Gestão escolar para resultados : que gestão é essa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hochmüller, Greice Iara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115793
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo geral analisar a proposta de gestão escolar desenvolvida e aplicada pelo Instituto Unibanco em escolas públicas estaduais de Porto Alegre e Região Metropolitana no período de 2011 a 2013, e denominada de “Gestão Escolar para Resultados”. Como objetivos específicos, pretende-se evidenciar as implicações deste modelo de gestão, na gestão democrática da escola pública, caracterizar a repercussão do Programa Jovem de Futuro nas escolas e problematizar a relação público-privada na educação, a partir da experiência específica do Instituto Unibanco. Os instrumentos metodológicos utilizados, em concordância com os objetivos, foram a análise documental, a entrevista semi-estruturada com funcionárias do Instituto Unibanco e o memorial de formação com resgate do caderno de campo do período em que fui estagiária do Instituto Unibanco. As considerações da pesquisa apontam para a análise de que esta parceria público-privada modifica a cultura de gestão escolar que vem se desenvolvendo desde o período pós-ditadura civil-militar no Brasil. Incentivando positivamente a formação do Grupo Gestor da escola que contempla todos os segmentos da escola (estudantes, professores e funcionários), mas que burocratiza a gestão através da intensa demanda de trabalho que a escola deve cumprir para atingir as metas do projeto. Ainda é possível problematizar a entrada desta gestão escolar elaborada por esta organização do terceiro setor, por ser esta uma lacuna na gestão pública das escolas, identificada como insuficiente pelo privado.
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