O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Henrique Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156957
Resumo: Este trabalho tem como objeto Infância berlinense: 1900, de Walter Benjamin. O livro contém 42 quadros imagéticos, nos quais o filósofo busca retratar a burguesia alemã do início do século XX sob o ponto de vista da criança que fora. No entanto, o autor abandona o projeto autobiográfico tradicional e linear, pois entende que a memória não é coesa e que o passado é sempre articulado. Dessa forma, Benjamin constrói em Infância berlinense: 1900 uma narrativa constelacional, fragmentada e descontínua, que pode ser lida de forma hipertextual. Assim, este trabalhou buscou desenvolver a narrativa do hipertexto neste livro, associando as suas diversas imagens. Para isso, construiu-se o site literateias.com.br, onde o livro foi disponibilizado com hiperlinks que unem os quadros uns aos outros. Desenvolveu-se também a ideia de que esta narrativa descontínua é marca do sujeito moderno, que é descentrado e fragmentado, e que tem seu nascimento ainda no século XIX. Concluiu-se, por fim, que o hipertexto ocorre também em textos impressos, e que é característica dos questionamentos trazidos pela modernidade, como o fim das grandes narrativas e a morte do autor. A diferença é que os hipertextos atuais possuem um suporte ideal, a saber, a tela do computador, que potencializa os recursos e as associações que os constituem. Nesse sentido, a construção do site literateias.com.br se mostrou fundamental, pois evidenciou o caráter hipertextual de Infância berlinense: 1900 ao mesmo tempo em que trouxe um novo fôlego à obra benjaminiana, que pode ser reinterpretada à luz desse novo suporte.
id UFRGS-2_b1bae755c58618caf555b67edc7779b6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156957
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araujo, Henrique LimaCaimi, Cláudia Luiza2017-04-21T02:34:53Z2016http://hdl.handle.net/10183/156957001017549Este trabalho tem como objeto Infância berlinense: 1900, de Walter Benjamin. O livro contém 42 quadros imagéticos, nos quais o filósofo busca retratar a burguesia alemã do início do século XX sob o ponto de vista da criança que fora. No entanto, o autor abandona o projeto autobiográfico tradicional e linear, pois entende que a memória não é coesa e que o passado é sempre articulado. Dessa forma, Benjamin constrói em Infância berlinense: 1900 uma narrativa constelacional, fragmentada e descontínua, que pode ser lida de forma hipertextual. Assim, este trabalhou buscou desenvolver a narrativa do hipertexto neste livro, associando as suas diversas imagens. Para isso, construiu-se o site literateias.com.br, onde o livro foi disponibilizado com hiperlinks que unem os quadros uns aos outros. Desenvolveu-se também a ideia de que esta narrativa descontínua é marca do sujeito moderno, que é descentrado e fragmentado, e que tem seu nascimento ainda no século XIX. Concluiu-se, por fim, que o hipertexto ocorre também em textos impressos, e que é característica dos questionamentos trazidos pela modernidade, como o fim das grandes narrativas e a morte do autor. A diferença é que os hipertextos atuais possuem um suporte ideal, a saber, a tela do computador, que potencializa os recursos e as associações que os constituem. Nesse sentido, a construção do site literateias.com.br se mostrou fundamental, pois evidenciou o caráter hipertextual de Infância berlinense: 1900 ao mesmo tempo em que trouxe um novo fôlego à obra benjaminiana, que pode ser reinterpretada à luz desse novo suporte.This study has Berlin childhood around 1900, by Walter Benjamin, as its object. The book contains 42 imagetic frames, in which the philosopher aims to depict German bourgeoisie in the beginning of the twentieth century from the perspective of the child he once was. Nonetheless, the author forsakes the traditional and linear autobiographic project, on the basis that memory is not cohesive, and that past is always articulated. In this way, the narrative Benjamin builds in Berlin childhood around 1900 is a constelational, fragmented and discontinous one, which can be read in a hypertextual fashion. Thus, this study aimed at developing the hypertext narrative in this book, associating its diverse images. For that, we created the web site literateias.com.br, where the book has been made available with hyperlinks that unite the frames with each other. We also developed the idea that this discontinuous narrative is a hallmark of the modern individual, who is uncentered and fragmented, and who arises still in the nineteenth century. It can be concluded, finally, that hypertext also occurs in printed text, and that it is characteristical of the questionings brought about by modernity, such as the end of the grand narratives and the death of the author. The difference is that current hypertexts own an ideal support, namely, the computer's screen, which boosts the resources and the associations that constitute them. In this sense, the construction of the web site literateias.com.br has proven to be fundamental, since it elicited the hypertextual character of Berlin childhood around 1900 while at the same time bringing new breath to Benjamin's work, which can be reinterpreted in light of this new support.application/pdfporBenjamin, Walter, 1892-1940HipertextoNarraçãoLeituraWalter BenjaminHypertextModern narrativeReadingliterateias.com.brO desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017549.pdf001017549.pdfTexto completoapplication/pdf634558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156957/1/001017549.pdf2b0bbf9f5fe742fff182ba60caa5ec80MD51TEXT001017549.pdf.txt001017549.pdf.txtExtracted Texttext/plain119259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156957/2/001017549.pdf.txtd11393e49d7d987c7065620ecfccc181MD52THUMBNAIL001017549.pdf.jpg001017549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156957/3/001017549.pdf.jpgb430d923716891d2cb7ff0d32d527a55MD5310183/1569572022-02-22 04:50:47.734818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156957Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:50:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
title O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
spellingShingle O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
Araujo, Henrique Lima
Benjamin, Walter, 1892-1940
Hipertexto
Narração
Leitura
Walter Benjamin
Hypertext
Modern narrative
Reading
literateias.com.br
title_short O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
title_full O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
title_fullStr O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
title_full_unstemmed O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
title_sort O desassossego narrativo na infância da modernidade : Uma leitura hipertextual de "Infância berlinense : 1900"
author Araujo, Henrique Lima
author_facet Araujo, Henrique Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Henrique Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caimi, Cláudia Luiza
contributor_str_mv Caimi, Cláudia Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Benjamin, Walter, 1892-1940
Hipertexto
Narração
Leitura
topic Benjamin, Walter, 1892-1940
Hipertexto
Narração
Leitura
Walter Benjamin
Hypertext
Modern narrative
Reading
literateias.com.br
dc.subject.eng.fl_str_mv Walter Benjamin
Hypertext
Modern narrative
Reading
literateias.com.br
description Este trabalho tem como objeto Infância berlinense: 1900, de Walter Benjamin. O livro contém 42 quadros imagéticos, nos quais o filósofo busca retratar a burguesia alemã do início do século XX sob o ponto de vista da criança que fora. No entanto, o autor abandona o projeto autobiográfico tradicional e linear, pois entende que a memória não é coesa e que o passado é sempre articulado. Dessa forma, Benjamin constrói em Infância berlinense: 1900 uma narrativa constelacional, fragmentada e descontínua, que pode ser lida de forma hipertextual. Assim, este trabalhou buscou desenvolver a narrativa do hipertexto neste livro, associando as suas diversas imagens. Para isso, construiu-se o site literateias.com.br, onde o livro foi disponibilizado com hiperlinks que unem os quadros uns aos outros. Desenvolveu-se também a ideia de que esta narrativa descontínua é marca do sujeito moderno, que é descentrado e fragmentado, e que tem seu nascimento ainda no século XIX. Concluiu-se, por fim, que o hipertexto ocorre também em textos impressos, e que é característica dos questionamentos trazidos pela modernidade, como o fim das grandes narrativas e a morte do autor. A diferença é que os hipertextos atuais possuem um suporte ideal, a saber, a tela do computador, que potencializa os recursos e as associações que os constituem. Nesse sentido, a construção do site literateias.com.br se mostrou fundamental, pois evidenciou o caráter hipertextual de Infância berlinense: 1900 ao mesmo tempo em que trouxe um novo fôlego à obra benjaminiana, que pode ser reinterpretada à luz desse novo suporte.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-21T02:34:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156957
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017549
url http://hdl.handle.net/10183/156957
identifier_str_mv 001017549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156957/1/001017549.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156957/2/001017549.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156957/3/001017549.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b0bbf9f5fe742fff182ba60caa5ec80
d11393e49d7d987c7065620ecfccc181
b430d923716891d2cb7ff0d32d527a55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224527071412224