Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schio, Rafael Andre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148067
Resumo: Motocicletas são um importante meio de transporte nacional e é crescente o seu uso como ferramenta de trabalho. Um dos fatores preocupantes é a vibração a que o usuário está exposto, podendo gerar desconforto e agravos à saúde. Com isto, este projeto propõe a medição dos níveis de vibração em diversos modelos de motos (algumas de uso bastante popular entre motoboys) sob condições de uso em um mesmo trajeto a fim de verificar e quantificar o nível de vibração à que estão expostos seus usuários. Considerando a numerosa frota brasileira e que ainda não há estudos semelhantes publicados no país, pretende-se, com esta pesquisa lançar dados específicos sobre o nível de vibração nestes veículos trazendo informações relevantes sobre conforto assim como a possibilidade de se ter condições insalubres quanto à vibração (NR-15) em profissionais que usam este veículo como meio de trabalho. Para coleta de dados utilizaram-se acelerômetros localizados no assento e guidom das motocicletas juntamente com equipamento padronizado e calibrado VI-400Pro da Quest Technologies, o qual permite realizar as medições de forma padronizada e leva em conta o requerido pela norma para este fim (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15). Na análise de conforto, todas as motos estudadas, alcançaram níveis (valores RMS medidos acima de 1,5 m/s2) que as classificam, em conformidade com a norma (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15) como “desconfortável” a “muito desconfortável”. A mesma conclusão é obtida para outros critérios de conforto. Como resultado do estudo, as medições realizadas nas motocicletas em condições de VCI (Vibração de Corpo Inteiro) e VMB (Vibração do sistema Mão Braço), evidenciaram níveis de vibração elevados, variando, em valores RMS, de 1,51 a 1,77 m/s2 para VCI e de 7,14 a 9,38 m/s2 para VMB. Estes valores ultrapassam os limites estabelecidos da NR-15 e NHO-09, o que sugere condições insalubres aos utilizadores deste veículo como meio de transporte ou trabalho, visto que os limites de ação (VAE,vibration action exposure) e limite de exposição (VLE, vibration limit exposure) são atingidos em um tempo menor do que a jornada prevista de 8h.
id UFRGS-2_b1106086df77557d72ca7d1bf96a7556
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148067
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schio, Rafael AndreGomes, Herbert Martins2016-09-14T02:14:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/148067001001162Motocicletas são um importante meio de transporte nacional e é crescente o seu uso como ferramenta de trabalho. Um dos fatores preocupantes é a vibração a que o usuário está exposto, podendo gerar desconforto e agravos à saúde. Com isto, este projeto propõe a medição dos níveis de vibração em diversos modelos de motos (algumas de uso bastante popular entre motoboys) sob condições de uso em um mesmo trajeto a fim de verificar e quantificar o nível de vibração à que estão expostos seus usuários. Considerando a numerosa frota brasileira e que ainda não há estudos semelhantes publicados no país, pretende-se, com esta pesquisa lançar dados específicos sobre o nível de vibração nestes veículos trazendo informações relevantes sobre conforto assim como a possibilidade de se ter condições insalubres quanto à vibração (NR-15) em profissionais que usam este veículo como meio de trabalho. Para coleta de dados utilizaram-se acelerômetros localizados no assento e guidom das motocicletas juntamente com equipamento padronizado e calibrado VI-400Pro da Quest Technologies, o qual permite realizar as medições de forma padronizada e leva em conta o requerido pela norma para este fim (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15). Na análise de conforto, todas as motos estudadas, alcançaram níveis (valores RMS medidos acima de 1,5 m/s2) que as classificam, em conformidade com a norma (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15) como “desconfortável” a “muito desconfortável”. A mesma conclusão é obtida para outros critérios de conforto. Como resultado do estudo, as medições realizadas nas motocicletas em condições de VCI (Vibração de Corpo Inteiro) e VMB (Vibração do sistema Mão Braço), evidenciaram níveis de vibração elevados, variando, em valores RMS, de 1,51 a 1,77 m/s2 para VCI e de 7,14 a 9,38 m/s2 para VMB. Estes valores ultrapassam os limites estabelecidos da NR-15 e NHO-09, o que sugere condições insalubres aos utilizadores deste veículo como meio de transporte ou trabalho, visto que os limites de ação (VAE,vibration action exposure) e limite de exposição (VLE, vibration limit exposure) são atingidos em um tempo menor do que a jornada prevista de 8h.Motorcycles are important means of national transport and it is increasing its use as a working tool. One of the worrying factors is the vibration that the user is exposed that may cause discomfort and health problems. Therefore, this project proposes the measurement of vibration levels in some bikes (some quite popular among motorcycle couriers use) under the same conditions in the same path in order to verify and quantify the level of vibration to which they are exposed. Considering the numerous Brazilian fleet and that there is not similar studies published in the country, it is intended, with this research to organize specific data on the level of vibration in these vehicles bringing relevant information about comfort and the possibility of having unhealthy conditions as the vibration (NR-15) for professionals who use this as a working vehicle. For data collection we used accelerometers located on the seat and handlebars of motorcycles along with standardized and calibrated equipment VI-400Pro Quest Technologies, which allows one to perform measurements in a standardized manner and takes into account the standard requirements for this purpose (ISO -2631, ISO-5349, European Directive, NR-15). In the comfort analysis, all studied motorcycles, reached levels (measured RMS values above 1.5 m/s2) that are classified in accordance with the standard (ISO-2631, ISO-5349, European Directive, NR-15) as "uncomfortable" to "very uncomfortable." The same conclusion is obtained for other comfort criteria. As a result of this study, measurements performed on motorcycles in WBV conditions (Whole Body Vibration) and HAV (System Vibration Hand Arm), showed high levels of vibration, varying in RMS values from 1.51 to 1.77 m/s2 for WBV and 7.14 to 9.38 m/s2 for HAV. These values exceed the limits specified by NR-15 and NHO-09, which suggests unsanitary conditions to the vehicle’s drivers that use as means of transport or work, since the action limits (VAE, vibration exposure action) and exposure limit (VLE, vibration limit exposure) are achieved in a shorter time than the defined 8 h daily journey.application/pdfporEngenharia mecânicaHand arm vibrationWhole-body vibrationMotorcyclesHAVWBVAcceleration measurementDrive comfortAnálise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMBAnálise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para vibração de corpo inteiro e vibração do sistema mão braçoVibration exposure analysis in motorcycles: a case study for WBV and HAV info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001162.pdf001001162.pdfTexto completoapplication/pdf2719156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148067/1/001001162.pdff82caeb726ef0c27de82a80df6651d95MD51TEXT001001162.pdf.txt001001162.pdf.txtExtracted Texttext/plain63548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148067/2/001001162.pdf.txtcd8494aa86894401b65314e7967aa784MD52THUMBNAIL001001162.pdf.jpg001001162.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148067/3/001001162.pdf.jpg246989c52ae18ece3fa8606089dcf4f6MD5310183/1480672018-10-29 08:50:58.362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148067Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:50:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para vibração de corpo inteiro e vibração do sistema mão braço
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vibration exposure analysis in motorcycles: a case study for WBV and HAV
title Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
spellingShingle Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
Schio, Rafael Andre
Engenharia mecânica
Hand arm vibration
Whole-body vibration
Motorcycles
HAV
WBV
Acceleration measurement
Drive comfort
title_short Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
title_full Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
title_fullStr Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
title_full_unstemmed Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
title_sort Análise de exposição a vibrações em motocicletas : um estudo de caso para VCI e VMB
author Schio, Rafael Andre
author_facet Schio, Rafael Andre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schio, Rafael Andre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Herbert Martins
contributor_str_mv Gomes, Herbert Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Hand arm vibration
Whole-body vibration
Motorcycles
HAV
WBV
Acceleration measurement
Drive comfort
dc.subject.eng.fl_str_mv Hand arm vibration
Whole-body vibration
Motorcycles
HAV
WBV
Acceleration measurement
Drive comfort
description Motocicletas são um importante meio de transporte nacional e é crescente o seu uso como ferramenta de trabalho. Um dos fatores preocupantes é a vibração a que o usuário está exposto, podendo gerar desconforto e agravos à saúde. Com isto, este projeto propõe a medição dos níveis de vibração em diversos modelos de motos (algumas de uso bastante popular entre motoboys) sob condições de uso em um mesmo trajeto a fim de verificar e quantificar o nível de vibração à que estão expostos seus usuários. Considerando a numerosa frota brasileira e que ainda não há estudos semelhantes publicados no país, pretende-se, com esta pesquisa lançar dados específicos sobre o nível de vibração nestes veículos trazendo informações relevantes sobre conforto assim como a possibilidade de se ter condições insalubres quanto à vibração (NR-15) em profissionais que usam este veículo como meio de trabalho. Para coleta de dados utilizaram-se acelerômetros localizados no assento e guidom das motocicletas juntamente com equipamento padronizado e calibrado VI-400Pro da Quest Technologies, o qual permite realizar as medições de forma padronizada e leva em conta o requerido pela norma para este fim (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15). Na análise de conforto, todas as motos estudadas, alcançaram níveis (valores RMS medidos acima de 1,5 m/s2) que as classificam, em conformidade com a norma (ISO-2631, ISO-5349, Diretiva Europeia, NR-15) como “desconfortável” a “muito desconfortável”. A mesma conclusão é obtida para outros critérios de conforto. Como resultado do estudo, as medições realizadas nas motocicletas em condições de VCI (Vibração de Corpo Inteiro) e VMB (Vibração do sistema Mão Braço), evidenciaram níveis de vibração elevados, variando, em valores RMS, de 1,51 a 1,77 m/s2 para VCI e de 7,14 a 9,38 m/s2 para VMB. Estes valores ultrapassam os limites estabelecidos da NR-15 e NHO-09, o que sugere condições insalubres aos utilizadores deste veículo como meio de transporte ou trabalho, visto que os limites de ação (VAE,vibration action exposure) e limite de exposição (VLE, vibration limit exposure) são atingidos em um tempo menor do que a jornada prevista de 8h.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-14T02:14:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148067
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001162
url http://hdl.handle.net/10183/148067
identifier_str_mv 001001162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148067/1/001001162.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148067/2/001001162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148067/3/001001162.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f82caeb726ef0c27de82a80df6651d95
cd8494aa86894401b65314e7967aa784
246989c52ae18ece3fa8606089dcf4f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516926439424