A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cíntia Lumertz Pereira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88082
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisou as concepções da relação trabalho-educação em um grupo de formandas de Pedagogia 2013/02 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela temática possui dupla origem: as histórias vivenciadas no período em que fui bolsista de extensão universitária na ação “O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantojuvenil) em uma escola municipal na Grande Cruzeiro” e a prática de ensino no 7º semestre do curso, realizada em uma turma de 5º ano de uma escola estadual em Porto Alegre. Optamos pelo estudo de caso como metodologia articuladora de uma leitura de documentos e um grupo focal. Tomamos como documentos o diário de campo do período de extensão e o diário de classe da prática de ensino. O grupo focal constituiu-se por acadêmicas do último semestre da licenciatura de Pedagogia 2013/02, cuja experiência de prática de ensino deu-se em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fazemos a discussão teórica da relação trabalho e escola básica tendo como autores centrais FRIGOTTO (2005), KUENZER (1998) e FONSECA (2008). A guisa de considerações finais, podemos anunciar uma ruptura entre a experiência de trabalho e a vida escolar, incluindo a discência universitária.
id UFRGS-2_b01a270548c2bf88736359b106196deb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88082
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Cíntia Lumertz Pereira deFonseca, Laura Souza2014-03-01T01:54:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/88082000912094Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisou as concepções da relação trabalho-educação em um grupo de formandas de Pedagogia 2013/02 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela temática possui dupla origem: as histórias vivenciadas no período em que fui bolsista de extensão universitária na ação “O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantojuvenil) em uma escola municipal na Grande Cruzeiro” e a prática de ensino no 7º semestre do curso, realizada em uma turma de 5º ano de uma escola estadual em Porto Alegre. Optamos pelo estudo de caso como metodologia articuladora de uma leitura de documentos e um grupo focal. Tomamos como documentos o diário de campo do período de extensão e o diário de classe da prática de ensino. O grupo focal constituiu-se por acadêmicas do último semestre da licenciatura de Pedagogia 2013/02, cuja experiência de prática de ensino deu-se em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fazemos a discussão teórica da relação trabalho e escola básica tendo como autores centrais FRIGOTTO (2005), KUENZER (1998) e FONSECA (2008). A guisa de considerações finais, podemos anunciar uma ruptura entre a experiência de trabalho e a vida escolar, incluindo a discência universitária.application/pdfporPrática de ensinoProfessorFormaçãoA relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912094.pdf000912094.pdfTexto completoapplication/pdf548844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/1/000912094.pdf182e51b6f05bdf658ec2053649a52734MD51TEXT000912094.pdf.txt000912094.pdf.txtExtracted Texttext/plain54184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/2/000912094.pdf.txtad54c3a7f4f21763820630b6117414aaMD52THUMBNAIL000912094.pdf.jpg000912094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/3/000912094.pdf.jpg1b9d0cb5dcf23822977b9f1352da32a6MD5310183/880822018-10-18 08:11:53.309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88082Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
title A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
spellingShingle A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
Souza, Cíntia Lumertz Pereira de
Prática de ensino
Professor
Formação
title_short A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
title_full A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
title_fullStr A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
title_full_unstemmed A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
title_sort A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
author Souza, Cíntia Lumertz Pereira de
author_facet Souza, Cíntia Lumertz Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cíntia Lumertz Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Professor
Formação
topic Prática de ensino
Professor
Formação
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisou as concepções da relação trabalho-educação em um grupo de formandas de Pedagogia 2013/02 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela temática possui dupla origem: as histórias vivenciadas no período em que fui bolsista de extensão universitária na ação “O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantojuvenil) em uma escola municipal na Grande Cruzeiro” e a prática de ensino no 7º semestre do curso, realizada em uma turma de 5º ano de uma escola estadual em Porto Alegre. Optamos pelo estudo de caso como metodologia articuladora de uma leitura de documentos e um grupo focal. Tomamos como documentos o diário de campo do período de extensão e o diário de classe da prática de ensino. O grupo focal constituiu-se por acadêmicas do último semestre da licenciatura de Pedagogia 2013/02, cuja experiência de prática de ensino deu-se em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fazemos a discussão teórica da relação trabalho e escola básica tendo como autores centrais FRIGOTTO (2005), KUENZER (1998) e FONSECA (2008). A guisa de considerações finais, podemos anunciar uma ruptura entre a experiência de trabalho e a vida escolar, incluindo a discência universitária.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88082
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912094
url http://hdl.handle.net/10183/88082
identifier_str_mv 000912094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/1/000912094.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/2/000912094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/3/000912094.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 182e51b6f05bdf658ec2053649a52734
ad54c3a7f4f21763820630b6117414aa
1b9d0cb5dcf23822977b9f1352da32a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121719984128