Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150644 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental. |
id |
UFRGS-2_b00fb637feecae3f834c35ff0cc2cce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150644 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Kauai PadaratzRosa, Russel Teresinha Dutra da2017-01-12T02:19:52Z2016http://hdl.handle.net/10183/150644001006005O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental.application/pdfporBiologiaPráticas pedagógicasAulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Biológicas: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006005.pdf001006005.pdfTexto completoapplication/pdf817789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/1/001006005.pdfaa0cbfeaca11b62432c110093e928537MD51TEXT001006005.pdf.txt001006005.pdf.txtExtracted Texttext/plain66490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/2/001006005.pdf.txtd316efab2809c46a821c3cf190303ce3MD52THUMBNAIL001006005.pdf.jpg001006005.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/3/001006005.pdf.jpga0c79495416d826ebf7b439f60e67d95MD5310183/1506442018-10-30 08:10:41.027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:10:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
title |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
spellingShingle |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica Oliveira, Kauai Padaratz Biologia Práticas pedagógicas |
title_short |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
title_full |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
title_fullStr |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
title_full_unstemmed |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
title_sort |
Aulas práticas : opiniões e práticas de professores de ciências e biologia da educação básica |
author |
Oliveira, Kauai Padaratz |
author_facet |
Oliveira, Kauai Padaratz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kauai Padaratz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Práticas pedagógicas |
topic |
Biologia Práticas pedagógicas |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de registrar e analisar as perspectivas de professores de Ciências e de Biologia sobre a sua prática pedagógica no que se refere à utilização de metodologias de ensino alternativas em que os alunos sejam ativos no processo de aprendizagem. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de uma amostra de conveniência, pela análise quali-quantitativa das respostas de 36 professores a um questionário on line. Esse questionário foi composto por questões de múltipla escolha e dissertativas. A maioria dos docentes atua em escolas da rede pública estadual, com carga horária semanal de 40 horas. Praticamente todos os professores afirmam realizar atividades práticas, mas destacam que falta apoio institucional e que o numero muito grande de alunos são os principais motivos que dificultam a sua realização. As atividades que os professores costumam propor são trabalhos em pequenos grupos, exploração de filmes e vídeos, debates, visitas a parques e museus, demonstrações práticas e experimentos, pesquisas em livros, revistas e internet. Também foram mencionadas a construção de projetos de autoria dos educandos para intervenção no espaço físico escolar, bem como pesquisas no entorno da escola. As principais fontes consultadas para a preparação de aulas foram o blog Manual do Mundo e as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Embora as atividades práticas propostas pelos professores sejam diversas, o objetivo para a sua realização sugere a predominância de uma visão reducionista de prática como ligada ao método científico indutivo experimental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-12T02:19:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150644 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001006005 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150644 |
identifier_str_mv |
001006005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/1/001006005.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/2/001006005.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150644/3/001006005.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa0cbfeaca11b62432c110093e928537 d316efab2809c46a821c3cf190303ce3 a0c79495416d826ebf7b439f60e67d95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447185255301120 |