Coming to terms with fear : an analysis of the similar trajectories of scrooge and Nathaniel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242017 |
Resumo: | Este trabalho estabelece uma aproximação entre os personagens Ebenezer Scrooge, da novela Uma História de Natal, de Charles Dickens (1843) e Nataniel, do conto “O Homem da Areia”, de E. T. A. Hoffmann (1816). Os dois protagonistas têm grande dificuldade em interagir com as pessoas com quem se relacionam. Na raiz de seus problemas estão episódios ocorridos nos tempos de infância. Em ambas as histórias não são as palavras que conectam estas situações distantes e distintas, mas sim os silêncios. A presente monografia tem por objetivo fazer uma leitura crítica desses silêncios, que conduza a respostas para as seguintes perguntas: (a) Qual a relação entre o comportamento apresentado por Scrooge e Nathaniel e os acontecimentos de seus passados que nos são mostrados? (b) Qual a importância do que aconteceu nos períodos das vidas dos protagonistas omitidos pelos silêncios das histórias? (c) O que faz com que Scrooge consiga transcender suas limitações e Nathaniel afunde com elas? (d) Em que medida os problemas verificados nesses personagens representam também as sociedades em que eles se inserem? Estas questões serão abordadas por um viés psicanalítico. Como apoio teórico, utilizo dois ensaios de Sigmund Freud. O primeiro, “As Neuropsicoses de Defesa” (1896), apresenta o conceito de Formação de Compromisso (Kompromissbildung); e o segundo, “O ‘Estranho’” (Das Unheimliche) (1919), trata sobre o Duplo, o Medo de Castração e o Narcisismo. Espero, no final da análise, apresentar respostas para as quatro perguntas postas. E também espero, principalmente, ressaltar como essas duas histórias, bem como as interpretações de Freud, permanecem atuais e ainda revelam muito sobre o mundo em que vivemos hoje. |
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Michels, Daniel MaggioSilva, Márcia Ivana de Lima e2022-07-07T04:58:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/242017001143259Este trabalho estabelece uma aproximação entre os personagens Ebenezer Scrooge, da novela Uma História de Natal, de Charles Dickens (1843) e Nataniel, do conto “O Homem da Areia”, de E. T. A. Hoffmann (1816). Os dois protagonistas têm grande dificuldade em interagir com as pessoas com quem se relacionam. Na raiz de seus problemas estão episódios ocorridos nos tempos de infância. Em ambas as histórias não são as palavras que conectam estas situações distantes e distintas, mas sim os silêncios. A presente monografia tem por objetivo fazer uma leitura crítica desses silêncios, que conduza a respostas para as seguintes perguntas: (a) Qual a relação entre o comportamento apresentado por Scrooge e Nathaniel e os acontecimentos de seus passados que nos são mostrados? (b) Qual a importância do que aconteceu nos períodos das vidas dos protagonistas omitidos pelos silêncios das histórias? (c) O que faz com que Scrooge consiga transcender suas limitações e Nathaniel afunde com elas? (d) Em que medida os problemas verificados nesses personagens representam também as sociedades em que eles se inserem? Estas questões serão abordadas por um viés psicanalítico. Como apoio teórico, utilizo dois ensaios de Sigmund Freud. O primeiro, “As Neuropsicoses de Defesa” (1896), apresenta o conceito de Formação de Compromisso (Kompromissbildung); e o segundo, “O ‘Estranho’” (Das Unheimliche) (1919), trata sobre o Duplo, o Medo de Castração e o Narcisismo. Espero, no final da análise, apresentar respostas para as quatro perguntas postas. E também espero, principalmente, ressaltar como essas duas histórias, bem como as interpretações de Freud, permanecem atuais e ainda revelam muito sobre o mundo em que vivemos hoje.The present work establishes an approximation between two characters: Ebenezer Scrooge, protagonist of the novella A Christmas Carol, by Charles Dickens (1843), and Nathaniel, protagonist of the short story “The Sandman”, by E. T. A. Hoffmann (1816). Both characters clearly present difficulties facing human relationships. In the root of their problems there are episodes that took place in their childhood. However, neither of the stories makes use of words to connect these two distant and distinct situations. Instead, the facts are hidden in silence. The goal of this monography is to investigate this silence through a critical reading that aims to find answers to the following questions: (a) What is the relation between the behaviour presented by Scrooge and Nathaniel and the episodes of their past selectively shown to us? (b) What is the influence of the silenced mooments in the problems faced by the characters in the stories? (c) What allows Scrooge to transcend his limitations, whereas Nathaniel dives into them? (d) In what aspects do the problems verified in these two characters also represent the societies in which they are inserted? The answers to these questions are pursued with the help of a psychoanalytical support, with two essays written by Sigmund Freud. The first, “Further Remarks on the Neuro-Psychoses of Defense” (1896), presents the concept of Compromise-Formation (Kompromisbildung); and the second, “The Uncanny” (Das Unheimliche) (1919), covers the concepts of The Double, Fear of Castration and Narcissism. I hope, at the end of this analysis, to find appropriate answers to the four questions. I also hope to highlight the fact that these two stories, just like Freud’s interpretations, remain significant and still reveal aspects of the world in which we live today.application/pdfengDickens, Charles, 1812-1870 : Crítica e interpretaçãoHoffmann, Ernst Theodor Amadeus, 1776-1822Crítica literáriaLiteratura comparadaLiteratura e PsicanáliseA Christmas CarolCharles DickensThe SandmanE. T. A. HoffmannSigmund FreudLiterary criticismComing to terms with fear : an analysis of the similar trajectories of scrooge and Nathanielinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143259.pdf.txt001143259.pdf.txtExtracted Texttext/plain99864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242017/2/001143259.pdf.txtd1621ba3e8abaefa3a208457ea56ab6dMD52ORIGINAL001143259.pdfTexto completo (inglês)application/pdf650455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242017/1/001143259.pdf904bdfbe771b0a583fcac53a187d50f9MD5110183/2420172022-08-06 04:55:21.044985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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