Análise econômica da construção de faixas adicionais de ultrapassagem como alternativa à obras de duplicação em rodovias de pista simples
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188629 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma avaliação socioeconômica de duas possíveis melhorais às rodovias de pista simples, são elas: construção de faixas intermitentes de ultrapassagens ao longo da rodovia (terceira faixa ou faixa adicional de ultrapassagem) e duplicação da rodovia. Ambas melhorias visam reduzir o tempo de viagem dos usuários e o número de acidentes, e, consequentemente, acabam gerando benefícios financeiros e sociais para os governos e usuários. O objetivo deste trabalho é analisar de forma simplificada se a construção de faixas adicionais de ultrapassagem é uma alternativa economicamente viável em relação a duplicação. Para a análise socioeconômica foi escolhido um modelo de rodovia com configurações típicas. Após isto, foi realizada uma revisão bibliográfica onde foi escolhido o modelo custo-benefício para a análise, sendo este um dos modelos mais utilizados para a análise de projetos rodoviários, juntamente com a escolha do modelo foram definidos os indicadores financeiros, são eles: valor presente líquido, relação benefício-custo e taxa interna de retorno. A etapa seguinte foi a definição dos custos e dos benefícios que as melhorias proporcionariam. Os principais benefícios identificados foram a redução do tempo de viagem e a redução no número de acidentes. Já os custos são: de implementação da alternativa, manutenção e conservação da rodovia. Após definido o modelo de avaliação socioeconômica a ser utilizada, bem como os indicadores financeiros e os custos e benefícios de cada melhoria, foi realizada a avaliação econômica da implementação da faixa adicional de ultrapassagem e da duplicação. Após a análise custo-benefício foi verificado que nenhuma das duas melhorias, para rodovias típicas, eram viáveis economicamente. Contudo, este trabalho deve ser visto com um roteiro para futuros estudos sobre faixas adicionais de ultrapassagem, visto que no Brasil a terceira faixa é utilizada na maioria dos casos em trechos de aclives e somente no sentido ascendente, já este trabalho baseia-se no aumento da velocidade operacional proporcionado por faixas de ultrapassagens em terrenos ondulados, e com faixas intermitentes em ambos os sentidos de tráfego. |
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