O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Piva, Felipe Daniel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225252
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os conceitos de espaço ausente e espaço vivido no ensino de Geografia escolar. Nosso procedimento metodológico inclui questionários dirigidos para percepção das diferentes leituras que os alunos dos 6° do ensino fundamental apresentam sobre diferentes lugares da cidade. A atividade de campo virtual com o recurso Google Maps, tem por escopo desenvolver habilidades e competências estabelecidas pela BNCC, assim como dialogar com os princípios geográficos buscando apresentar reflexões sobre o ensino de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Ao final deste trabalho pudemos compreender a importância do protagonismo dos alunos na construção de atividades criadoras de significados para o ensino de Geografia, assim como, inferir as disparidades que se exacerbam entre instituições privadas e públicas de ensino neste contexto histórico determinado pelo novo modo de interação causado pelo distanciamento social.
id UFRGS-2_b0e3a3074b5661c53f8dce28b359cbdc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225252
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Piva, Felipe DanielCostella, Roselane Zordan2021-08-06T04:41:06Z2021http://hdl.handle.net/10183/225252001129485Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os conceitos de espaço ausente e espaço vivido no ensino de Geografia escolar. Nosso procedimento metodológico inclui questionários dirigidos para percepção das diferentes leituras que os alunos dos 6° do ensino fundamental apresentam sobre diferentes lugares da cidade. A atividade de campo virtual com o recurso Google Maps, tem por escopo desenvolver habilidades e competências estabelecidas pela BNCC, assim como dialogar com os princípios geográficos buscando apresentar reflexões sobre o ensino de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Ao final deste trabalho pudemos compreender a importância do protagonismo dos alunos na construção de atividades criadoras de significados para o ensino de Geografia, assim como, inferir as disparidades que se exacerbam entre instituições privadas e públicas de ensino neste contexto histórico determinado pelo novo modo de interação causado pelo distanciamento social.Este trabajo tiene como objetivo principal presentar los conceptos de espacio ausente y espacio vivido en la enseñanza de la Geografía escolar. Nuestro procedimiento metodológico incluye cuestionarios dirigidos a la percepción de las diferentes lecturas que presentan los alumnos de 6º de primaria sobre diferentes lugares de la ciudad. La actividad de campo virtual con el recurso de Google Maps, tiene como objetivo desarrollar las habilidades y competencias establecidas por el BNCC, así como dialogar con los principios geográficos buscando presentar reflexiones sobre la enseñanza de la Geografía durante la pandemia Covid-19. Al final de este trabajo, pudimos comprender la importancia del rol de los estudiantes en la construcción de actividades que generen significado para la enseñanza de la Geografía, así como inferir las disparidades que se agudizan entre las instituciones educativas públicas y privadas en este contexto histórico. determinada por la nueva forma de interacción provocada por el distanciamiento social.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaCOVID-19Google MapsEspacio ausenteEspacio habitadoO espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google mapsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129485.pdf.txt001129485.pdf.txtExtracted Texttext/plain70335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225252/2/001129485.pdf.txt354b2ac4ba7db80197e642491c9c8dd8MD52ORIGINAL001129485.pdfTexto completoapplication/pdf1228383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225252/1/001129485.pdf56ba873ca498d5c339d3bacbc67ebb79MD5110183/2252522021-08-18 04:31:19.098341oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225252Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:31:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
title O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
spellingShingle O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
Dal Piva, Felipe Daniel
Geografia escolar
Ensino de geografia
COVID-19
Google Maps
Espacio ausente
Espacio habitado
title_short O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
title_full O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
title_fullStr O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
title_full_unstemmed O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
title_sort O espaço ausente no ensino de Geografia : uma experiência virtual utilizando o Google maps
author Dal Piva, Felipe Daniel
author_facet Dal Piva, Felipe Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Piva, Felipe Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
COVID-19
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
COVID-19
Google Maps
Espacio ausente
Espacio habitado
dc.subject.eng.fl_str_mv Google Maps
dc.subject.spa.fl_str_mv Espacio ausente
Espacio habitado
description Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os conceitos de espaço ausente e espaço vivido no ensino de Geografia escolar. Nosso procedimento metodológico inclui questionários dirigidos para percepção das diferentes leituras que os alunos dos 6° do ensino fundamental apresentam sobre diferentes lugares da cidade. A atividade de campo virtual com o recurso Google Maps, tem por escopo desenvolver habilidades e competências estabelecidas pela BNCC, assim como dialogar com os princípios geográficos buscando apresentar reflexões sobre o ensino de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Ao final deste trabalho pudemos compreender a importância do protagonismo dos alunos na construção de atividades criadoras de significados para o ensino de Geografia, assim como, inferir as disparidades que se exacerbam entre instituições privadas e públicas de ensino neste contexto histórico determinado pelo novo modo de interação causado pelo distanciamento social.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-06T04:41:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225252
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129485
url http://hdl.handle.net/10183/225252
identifier_str_mv 001129485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225252/2/001129485.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225252/1/001129485.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 354b2ac4ba7db80197e642491c9c8dd8
56ba873ca498d5c339d3bacbc67ebb79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224610346172416