Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263136 |
Resumo: | A desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica. |
id |
UFRGS-2_b0725f6a934c7ed2cec087c728720211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263136 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner, RamonLima, Nathan WilligDuarte, Sérgio Eduardo Silva2023-08-03T03:34:18Z20221806-1117http://hdl.handle.net/10183/263136001173139A desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica.Bell’s inequality, proposed in the article “On the Einstein Podolsky Rosen Paradox”, was one of the discussions that most generated controversy around the foundations of Quantum Theory, as it involved physical-mathematical aspects and also philosophical discussions about reality. The purpose of this article is to elaborate a didactic approach for the presentation of Bell’s Theorem and its implications for the development of Quantum Theory. For this, the proposal is to present the material in order to facilitate its use in a pedagogical context, initially presenting a more concrete example of what would be Bell’s Theorem, Mermin’s approach, and then, after the student has a concrete notion about the theme, to present the necessary mathematical foundations for the understanding of the Theorem and, then, an explanation of Bell’s argument. When developed in this way, Bell’s Theorem can take on a less instrumentalist character, highlighting the controversy involved in its development. By highlighting where and why certain elements are used in the derivation of Bell’s inequality, from a perspective that allows understanding the construction of theory, we seek to bring the student closer to the concepts presented and promote a better understanding of the nature of science with regard to Theory Quantum.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220116, 10 p.Teorema de BellDidáticaTeoria quânticaBell's TheoremDidactic reconstructionQuantum TheoryUma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e RosenA didactic reconstruction of the original presentation of Bell’s Theorem : on the Einstein, Podolsky and Rosen Paradoxinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173139.pdf.txt001173139.pdf.txtExtracted Texttext/plain49149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/2/001173139.pdf.txt8796ca1f6d30d7ee078da4146e5ad5c3MD52ORIGINAL001173139.pdfTexto completoapplication/pdf3012386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/1/001173139.pdf94e97824fd1d0e3944f412fdd7c325fbMD5110183/2631362023-08-04 03:33:42.171802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A didactic reconstruction of the original presentation of Bell’s Theorem : on the Einstein, Podolsky and Rosen Paradox |
title |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
spellingShingle |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen Wagner, Ramon Teorema de Bell Didática Teoria quântica Bell's Theorem Didactic reconstruction Quantum Theory |
title_short |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
title_full |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
title_fullStr |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
title_full_unstemmed |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
title_sort |
Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen |
author |
Wagner, Ramon |
author_facet |
Wagner, Ramon Lima, Nathan Willig Duarte, Sérgio Eduardo Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Nathan Willig Duarte, Sérgio Eduardo Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Ramon Lima, Nathan Willig Duarte, Sérgio Eduardo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema de Bell Didática Teoria quântica |
topic |
Teorema de Bell Didática Teoria quântica Bell's Theorem Didactic reconstruction Quantum Theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bell's Theorem Didactic reconstruction Quantum Theory |
description |
A desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:34:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263136 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173139 |
identifier_str_mv |
1806-1117 001173139 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220116, 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/2/001173139.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/1/001173139.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8796ca1f6d30d7ee078da4146e5ad5c3 94e97824fd1d0e3944f412fdd7c325fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834935164928 |