A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88082 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisou as concepções da relação trabalho-educação em um grupo de formandas de Pedagogia 2013/02 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela temática possui dupla origem: as histórias vivenciadas no período em que fui bolsista de extensão universitária na ação “O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantojuvenil) em uma escola municipal na Grande Cruzeiro” e a prática de ensino no 7º semestre do curso, realizada em uma turma de 5º ano de uma escola estadual em Porto Alegre. Optamos pelo estudo de caso como metodologia articuladora de uma leitura de documentos e um grupo focal. Tomamos como documentos o diário de campo do período de extensão e o diário de classe da prática de ensino. O grupo focal constituiu-se por acadêmicas do último semestre da licenciatura de Pedagogia 2013/02, cuja experiência de prática de ensino deu-se em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fazemos a discussão teórica da relação trabalho e escola básica tendo como autores centrais FRIGOTTO (2005), KUENZER (1998) e FONSECA (2008). A guisa de considerações finais, podemos anunciar uma ruptura entre a experiência de trabalho e a vida escolar, incluindo a discência universitária. |
id |
UFRGS-2_b01a270548c2bf88736359b106196deb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88082 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Cíntia Lumertz Pereira deFonseca, Laura Souza2014-03-01T01:54:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/88082000912094Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisou as concepções da relação trabalho-educação em um grupo de formandas de Pedagogia 2013/02 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela temática possui dupla origem: as histórias vivenciadas no período em que fui bolsista de extensão universitária na ação “O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantojuvenil) em uma escola municipal na Grande Cruzeiro” e a prática de ensino no 7º semestre do curso, realizada em uma turma de 5º ano de uma escola estadual em Porto Alegre. Optamos pelo estudo de caso como metodologia articuladora de uma leitura de documentos e um grupo focal. Tomamos como documentos o diário de campo do período de extensão e o diário de classe da prática de ensino. O grupo focal constituiu-se por acadêmicas do último semestre da licenciatura de Pedagogia 2013/02, cuja experiência de prática de ensino deu-se em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fazemos a discussão teórica da relação trabalho e escola básica tendo como autores centrais FRIGOTTO (2005), KUENZER (1998) e FONSECA (2008). A guisa de considerações finais, podemos anunciar uma ruptura entre a experiência de trabalho e a vida escolar, incluindo a discência universitária.application/pdfporPrática de ensinoProfessorFormaçãoA relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912094.pdf000912094.pdfTexto completoapplication/pdf548844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/1/000912094.pdf182e51b6f05bdf658ec2053649a52734MD51TEXT000912094.pdf.txt000912094.pdf.txtExtracted Texttext/plain54184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/2/000912094.pdf.txtad54c3a7f4f21763820630b6117414aaMD52THUMBNAIL000912094.pdf.jpg000912094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/3/000912094.pdf.jpg1b9d0cb5dcf23822977b9f1352da32a6MD5310183/880822018-10-18 08:11:53.309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88082Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
title |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
spellingShingle |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras Souza, Cíntia Lumertz Pereira de Prática de ensino Professor Formação |
title_short |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
title_full |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
title_fullStr |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
title_full_unstemmed |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
title_sort |
A relação trabalho-educação: um estudo sobre as concepções de futuras professoras |
author |
Souza, Cíntia Lumertz Pereira de |
author_facet |
Souza, Cíntia Lumertz Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cíntia Lumertz Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Professor Formação |
topic |
Prática de ensino Professor Formação |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisou as concepções da relação trabalho-educação em um grupo de formandas de Pedagogia 2013/02 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interesse pela temática possui dupla origem: as histórias vivenciadas no período em que fui bolsista de extensão universitária na ação “O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantojuvenil) em uma escola municipal na Grande Cruzeiro” e a prática de ensino no 7º semestre do curso, realizada em uma turma de 5º ano de uma escola estadual em Porto Alegre. Optamos pelo estudo de caso como metodologia articuladora de uma leitura de documentos e um grupo focal. Tomamos como documentos o diário de campo do período de extensão e o diário de classe da prática de ensino. O grupo focal constituiu-se por acadêmicas do último semestre da licenciatura de Pedagogia 2013/02, cuja experiência de prática de ensino deu-se em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Fazemos a discussão teórica da relação trabalho e escola básica tendo como autores centrais FRIGOTTO (2005), KUENZER (1998) e FONSECA (2008). A guisa de considerações finais, podemos anunciar uma ruptura entre a experiência de trabalho e a vida escolar, incluindo a discência universitária. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88082 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912094 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88082 |
identifier_str_mv |
000912094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/1/000912094.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/2/000912094.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88082/3/000912094.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
182e51b6f05bdf658ec2053649a52734 ad54c3a7f4f21763820630b6117414aa 1b9d0cb5dcf23822977b9f1352da32a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121719984128 |