O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Renata
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234835
Resumo: Esta monografia busca compreender como são representados os personagens rurais nos comerciais audiovisuais contemporâneos veiculados na internet. Para tanto, tem como principal objetivo analisar a construção imagética dos personagens rurais na ordem do representacional em publicidades de produtos e/ou serviços que não têm os campesinos como público preponderante. De forma a aproximar o rural da comunicação, recorremos às teorias de Gustavo Cimadevilla (2002; 2009) acerca da “rurbanidade”; trazemos um aprofundamento sobre cultura, consumo e cidadania pelo viés de Néstor García Canclini (1997); e versamos acerca de narrativa publicitária, cultura do consumo e produção sígnica em anúncios através das ideias de Everardo Rocha (2006). O estudo tem como corpus oito comerciais audiovisuais produzidos no Brasil entre 2016 e 2021, nos quais são evidenciadas pessoas em contexto rural. Por meio do método de observação sistemática, analisamos os vídeos individualmente com base em critérios pré-definidos e, em seguida, buscamos os paralelos e divergências entre os vídeos através do método comparativo. Assim, ao questionarmos a inclusão e a representação de pessoas campesinas pela publicidade, constatamos uma tendência à desconstrução da imagem tradicional do caipira, ao mesmo tempo em que outras problemáticas, como o apagamento da diversidade no campo, ganham notoriedade.
id UFRGS-2_b119da5353b7893a4ff16ecd0abdde36
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234835
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontana, RenataPiedras, Elisa ReinhardtCasagrande, Taís Severo2022-02-08T04:36:53Z2021http://hdl.handle.net/10183/234835001136734Esta monografia busca compreender como são representados os personagens rurais nos comerciais audiovisuais contemporâneos veiculados na internet. Para tanto, tem como principal objetivo analisar a construção imagética dos personagens rurais na ordem do representacional em publicidades de produtos e/ou serviços que não têm os campesinos como público preponderante. De forma a aproximar o rural da comunicação, recorremos às teorias de Gustavo Cimadevilla (2002; 2009) acerca da “rurbanidade”; trazemos um aprofundamento sobre cultura, consumo e cidadania pelo viés de Néstor García Canclini (1997); e versamos acerca de narrativa publicitária, cultura do consumo e produção sígnica em anúncios através das ideias de Everardo Rocha (2006). O estudo tem como corpus oito comerciais audiovisuais produzidos no Brasil entre 2016 e 2021, nos quais são evidenciadas pessoas em contexto rural. Por meio do método de observação sistemática, analisamos os vídeos individualmente com base em critérios pré-definidos e, em seguida, buscamos os paralelos e divergências entre os vídeos através do método comparativo. Assim, ao questionarmos a inclusão e a representação de pessoas campesinas pela publicidade, constatamos uma tendência à desconstrução da imagem tradicional do caipira, ao mesmo tempo em que outras problemáticas, como o apagamento da diversidade no campo, ganham notoriedade.This undergraduate thesis aims to understand how rural characters are created and represented in contemporary video advertisements published on the internet. Therefore, its main objective is to analyze the imagery construction of rural characters, on the representational field, in the advertising of products and/or services that do not have countrymen as their predominant audience. To bring the rural theme closer to communication, we use the theories of Gustavo Cimadevilla (2002; 2009) about “rurbanity”; we delve into issues about culture, consumption and citizenship through the perspective of Néstor García Canclini (1997); and we discuss advertising narrative, consumer culture and sign production in advertisements using theories from Everardo Rocha (2006). This research corpus are eight video commercials produced in Brazil between 2016 and 2021, in which people in a rural context are presented. Through the systematic observation method, we analyzed the videos individually based on previously defined criteria and then we investigate the parallels and divergences between the videos using the comparative method. Thus, when debating the inclusion and creation of rural people through publicity, we observed a tendency to deconstruct the traditional image of the hick, while other issues, such as the erasure of diversity in the countryside, receive notoriety.application/pdfporPublicidadeRuralidadeConsumoRural personRural characterRural advertisingVideo advertisingRepresentation of ruralityO personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136734.pdf.txt001136734.pdf.txtExtracted Texttext/plain222849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234835/2/001136734.pdf.txt3006b59cf54365b9140f26c254d554e4MD52ORIGINAL001136734.pdfTexto completoapplication/pdf10092016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234835/1/001136734.pdf6fb73edf4d160300873b74ef63e3c0baMD5110183/2348352022-02-22 04:54:20.981504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234835Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:54:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
title O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
spellingShingle O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
Fontana, Renata
Publicidade
Ruralidade
Consumo
Rural person
Rural character
Rural advertising
Video advertising
Representation of rurality
title_short O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
title_full O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
title_fullStr O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
title_full_unstemmed O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
title_sort O personagem rural nas narrativas publicitárias contemporâneas: desconstruindo percepções do imaginário popular
author Fontana, Renata
author_facet Fontana, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Renata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Casagrande, Taís Severo
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
Casagrande, Taís Severo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Ruralidade
Consumo
topic Publicidade
Ruralidade
Consumo
Rural person
Rural character
Rural advertising
Video advertising
Representation of rurality
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural person
Rural character
Rural advertising
Video advertising
Representation of rurality
description Esta monografia busca compreender como são representados os personagens rurais nos comerciais audiovisuais contemporâneos veiculados na internet. Para tanto, tem como principal objetivo analisar a construção imagética dos personagens rurais na ordem do representacional em publicidades de produtos e/ou serviços que não têm os campesinos como público preponderante. De forma a aproximar o rural da comunicação, recorremos às teorias de Gustavo Cimadevilla (2002; 2009) acerca da “rurbanidade”; trazemos um aprofundamento sobre cultura, consumo e cidadania pelo viés de Néstor García Canclini (1997); e versamos acerca de narrativa publicitária, cultura do consumo e produção sígnica em anúncios através das ideias de Everardo Rocha (2006). O estudo tem como corpus oito comerciais audiovisuais produzidos no Brasil entre 2016 e 2021, nos quais são evidenciadas pessoas em contexto rural. Por meio do método de observação sistemática, analisamos os vídeos individualmente com base em critérios pré-definidos e, em seguida, buscamos os paralelos e divergências entre os vídeos através do método comparativo. Assim, ao questionarmos a inclusão e a representação de pessoas campesinas pela publicidade, constatamos uma tendência à desconstrução da imagem tradicional do caipira, ao mesmo tempo em que outras problemáticas, como o apagamento da diversidade no campo, ganham notoriedade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:36:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234835
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136734
url http://hdl.handle.net/10183/234835
identifier_str_mv 001136734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234835/2/001136734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234835/1/001136734.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3006b59cf54365b9140f26c254d554e4
6fb73edf4d160300873b74ef63e3c0ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224620561399808