A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234469 |
Resumo: | O trabalho apresenta e analisa a situação dos Cursos de pós-graduação em educação no Brasil, considerando o relacionamento universidade/ensino de 1° e 2° graus, e tendo em vista as áreas de concentração oferecidas e as pesquisas realizados pelo corpo docente e discente. Discute as possibilidades e dificuldades que os programas encontram ao tentar propor mudanças na prática educacional. Sugere também tipos de contribuição que a pós-graduação poderá oferecer com o propósito de incentivar educadores, administradores e professores a uma reflexão, mudança e melhoria da realidade educacional naqueles níveis de ensino. |
id |
UFRGS-2_b19dd3e233e99e6825e090e931a73685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234469 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Feldens, Maria das Graças Furtado2022-01-26T04:44:15Z19800100-3143http://hdl.handle.net/10183/234469000066010O trabalho apresenta e analisa a situação dos Cursos de pós-graduação em educação no Brasil, considerando o relacionamento universidade/ensino de 1° e 2° graus, e tendo em vista as áreas de concentração oferecidas e as pesquisas realizados pelo corpo docente e discente. Discute as possibilidades e dificuldades que os programas encontram ao tentar propor mudanças na prática educacional. Sugere também tipos de contribuição que a pós-graduação poderá oferecer com o propósito de incentivar educadores, administradores e professores a uma reflexão, mudança e melhoria da realidade educacional naqueles níveis de ensino.The paper presents and analyses the situation in the graduate programs of education in Brazil, considering the university/elementary and secundary educational systems relationhips according to the major areas of study, the research developed by professors and students. It discusses the possibilities and dificulties which the programs encounter when they pretend to make changes in the educational practice. lt also suggests the types of contribution that the graduate programs could offer to stimulate educators, admininistrators and teachers to get involved in reflective thinking, change and development of the educational realities at those levels of education.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 277-302Ensino superiorUniversidadePós-GraduaçãoEnsino de primeiro grauEnsino de segundo grauA pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000066010.pdf.txt000066010.pdf.txtExtracted Texttext/plain65602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/2/000066010.pdf.txtf57c2d38cd5131d9eb7ed4052f91ecbcMD52ORIGINAL000066010.pdfTexto completoapplication/pdf546542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/1/000066010.pdfbd43c07a503986c1aeadae036f152771MD5110183/2344692022-02-22 05:16:46.195132oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234469Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:16:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
title |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
spellingShingle |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? Feldens, Maria das Graças Furtado Ensino superior Universidade Pós-Graduação Ensino de primeiro grau Ensino de segundo grau |
title_short |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
title_full |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
title_fullStr |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
title_full_unstemmed |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
title_sort |
A pós-graduação e o ensino de 1. e 2. graus : que contribuições podem ser oferecidas? |
author |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
author_facet |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Universidade Pós-Graduação Ensino de primeiro grau Ensino de segundo grau |
topic |
Ensino superior Universidade Pós-Graduação Ensino de primeiro grau Ensino de segundo grau |
description |
O trabalho apresenta e analisa a situação dos Cursos de pós-graduação em educação no Brasil, considerando o relacionamento universidade/ensino de 1° e 2° graus, e tendo em vista as áreas de concentração oferecidas e as pesquisas realizados pelo corpo docente e discente. Discute as possibilidades e dificuldades que os programas encontram ao tentar propor mudanças na prática educacional. Sugere também tipos de contribuição que a pós-graduação poderá oferecer com o propósito de incentivar educadores, administradores e professores a uma reflexão, mudança e melhoria da realidade educacional naqueles níveis de ensino. |
publishDate |
1980 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1980 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T04:44:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234469 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000066010 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000066010 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 277-302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/2/000066010.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234469/1/000066010.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f57c2d38cd5131d9eb7ed4052f91ecbc bd43c07a503986c1aeadae036f152771 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447781782847488 |