Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kauai Padaratz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150644
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental.
id UFRGS-2_b00fb637feecae3f834c35ff0cc2cce5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150644
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Kauai PadaratzRosa, Russel Teresinha Dutra da2017-01-12T02:19:52Z2016http://hdl.handle.net/10183/150644001006005O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental.application/pdfporBiologiaPráticas pedagógicasAulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006005.pdf001006005.pdfTexto completoapplication/pdf817789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/1/001006005.pdfaa0cbfeaca11b62432c110093e928537MD51TEXT001006005.pdf.txt001006005.pdf.txtExtracted Texttext/plain66490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/2/001006005.pdf.txtd316efab2809c46a821c3cf190303ce3MD52THUMBNAIL001006005.pdf.jpg001006005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/3/001006005.pdf.jpga0c79495416d826ebf7b439f60e67d95MD5310183/1506442018-10-30 08:10:41.027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:10:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
title Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
spellingShingle Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
Oliveira, Kauai Padaratz
Biologia
Práticas pedagógicas
title_short Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
title_full Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
title_fullStr Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
title_full_unstemmed Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
title_sort Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
author Oliveira, Kauai Padaratz
author_facet Oliveira, Kauai Padaratz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kauai Padaratz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Práticas pedagógicas
topic Biologia
Práticas pedagógicas
description O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-12T02:19:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150644
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001006005
url http://hdl.handle.net/10183/150644
identifier_str_mv 001006005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/1/001006005.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/2/001006005.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/3/001006005.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa0cbfeaca11b62432c110093e928537
d316efab2809c46a821c3cf190303ce3
a0c79495416d826ebf7b439f60e67d95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447185255301120