relationship between Brazil and the arab countries within the mechanism of approximation and cooperation of the Summit of South American-Arab Countries (ASPA) during the period of its existence, from 2005 to 2015. It seeks to give visibility to the ASPA initiative, using the constructivist theory so that its objectives and aspirations are understood considering factors beyond the economic and political spheres. This research reviews the construction of the ASPA through theories on regional integration, more specifically the constructivist literature, seeking to understand it as a multisectoral cooperation project that intended to be a pioneering initiative and that represented an attempt at something more intense and more complete. Within this analysis, special attention is devoted to the field of academic relations idealized by the Summit, presenting the objectives outlined, the advances achieved and the challenges faced in the search for the development of a greater approximation in academic-scientific issues, especially in the area of International Relations. Did the ASPA Summit, understood as a seed of multisectoral approach and driven by the desire to be an innovative and pioneering project in the dynamics of South-South relations, had an impact on the aspects of the academic/scientific sphere in which it proposed to act? This is the question that motivates this discussion, which we seek to answer through document analysis of official statements from ASPA meetings and data collection, especially related to the production of knowledge, scientific research and academic activities promoted by Brazil and by the arab region before and after the establishment of the Summit, in order to draw a comparison between what was proposed and what was achieved.application/pdfporRelações internacionaisCooperação internacionalBrasilPaíses ÁrabesSummit of South American-Arab CountriesASPAArab worldScademic integrationConstructivismA relação do Brasil com os países árabes na Cúpula ASPA — avanços e desafios da integração acadêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2022Relações Internacionaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165922.pdf.txt001165922.pdf.txtExtracted Texttext/plain169781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256822/2/001165922.pdf.txt2d015e2cc90a8aa1206c4fcdb43e2880MD52ORIGINAL001165922.pdfTexto completoapplication/pdf762240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256822/1/001165922.pdf15182dbcf9b7002e1910375ba743e3c1MD5110183/2568222024-06-23 06:50:55.869105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-23T09:50:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação do Brasil com os países árabes dentro do mecanismo de aproximação e de cooperação da Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA) durante o período de sua existência, de 2005 a 2015. Busca-se dar visibilidade à iniciativa da ASPA ao utilizar a teoria construtivista para que seus objetivos e suas aspirações sejam entendidos considerando fatores que ultrapassam as esferas econômica e política. Por meio de literatura teórica de integração regional, mais especificamente a construtivista, faz-se uma revisão da construção da ASPA, buscando entendê-la como um projeto de cooperação multissetorial que se propôs a ser pioneiro e que representou uma tentativa de algo mais intenso e mais completo. Dedica-se, dentro dessa análise, atenção especial ao campo das relações acadêmicas idealizadas no âmbito da Cúpula, apresentando os objetivos traçados, os avanços alcançados e os desafios enfrentados na busca do desenvolvimento de uma maior aproximação em questões acadêmico-científicas, especialmente na área de Relações Internacionais. A Cúpula ASPA, entendida como essa semente de aproximação multissetorial e movida pelo desejo de ser um projeto inovador e pioneiro nas dinâmicas de relações Sul-Sul, teve impacto nos aspectos da esfera acadêmica/científica em que ela se propôs a atuar? Esse é o questionamento que motiva a presente discussão, que se busca responder por meio da análise documental das declarações oficiais dos encontros da ASPA e do levantamento de dados, especialmente relacionados à produção de conhecimento, à pesquisa científica e às atividades acadêmicas promovidas pelo Brasil e pela região árabe antes e após o estabelecimento da Cúpula, a fim de traçar um comparativo do que se foi proposto com o que se conseguiu alcançar. |
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