Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Ramon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Nathan Willig, Duarte, Sérgio Eduardo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263136
Resumo: A desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica.
id UFRGS-2_b0725f6a934c7ed2cec087c728720211
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wagner, RamonLima, Nathan WilligDuarte, Sérgio Eduardo Silva2023-08-03T03:34:18Z20221806-1117http://hdl.handle.net/10183/263136001173139A desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica.Bell’s inequality, proposed in the article “On the Einstein Podolsky Rosen Paradox”, was one of the discussions that most generated controversy around the foundations of Quantum Theory, as it involved physical-mathematical aspects and also philosophical discussions about reality. The purpose of this article is to elaborate a didactic approach for the presentation of Bell’s Theorem and its implications for the development of Quantum Theory. For this, the proposal is to present the material in order to facilitate its use in a pedagogical context, initially presenting a more concrete example of what would be Bell’s Theorem, Mermin’s approach, and then, after the student has a concrete notion about the theme, to present the necessary mathematical foundations for the understanding of the Theorem and, then, an explanation of Bell’s argument. When developed in this way, Bell’s Theorem can take on a less instrumentalist character, highlighting the controversy involved in its development. By highlighting where and why certain elements are used in the derivation of Bell’s inequality, from a perspective that allows understanding the construction of theory, we seek to bring the student closer to the concepts presented and promote a better understanding of the nature of science with regard to Theory Quantum.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220116, 10 p.Teorema de BellDidáticaTeoria quânticaBell's TheoremDidactic reconstructionQuantum TheoryUma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e RosenA didactic reconstruction of the original presentation of Bell’s Theorem : on the Einstein, Podolsky and Rosen Paradoxinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173139.pdf.txt001173139.pdf.txtExtracted Texttext/plain49149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/2/001173139.pdf.txt8796ca1f6d30d7ee078da4146e5ad5c3MD52ORIGINAL001173139.pdfTexto completoapplication/pdf3012386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/1/001173139.pdf94e97824fd1d0e3944f412fdd7c325fbMD5110183/2631362023-08-04 03:33:42.171802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:33:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A didactic reconstruction of the original presentation of Bell’s Theorem : on the Einstein, Podolsky and Rosen Paradox
title Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
spellingShingle Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
Wagner, Ramon
Teorema de Bell
Didática
Teoria quântica
Bell's Theorem
Didactic reconstruction
Quantum Theory
title_short Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
title_full Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
title_fullStr Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
title_full_unstemmed Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
title_sort Uma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosen
author Wagner, Ramon
author_facet Wagner, Ramon
Lima, Nathan Willig
Duarte, Sérgio Eduardo Silva
author_role author
author2 Lima, Nathan Willig
Duarte, Sérgio Eduardo Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Ramon
Lima, Nathan Willig
Duarte, Sérgio Eduardo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema de Bell
Didática
Teoria quântica
topic Teorema de Bell
Didática
Teoria quântica
Bell's Theorem
Didactic reconstruction
Quantum Theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Bell's Theorem
Didactic reconstruction
Quantum Theory
description A desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:34:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263136
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173139
identifier_str_mv 1806-1117
001173139
url http://hdl.handle.net/10183/263136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220116, 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/2/001173139.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263136/1/001173139.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8796ca1f6d30d7ee078da4146e5ad5c3
94e97824fd1d0e3944f412fdd7c325fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447834935164928