Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damo, Arlei Sander
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187664
Resumo: Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa.
id UFRGS-2_b233885ce2d38d9b69fe7e0445a00bdd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Damo, Arlei Sander2019-01-10T04:09:31Z20111806-4981http://hdl.handle.net/10183/187664000786308Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa.This article aims at showing that sport events can be thought of as symbolic goods that have been transformed into a sort of merchandise. Therefore, I suggest that the symbolic apparatuses of club membership and nationalism, the two main dispute circuits in the realm of football. In the range of possibilities contained in these two circuits, different forms of otherness and a variety of identities grant meaning to the matches, regardless of the beauty or the lack of it of the corporal techniques exhibited by the players. I hereby show how FIFA controls the nationalistic circuit, being the World Championship its most valuable merchandise.Este texto tiene por objetivo mostrar que los espectáculos deportivos pueden ser pensados como bienes simbólicos que han sido transformados em mercaderías. Para tanto sugiero que se observen los aparatos simbólicos del clubismo y del nacionalismo, los dos principales circuitos de disputas em el fútbol. En los espectros de estos circuitos se producen identidades y alteridades que le confieren sentido a los partidos, mas allá de la belleza o la ausencia de ella en las técnicas corporales. Pretendo mostrar que la FIFA controla el circuito nacionalista, donde la mercadería más valiosa es el Campeonato Mundial de Fútbol.application/pdfporComunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 8, n. 21 (mar. 2011), p. 67-92FutebolMercadoriaFIFAAnthropologyFootballWorld championshipMerchandisingFIFAAntropologóaFútbolCampeonato mundial de futbolMercaderíaFIFAProdução e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológicaLa producción y consumo de grandes espectáculos desportivos : anotaciones en perspectiva antropológicaThe production and consumption of sport events : notes from an anthropological perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786308.pdf.txt000786308.pdf.txtExtracted Texttext/plain61962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/2/000786308.pdf.txtb0f7b6673b94f08f59f341b6817d6195MD52ORIGINAL000786308.pdfTexto completoapplication/pdf188717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/1/000786308.pdf0d87baaa461ee5c58096f0c538dd55e5MD5110183/1876642019-01-11 04:10:34.862354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-11T06:10:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La producción y consumo de grandes espectáculos desportivos : anotaciones en perspectiva antropológica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The production and consumption of sport events : notes from an anthropological perspective
title Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
spellingShingle Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
Damo, Arlei Sander
Futebol
Mercadoria
FIFA
Anthropology
Football
World championship
Merchandising
FIFA
Antropologóa
Fútbol
Campeonato mundial de futbol
Mercadería
FIFA
title_short Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
title_full Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
title_fullStr Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
title_full_unstemmed Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
title_sort Produção e consumo de megaeventos esportivos : apontamentos em perspectiva antropológica
author Damo, Arlei Sander
author_facet Damo, Arlei Sander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damo, Arlei Sander
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Mercadoria
FIFA
topic Futebol
Mercadoria
FIFA
Anthropology
Football
World championship
Merchandising
FIFA
Antropologóa
Fútbol
Campeonato mundial de futbol
Mercadería
FIFA
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropology
Football
World championship
Merchandising
FIFA
dc.subject.spa.fl_str_mv Antropologóa
Fútbol
Campeonato mundial de futbol
Mercadería
FIFA
description Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-10T04:09:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187664
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-4981
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786308
identifier_str_mv 1806-4981
000786308
url http://hdl.handle.net/10183/187664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Comunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 8, n. 21 (mar. 2011), p. 67-92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/2/000786308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187664/1/000786308.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0f7b6673b94f08f59f341b6817d6195
0d87baaa461ee5c58096f0c538dd55e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224959638372352