Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Todeschini, Guilherme Benedetto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70282
Resumo: Considerando que alterações da postura corporal são importantes fatores de risco para o aparecimento da dor lombar e que os hábitos cotidianos de postura durante as Atividades de Vida Diárias (AVD’s) são, entre outros, fatores predisponentes destas alterações osteoarticulares, entende-se importante a promoção, na população em geral, de hábitos saudáveis de postura. Importante salientar que a manutenção da execução de posturas dinâmicas inadequadas, principalmente nas AVD’s de “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” pode causar danos permanentes nas estruturas osteoarticulares, em especial, na coluna vertebral. Os cursos de Educação Física e Fisioterapia podem disponibilizar a seus acadêmicos atividades onde estão em pauta a aquisição e a manutenção de posturas corporais adequadas, sejam estática ou dinâmicas. Sabendo-se da carência de projetos que levem à comunidade em geral, conhecimentos e vivências sobre a postura, acredita-se que os egressos destes cursos são os profissionais potencialmente capazes de promover ações nesta área. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a forma de execução do movimento nas AVD’s “pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” realizado por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada”. As situações “de forma habitual” e “de forma adequada” significam realizar as atividades naturalmente, como no seu cotidiano, e da maneira que acredita ser a correta, respectivamente. Foram avaliados 100 acadêmicos de ambos os cursos através de uma filmagem no plano sagital, das duas AVD’s. Para análise dos vídeos, realizada por um único avaliador, foi utilizada a planilha de pontuação do Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD), a qual possibilita quantificar a execução das AVD’s individualmente. A amostra foi dividida em dois grupos: (1) Grupo 1, formado por alunos que cursaram a disciplina Avaliação e Educação Postural (AEP) e (2) Grupo 2, formado pelos alunos que não cursaram AEP. Os escores obtidos na filmagem foram submetidos a tratamento estatístico utilizando os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney. O nível de significância adotado foi 0,05. Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos quando as duas AVD’s foram executadas na situação “de forma adequada”, sendo os maiores escores para os alunos do Grupo 1. Especula-se que o conhecimento adquirido na AEP, sobre a situação “de forma adequada” de execução das AVD’s, influenciou na sua execução. Na situação “de forma habitual”, os resultados demonstraram diferença significativa entre os grupos apenas na postura “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1, sugerindo que o conhecimento adquirido influenciou na execução “de forma de habitual” desta postura, tornando-a naturalmente mais próxima da “de forma adequada”. Embora outras variáveis, como conhecimento e vivência prévia no assunto, podem também ter influenciado nos resultados, conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina AEP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos, fato este que pode contribuir para um futuro mais promissor, no que diz respeito à promoção dos hábitos saudáveis de postura.
id UFRGS-2_b19eb847d6cde283c7687feea55a94bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70282
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Todeschini, Guilherme BenedettoCandotti, Cláudia Tarragô2013-04-13T01:46:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/70282000875635Considerando que alterações da postura corporal são importantes fatores de risco para o aparecimento da dor lombar e que os hábitos cotidianos de postura durante as Atividades de Vida Diárias (AVD’s) são, entre outros, fatores predisponentes destas alterações osteoarticulares, entende-se importante a promoção, na população em geral, de hábitos saudáveis de postura. Importante salientar que a manutenção da execução de posturas dinâmicas inadequadas, principalmente nas AVD’s de “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” pode causar danos permanentes nas estruturas osteoarticulares, em especial, na coluna vertebral. Os cursos de Educação Física e Fisioterapia podem disponibilizar a seus acadêmicos atividades onde estão em pauta a aquisição e a manutenção de posturas corporais adequadas, sejam estática ou dinâmicas. Sabendo-se da carência de projetos que levem à comunidade em geral, conhecimentos e vivências sobre a postura, acredita-se que os egressos destes cursos são os profissionais potencialmente capazes de promover ações nesta área. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a forma de execução do movimento nas AVD’s “pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” realizado por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada”. As situações “de forma habitual” e “de forma adequada” significam realizar as atividades naturalmente, como no seu cotidiano, e da maneira que acredita ser a correta, respectivamente. Foram avaliados 100 acadêmicos de ambos os cursos através de uma filmagem no plano sagital, das duas AVD’s. Para análise dos vídeos, realizada por um único avaliador, foi utilizada a planilha de pontuação do Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD), a qual possibilita quantificar a execução das AVD’s individualmente. A amostra foi dividida em dois grupos: (1) Grupo 1, formado por alunos que cursaram a disciplina Avaliação e Educação Postural (AEP) e (2) Grupo 2, formado pelos alunos que não cursaram AEP. Os escores obtidos na filmagem foram submetidos a tratamento estatístico utilizando os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney. O nível de significância adotado foi 0,05. Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos quando as duas AVD’s foram executadas na situação “de forma adequada”, sendo os maiores escores para os alunos do Grupo 1. Especula-se que o conhecimento adquirido na AEP, sobre a situação “de forma adequada” de execução das AVD’s, influenciou na sua execução. Na situação “de forma habitual”, os resultados demonstraram diferença significativa entre os grupos apenas na postura “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1, sugerindo que o conhecimento adquirido influenciou na execução “de forma de habitual” desta postura, tornando-a naturalmente mais próxima da “de forma adequada”. Embora outras variáveis, como conhecimento e vivência prévia no assunto, podem também ter influenciado nos resultados, conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina AEP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos, fato este que pode contribuir para um futuro mais promissor, no que diz respeito à promoção dos hábitos saudáveis de postura.Considering the alterations of the body posture as risk factors to the onset of low back pain and daily posture habits during DLAs as factors predisposing to such alterations, we understand it is important to promote healthy posture habits among the population. It is substantial to point out that the maintenance of inappropriate execution of dynamic postures, mainly during “Picking up objects from the floor” and “Moving Object”, may cause permanent harm in the osteoarticular structures, especially in the spine. P.E and Physical Therapy courses can offer their undergraduates activities concerning the acquisition and maintenance of appropriate body postures, whether they are static or dynamic ones. Due to the lack of projects leading the general community to knowledge and experiences about posture, it is believed that the graduates from these courses are potentially capable of promoting professional actions in this area. Accordingly, the objective of this study was to evaluate the performance of P.E and Physical Therapy undergraduates at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) in situations "as usual" and "adequately". Situations "as usual" and "adequately" mean conducting activities naturally, as in everyday life, and the way they believe to be the correct one, respectively. The analysis included 100 students from both courses over a shooting in the sagittal plane, both DLAs. The video analysis was made by a single evaluator who used the Circuit Evaluation of Posture Dynamics (CAPD) spreadsheet scoring, which allows quantifying the performance of DLAs individually. The sample was divided into two groups: (1) Group 1, formed by students who attended Postural Assessment and Education (PAE) and (2) Group 2, formed by students who did not attend it. The scores obtained in the footage were analyzed statistically using the Wilcoxon and Mann Whitney U. The level of significance was 0.05. The results showed significant differences between the two groups when the two DLAs were executed in the situation "appropriately", and the highest scores for the students in Group 1. It is speculated that the knowledge gained in PAE on "appropriately" execution of DLAs, influenced its execution. In the situation "as usual", the results showed a significant difference between the groups only in posture "Pick object from the ground," with higher scores for Group 1, suggesting that the knowledge gained influence in the execution "of the form of the usual" this posture, making it naturally closer to "properly". Although other variables such as prior knowledge and experience in the subject, may also have influenced the results, we conclude that the knowledge gained in the PAE subject can positively influence the dynamic posture of undergraduates, a fact that may contribute to a more promising future in regarding the promotion of healthier habits in posture.application/pdfporEscola posturalDynamic postureActivities of daily livingPhysical educationPhysical therapyAvaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000875635.pdf.txt000875635.pdf.txtExtracted Texttext/plain50485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70282/2/000875635.pdf.txt92ce0333c1cde45026289779f2646133MD52ORIGINAL000875635.pdf000875635.pdfTexto completoapplication/pdf582733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70282/1/000875635.pdfc411e1d2a9709216353f92b68617621cMD51THUMBNAIL000875635.pdf.jpg000875635.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70282/3/000875635.pdf.jpg7b2bbee90ea919ad2e5a67fd21c34b3eMD5310183/702822018-10-15 09:06:47.639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:06:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
title Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
spellingShingle Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
Todeschini, Guilherme Benedetto
Escola postural
Dynamic posture
Activities of daily living
Physical education
Physical therapy
title_short Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
title_full Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
title_fullStr Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
title_full_unstemmed Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
title_sort Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
author Todeschini, Guilherme Benedetto
author_facet Todeschini, Guilherme Benedetto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Todeschini, Guilherme Benedetto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
contributor_str_mv Candotti, Cláudia Tarragô
dc.subject.por.fl_str_mv Escola postural
topic Escola postural
Dynamic posture
Activities of daily living
Physical education
Physical therapy
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic posture
Activities of daily living
Physical education
Physical therapy
description Considerando que alterações da postura corporal são importantes fatores de risco para o aparecimento da dor lombar e que os hábitos cotidianos de postura durante as Atividades de Vida Diárias (AVD’s) são, entre outros, fatores predisponentes destas alterações osteoarticulares, entende-se importante a promoção, na população em geral, de hábitos saudáveis de postura. Importante salientar que a manutenção da execução de posturas dinâmicas inadequadas, principalmente nas AVD’s de “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” pode causar danos permanentes nas estruturas osteoarticulares, em especial, na coluna vertebral. Os cursos de Educação Física e Fisioterapia podem disponibilizar a seus acadêmicos atividades onde estão em pauta a aquisição e a manutenção de posturas corporais adequadas, sejam estática ou dinâmicas. Sabendo-se da carência de projetos que levem à comunidade em geral, conhecimentos e vivências sobre a postura, acredita-se que os egressos destes cursos são os profissionais potencialmente capazes de promover ações nesta área. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a forma de execução do movimento nas AVD’s “pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” realizado por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada”. As situações “de forma habitual” e “de forma adequada” significam realizar as atividades naturalmente, como no seu cotidiano, e da maneira que acredita ser a correta, respectivamente. Foram avaliados 100 acadêmicos de ambos os cursos através de uma filmagem no plano sagital, das duas AVD’s. Para análise dos vídeos, realizada por um único avaliador, foi utilizada a planilha de pontuação do Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD), a qual possibilita quantificar a execução das AVD’s individualmente. A amostra foi dividida em dois grupos: (1) Grupo 1, formado por alunos que cursaram a disciplina Avaliação e Educação Postural (AEP) e (2) Grupo 2, formado pelos alunos que não cursaram AEP. Os escores obtidos na filmagem foram submetidos a tratamento estatístico utilizando os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney. O nível de significância adotado foi 0,05. Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos quando as duas AVD’s foram executadas na situação “de forma adequada”, sendo os maiores escores para os alunos do Grupo 1. Especula-se que o conhecimento adquirido na AEP, sobre a situação “de forma adequada” de execução das AVD’s, influenciou na sua execução. Na situação “de forma habitual”, os resultados demonstraram diferença significativa entre os grupos apenas na postura “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1, sugerindo que o conhecimento adquirido influenciou na execução “de forma de habitual” desta postura, tornando-a naturalmente mais próxima da “de forma adequada”. Embora outras variáveis, como conhecimento e vivência prévia no assunto, podem também ter influenciado nos resultados, conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina AEP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos, fato este que pode contribuir para um futuro mais promissor, no que diz respeito à promoção dos hábitos saudáveis de postura.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-13T01:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70282
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875635
url http://hdl.handle.net/10183/70282
identifier_str_mv 000875635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70282/2/000875635.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70282/1/000875635.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70282/3/000875635.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92ce0333c1cde45026289779f2646133
c411e1d2a9709216353f92b68617621c
7b2bbee90ea919ad2e5a67fd21c34b3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447104779190272