Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187664 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa. |
id |
UFRGS-2_b233885ce2d38d9b69fe7e0445a00bdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187664 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Damo, Arlei Sander2019-01-10T04:09:31Z20111806-4981http://hdl.handle.net/10183/187664000786308Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa.This article aims at showing that sport events can be thought of as symbolic goods that have been transformed into a sort of merchandise. Therefore, I suggest that the symbolic apparatuses of club membership and nationalism, the two main dispute circuits in the realm of football. In the range of possibilities contained in these two circuits, different forms of otherness and a variety of identities grant meaning to the matches, regardless of the beauty or the lack of it of the corporal techniques exhibited by the players. I hereby show how FIFA controls the nationalistic circuit, being the World Championship its most valuable merchandise.Este texto tiene por objetivo mostrar que los espectáculos deportivos pueden ser pensados como bienes simbólicos que han sido transformados em mercaderías. Para tanto sugiero que se observen los aparatos simbólicos del clubismo y del nacionalismo, los dos principales circuitos de disputas em el fútbol. En los espectros de estos circuitos se producen identidades y alteridades que le confieren sentido a los partidos, mas allá de la belleza o la ausencia de ella en las técnicas corporales. Pretendo mostrar que la FIFA controla el circuito nacionalista, donde la mercadería más valiosa es el Campeonato Mundial de Fútbol.application/pdfporComunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 8, n. 21 (mar. 2011), p. 67-92FutebolMercadoriaFIFAAnthropologyFootballWorld championshipMerchandisingFIFAAntropologóaFútbolCampeonato mundial de futbolMercaderíaFIFAProdução e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológicaLa producción y consumo de grandes espectáculos desportivos : anotaciones en perspectiva antropológicaThe production and consumption of sport events : notes from an anthropological perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786308.pdf.txt000786308.pdf.txtExtracted Texttext/plain61962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/2/000786308.pdf.txtb0f7b6673b94f08f59f341b6817d6195MD52ORIGINAL000786308.pdfTexto completoapplication/pdf188717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/1/000786308.pdf0d87baaa461ee5c58096f0c538dd55e5MD5110183/1876642019-01-11 04:10:34.862354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-11T06:10:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La producción y consumo de grandes espectáculos desportivos : anotaciones en perspectiva antropológica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The production and consumption of sport events : notes from an anthropological perspective |
title |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
spellingShingle |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica Damo, Arlei Sander Futebol Mercadoria FIFA Anthropology Football World championship Merchandising FIFA Antropologóa Fútbol Campeonato mundial de futbol Mercadería FIFA |
title_short |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
title_full |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
title_fullStr |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
title_full_unstemmed |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
title_sort |
Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica |
author |
Damo, Arlei Sander |
author_facet |
Damo, Arlei Sander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damo, Arlei Sander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Mercadoria FIFA |
topic |
Futebol Mercadoria FIFA Anthropology Football World championship Merchandising FIFA Antropologóa Fútbol Campeonato mundial de futbol Mercadería FIFA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anthropology Football World championship Merchandising FIFA |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Antropologóa Fútbol Campeonato mundial de futbol Mercadería FIFA |
description |
Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-10T04:09:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187664 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-4981 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786308 |
identifier_str_mv |
1806-4981 000786308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 8, n. 21 (mar. 2011), p. 67-92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/2/000786308.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/1/000786308.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0f7b6673b94f08f59f341b6817d6195 0d87baaa461ee5c58096f0c538dd55e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224959638372352 |