Coming to terms with fear : an analysis of the similar trajectories of scrooge and Nathaniel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Daniel Maggio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242017
Resumo: Este trabalho estabelece uma aproximação entre os personagens Ebenezer Scrooge, da novela Uma História de Natal, de Charles Dickens (1843) e Nataniel, do conto “O Homem da Areia”, de E. T. A. Hoffmann (1816). Os dois protagonistas têm grande dificuldade em interagir com as pessoas com quem se relacionam. Na raiz de seus problemas estão episódios ocorridos nos tempos de infância. Em ambas as histórias não são as palavras que conectam estas situações distantes e distintas, mas sim os silêncios. A presente monografia tem por objetivo fazer uma leitura crítica desses silêncios, que conduza a respostas para as seguintes perguntas: (a) Qual a relação entre o comportamento apresentado por Scrooge e Nathaniel e os acontecimentos de seus passados que nos são mostrados? (b) Qual a importância do que aconteceu nos períodos das vidas dos protagonistas omitidos pelos silêncios das histórias? (c) O que faz com que Scrooge consiga transcender suas limitações e Nathaniel afunde com elas? (d) Em que medida os problemas verificados nesses personagens representam também as sociedades em que eles se inserem? Estas questões serão abordadas por um viés psicanalítico. Como apoio teórico, utilizo dois ensaios de Sigmund Freud. O primeiro, “As Neuropsicoses de Defesa” (1896), apresenta o conceito de Formação de Compromisso (Kompromissbildung); e o segundo, “O ‘Estranho’” (Das Unheimliche) (1919), trata sobre o Duplo, o Medo de Castração e o Narcisismo. Espero, no final da análise, apresentar respostas para as quatro perguntas postas. E também espero, principalmente, ressaltar como essas duas histórias, bem como as interpretações de Freud, permanecem atuais e ainda revelam muito sobre o mundo em que vivemos hoje.
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