Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Mileni de Quadros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31571
Resumo: Com a oportunidade de aplicar uma engenharia didática, utilizando o vídeo como recurso didático para o inicio da prática, decidi aplicar um plano de ensino visando a matemática financeira, propondo uma nova abordagem para o ensino aprendizagem de porcentagem e juros, utilizando situações do dia a dia sem utilizar a regra de três. Com este planejamento pude inserir em minhas aulas um novo recurso didático e dar uma nova visão tanto aos alunos como para mim sobre porcentagem e juros, mostrando a eles como calcular de cabeça certas porcentagens e fazendo com que eles percebessem a importância de tal conteúdo em suas vidas.
id UFRGS-2_b07513ed7b70d02f271e3e392650c683
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31571
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Mileni de QuadrosNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:58Z2011http://hdl.handle.net/10183/31571000783428Com a oportunidade de aplicar uma engenharia didática, utilizando o vídeo como recurso didático para o inicio da prática, decidi aplicar um plano de ensino visando a matemática financeira, propondo uma nova abordagem para o ensino aprendizagem de porcentagem e juros, utilizando situações do dia a dia sem utilizar a regra de três. Com este planejamento pude inserir em minhas aulas um novo recurso didático e dar uma nova visão tanto aos alunos como para mim sobre porcentagem e juros, mostrando a eles como calcular de cabeça certas porcentagens e fazendo com que eles percebessem a importância de tal conteúdo em suas vidas.With the opportunity to implement a didactic engineering, using the video as a teaching resource for the beginning of practice, decided to implement a plan aimed at teaching financial mathematics, proposing a new approach to teaching and learning percent interest, using situations from day to day without using the rule of three. With this plan in my classes I could insert a new teaching resource and give a new insight to both students and myself overand percentage interest by showing them how to calculate percentages of certain head and making them realize the importance of such content in their lives.application/pdfporMatemática financeiraMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaPorcentagemJurosPercentageInterestVideoFinancial mathematicsMatemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e jurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783428.pdf000783428.pdfTexto completoapplication/pdf725313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/1/000783428.pdf6a9247fb8a2a00a2283b9f0af96b817cMD51TEXT000783428.pdf.txt000783428.pdf.txtExtracted Texttext/plain38302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/2/000783428.pdf.txta4be44de012ed6a7890773c6d04e8e8bMD52THUMBNAIL000783428.pdf.jpg000783428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/3/000783428.pdf.jpg3828d1c4f62eb98433f2bd67f9186f8aMD5310183/315712018-10-22 09:15:22.883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
title Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
spellingShingle Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
Tavares, Mileni de Quadros
Matemática financeira
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Porcentagem
Juros
Percentage
Interest
Video
Financial mathematics
title_short Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
title_full Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
title_fullStr Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
title_full_unstemmed Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
title_sort Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
author Tavares, Mileni de Quadros
author_facet Tavares, Mileni de Quadros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Mileni de Quadros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Porcentagem
Juros
topic Matemática financeira
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Porcentagem
Juros
Percentage
Interest
Video
Financial mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Percentage
Interest
Video
Financial mathematics
description Com a oportunidade de aplicar uma engenharia didática, utilizando o vídeo como recurso didático para o inicio da prática, decidi aplicar um plano de ensino visando a matemática financeira, propondo uma nova abordagem para o ensino aprendizagem de porcentagem e juros, utilizando situações do dia a dia sem utilizar a regra de três. Com este planejamento pude inserir em minhas aulas um novo recurso didático e dar uma nova visão tanto aos alunos como para mim sobre porcentagem e juros, mostrando a eles como calcular de cabeça certas porcentagens e fazendo com que eles percebessem a importância de tal conteúdo em suas vidas.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31571
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783428
url http://hdl.handle.net/10183/31571
identifier_str_mv 000783428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/1/000783428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/2/000783428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/3/000783428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a9247fb8a2a00a2283b9f0af96b817c
a4be44de012ed6a7890773c6d04e8e8b
3828d1c4f62eb98433f2bd67f9186f8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412531261440