Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197757 |
Resumo: | A alimentação ganhou relevância nos dias atuais, sendo bastante explorado os alimentos e uma alimentação saudável. Tornando necessário além de explorar na sociedade, também em um espaço educativo, sendo as escolas o primeiro convívio social do ser humano, além de ser o pilar no processo de ensino aprendizagem, onde a pessoa começa a formar e idealizar os primeiros conceitos adquirindo conhecimentos sobre o mundo. O presente trabalho buscou analisar e investigar como ocorre a abordagem sobre alimentação saudável em ambiente escolar no município de Osório localizado no Rio Grande do Sul, e se há alguma especificidade sobre alimentação nos conteúdos propostos pelos professores desta região. Sendo analisados por meio de entrevistas com professores do ensino básico de uma escola pública e alunos do ensino médio. Os dados coletados permitiram uma análise sobre a abordagem proposta em ambiente escolar, destacando que a alimentação é trabalhada na maioria em séries iniciais e no conteúdo de ciências, mas, mostrando a possibilidade de se trabalhar alimentação em diferentes séries com diversas propostas no município de Osório. |
id |
UFRGS-2_b0fd0debc43917c980d3874da28e17bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197757 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Padilha, Monique Fogaça LemosBolter, Jairo Alfredo Genz2019-08-09T02:31:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/197757001098502A alimentação ganhou relevância nos dias atuais, sendo bastante explorado os alimentos e uma alimentação saudável. Tornando necessário além de explorar na sociedade, também em um espaço educativo, sendo as escolas o primeiro convívio social do ser humano, além de ser o pilar no processo de ensino aprendizagem, onde a pessoa começa a formar e idealizar os primeiros conceitos adquirindo conhecimentos sobre o mundo. O presente trabalho buscou analisar e investigar como ocorre a abordagem sobre alimentação saudável em ambiente escolar no município de Osório localizado no Rio Grande do Sul, e se há alguma especificidade sobre alimentação nos conteúdos propostos pelos professores desta região. Sendo analisados por meio de entrevistas com professores do ensino básico de uma escola pública e alunos do ensino médio. Os dados coletados permitiram uma análise sobre a abordagem proposta em ambiente escolar, destacando que a alimentação é trabalhada na maioria em séries iniciais e no conteúdo de ciências, mas, mostrando a possibilidade de se trabalhar alimentação em diferentes séries com diversas propostas no município de Osório.Food has gained relevance in the present day, with food being widely explored and healthy eating. It is also necessary to explore in society, also in an educational space, schools being the first social life of the human being, besides being the pillar in the process of teaching learning, where the person begins to form and idealize the first concepts acquiring knowledge about the world. The present work sought to analyze and investigate how the approach on healthy eating occurs in a school environment in Osório city, located in Rio Grande do Sul, and whether there is any specificity about food in the contents proposed by the teachers of this region. They are analyzed through interviews with primary school teachers in public schools and high school students. The data collected allowed an analysis of the proposed approach in a school environment.application/pdfporEducação do campoEducação alimentar e nutricionalAmbiente escolarEstudo de casoOsório (RS)Countryside educationNutrition educationSchool environmentCase studyEducação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098502.pdf.txt001098502.pdf.txtExtracted Texttext/plain57029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197757/2/001098502.pdf.txtb821701095040ba5a2e25c65a631f233MD52ORIGINAL001098502.pdfTexto completoapplication/pdf782719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197757/1/001098502.pdf79896008acb42a5cb05f6ef35372a38cMD5110183/1977572019-08-10 02:31:31.517183oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
title |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
spellingShingle |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS Padilha, Monique Fogaça Lemos Educação do campo Educação alimentar e nutricional Ambiente escolar Estudo de caso Osório (RS) Countryside education Nutrition education School environment Case study |
title_short |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
title_full |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
title_fullStr |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
title_full_unstemmed |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
title_sort |
Educação alimentar : um estudo de caso na Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – polivalente em Osório-RS |
author |
Padilha, Monique Fogaça Lemos |
author_facet |
Padilha, Monique Fogaça Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Monique Fogaça Lemos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bolter, Jairo Alfredo Genz |
contributor_str_mv |
Bolter, Jairo Alfredo Genz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Educação alimentar e nutricional Ambiente escolar Estudo de caso Osório (RS) |
topic |
Educação do campo Educação alimentar e nutricional Ambiente escolar Estudo de caso Osório (RS) Countryside education Nutrition education School environment Case study |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Countryside education Nutrition education School environment Case study |
description |
A alimentação ganhou relevância nos dias atuais, sendo bastante explorado os alimentos e uma alimentação saudável. Tornando necessário além de explorar na sociedade, também em um espaço educativo, sendo as escolas o primeiro convívio social do ser humano, além de ser o pilar no processo de ensino aprendizagem, onde a pessoa começa a formar e idealizar os primeiros conceitos adquirindo conhecimentos sobre o mundo. O presente trabalho buscou analisar e investigar como ocorre a abordagem sobre alimentação saudável em ambiente escolar no município de Osório localizado no Rio Grande do Sul, e se há alguma especificidade sobre alimentação nos conteúdos propostos pelos professores desta região. Sendo analisados por meio de entrevistas com professores do ensino básico de uma escola pública e alunos do ensino médio. Os dados coletados permitiram uma análise sobre a abordagem proposta em ambiente escolar, destacando que a alimentação é trabalhada na maioria em séries iniciais e no conteúdo de ciências, mas, mostrando a possibilidade de se trabalhar alimentação em diferentes séries com diversas propostas no município de Osório. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T02:31:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197757 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098502 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197757 |
identifier_str_mv |
001098502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197757/2/001098502.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197757/1/001098502.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b821701095040ba5a2e25c65a631f233 79896008acb42a5cb05f6ef35372a38c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224577702952960 |