Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31571 |
Resumo: | Com a oportunidade de aplicar uma engenharia didática, utilizando o vídeo como recurso didático para o inicio da prática, decidi aplicar um plano de ensino visando a matemática financeira, propondo uma nova abordagem para o ensino aprendizagem de porcentagem e juros, utilizando situações do dia a dia sem utilizar a regra de três. Com este planejamento pude inserir em minhas aulas um novo recurso didático e dar uma nova visão tanto aos alunos como para mim sobre porcentagem e juros, mostrando a eles como calcular de cabeça certas porcentagens e fazendo com que eles percebessem a importância de tal conteúdo em suas vidas. |
id |
UFRGS-2_b07513ed7b70d02f271e3e392650c683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31571 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Mileni de QuadrosNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:58Z2011http://hdl.handle.net/10183/31571000783428Com a oportunidade de aplicar uma engenharia didática, utilizando o vídeo como recurso didático para o inicio da prática, decidi aplicar um plano de ensino visando a matemática financeira, propondo uma nova abordagem para o ensino aprendizagem de porcentagem e juros, utilizando situações do dia a dia sem utilizar a regra de três. Com este planejamento pude inserir em minhas aulas um novo recurso didático e dar uma nova visão tanto aos alunos como para mim sobre porcentagem e juros, mostrando a eles como calcular de cabeça certas porcentagens e fazendo com que eles percebessem a importância de tal conteúdo em suas vidas.With the opportunity to implement a didactic engineering, using the video as a teaching resource for the beginning of practice, decided to implement a plan aimed at teaching financial mathematics, proposing a new approach to teaching and learning percent interest, using situations from day to day without using the rule of three. With this plan in my classes I could insert a new teaching resource and give a new insight to both students and myself overand percentage interest by showing them how to calculate percentages of certain head and making them realize the importance of such content in their lives.application/pdfporMatemática financeiraMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaPorcentagemJurosPercentageInterestVideoFinancial mathematicsMatemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e jurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783428.pdf000783428.pdfTexto completoapplication/pdf725313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/1/000783428.pdf6a9247fb8a2a00a2283b9f0af96b817cMD51TEXT000783428.pdf.txt000783428.pdf.txtExtracted Texttext/plain38302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/2/000783428.pdf.txta4be44de012ed6a7890773c6d04e8e8bMD52THUMBNAIL000783428.pdf.jpg000783428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/3/000783428.pdf.jpg3828d1c4f62eb98433f2bd67f9186f8aMD5310183/315712018-10-22 09:15:22.883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
title |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
spellingShingle |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros Tavares, Mileni de Quadros Matemática financeira Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Porcentagem Juros Percentage Interest Video Financial mathematics |
title_short |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
title_full |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
title_fullStr |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
title_full_unstemmed |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
title_sort |
Matemática financeira : uma nova abordagem para porcentagem e juros |
author |
Tavares, Mileni de Quadros |
author_facet |
Tavares, Mileni de Quadros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Mileni de Quadros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Porcentagem Juros |
topic |
Matemática financeira Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Porcentagem Juros Percentage Interest Video Financial mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Percentage Interest Video Financial mathematics |
description |
Com a oportunidade de aplicar uma engenharia didática, utilizando o vídeo como recurso didático para o inicio da prática, decidi aplicar um plano de ensino visando a matemática financeira, propondo uma nova abordagem para o ensino aprendizagem de porcentagem e juros, utilizando situações do dia a dia sem utilizar a regra de três. Com este planejamento pude inserir em minhas aulas um novo recurso didático e dar uma nova visão tanto aos alunos como para mim sobre porcentagem e juros, mostrando a eles como calcular de cabeça certas porcentagens e fazendo com que eles percebessem a importância de tal conteúdo em suas vidas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31571 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31571 |
identifier_str_mv |
000783428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/1/000783428.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/2/000783428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31571/3/000783428.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a9247fb8a2a00a2283b9f0af96b817c a4be44de012ed6a7890773c6d04e8e8b 3828d1c4f62eb98433f2bd67f9186f8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412531261440 |