Reflexão sobre um processo educativo com pacientes com diabetes mellitus tipo 2 no ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evers, Sandra Maria Schroeder
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32957
Resumo: Neste estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa trazemos a descrição, a reflexão e a avaliação da experiência com um Grupo Educativo de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) atendidos no ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa teve como objetivos principais: a) avaliar o processo educativo do Grupo Educativo; b) conhecer a opinião dos profissionais de saúde envolvidos no atendimento destes pacientes sobre o Grupo Educativo. O trabalho foi realizado em duas partes distintas: formação de um Grupo Focal com 4 pacientes freqüentadores das reuniões do Grupo Educativo e por 2 profissionais de saúde – uma Nutricionista e um Assistente Social; entrevista semi-estruturada com 4 médicos. A avaliação do Grupo Educativo se deu através da interpretação da transcrição da gravação da reunião com o Grupo Focal e das respostas obtidas na entrevista com os médicos. Essa avaliação foi norteada pelo que os participantes achavam da metodologia, das técnicas aplicadas, dos materiais e da linguagem utilizados, dos relacionamentos estabelecidos e das implicações que as reuniões tiveram no dia-a-dia dos participantes. Da parte dos médicos, procurou-se verificar quais eram as repercussões do Grupo Educativo nos seus processos de trabalho. A partir da interpretação dos dados, percebemos que as reuniões do Grupo Educativo possibilitaram espaço para autonomia, manifestação da diversidade, troca de experiências, escolhas alimentares dos pacientes direcionadas para a sua patologia, promoção do autocuidado e conhecimento da DM2. Para os médicos entrevistados, o Grupo Educativo representa uma forma de melhorar a qualidade do atendimento aos portadores de DM2, abrangendo um maior número de pessoas e aproximando o paciente do profissional de saúde. Dessa forma, entendemos que o Grupo Educativo possibilitou a criação de vínculo de confiança entre os participantes e os profissionais de saúde, tornando-se um espaço não só para o auxílio no tratamento do DM2, mas espaço de acolhimento e escuta.
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