Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143715 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente. |
id |
UFRGS-2_b2bf9d1d8bd7f89a90e06770b12f4885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143715 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wegner, WiliamSilva, Silvana Cruz daKantorski, Karen Jeanne CantarelliPredebon, Caroline MaierSanches, Márcia OteroPedro, Eva Néri Rubim2016-07-20T02:18:33Z20161414-8145http://hdl.handle.net/10183/143715000994839Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.Objective: To know the strategies adopted for the construction of patient safety culture from the perspective of health professionals. Methods: A qualitative exploratory case study, held with 23 health professionals that work in a public teaching hospital, between August and December of 2010, conducted through semi-structured interviews and thematic analysis supported by QSR NVivo software. Results: From the analysis emerged two categories - Construction of patient safety culture; and Education for patient safety - which addressed from the health professionals’ perspective the need to learn from mistakes, the importance of teamwork, invest in continuing education and curriculum changes in training courses. Conclusion: The acknowledgement of mistakes, the strengthening of teamwork, stimulus to continuing education and cross integration of the theme in professional training are strategies to build patient safety culture.Objetivo: Conocer las estrategias adoptadas para la construcción de la cultura de seguridad del paciente desde la perspectiva de los profesionales de salud. Métodos: Estudio de caso cualitativo, exploratorio, realizado entre agosto y diciembre de 2010. Participaron 23 profesionales que trabajaban en un hospital público de enseñanza. Se han ejecutado entrevistas semiestructuradas y análisis temático con el apoyo del software QSR NVivo. Resultados: Emergieron dos categorías - Construcción de la cultura de seguridad del paciente; y Educación para la seguridad del paciente - que abordan la necesidad de aprender con los errores, la importancia del trabajo en equipo, de invertir en educación continua y en un plan de estudios de los cambios en los cursos de formación. Conclusión: El reconocimiento de los errores, el fortalecimiento del equipo, el estímulo de la educación continua y la integración transversal en la formación son estrategias para la construcción de la cultura de seguridad del paciente.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.3 (jul./set. 2016), p. e20160068Segurança do pacienteEducação permanentePessoal de saúde : FormaçãoPatient safetyContinuing educationTeachingHealth professionalsEducação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissionalEducation for culture of patient safety : implications to professional trainingEducación para la cultura de seguridad del paciente : implicaciones para la formacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994839.pdf000994839.pdfTexto completoapplication/pdf389051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/1/000994839.pdfcb5f02ecaa60fc499aa7a0d59b08d866MD51TEXT000994839.pdf.txt000994839.pdf.txtExtracted Texttext/plain46655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/2/000994839.pdf.txtf3d2fdc2bab5fcf4afb448f362619ceeMD52THUMBNAIL000994839.pdf.jpg000994839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/3/000994839.pdf.jpg6199543341270907cace63efb506c227MD5310183/1437152018-10-26 10:24:06.571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Education for culture of patient safety : implications to professional training |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación para la cultura de seguridad del paciente : implicaciones para la formación |
title |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
spellingShingle |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional Wegner, Wiliam Segurança do paciente Educação permanente Pessoal de saúde : Formação Patient safety Continuing education Teaching Health professionals |
title_short |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
title_full |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
title_fullStr |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
title_full_unstemmed |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
title_sort |
Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional |
author |
Wegner, Wiliam |
author_facet |
Wegner, Wiliam Silva, Silvana Cruz da Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli Predebon, Caroline Maier Sanches, Márcia Otero Pedro, Eva Néri Rubim |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Silvana Cruz da Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli Predebon, Caroline Maier Sanches, Márcia Otero Pedro, Eva Néri Rubim |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wegner, Wiliam Silva, Silvana Cruz da Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli Predebon, Caroline Maier Sanches, Márcia Otero Pedro, Eva Néri Rubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança do paciente Educação permanente Pessoal de saúde : Formação |
topic |
Segurança do paciente Educação permanente Pessoal de saúde : Formação Patient safety Continuing education Teaching Health professionals |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Patient safety Continuing education Teaching Health professionals |
description |
Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-20T02:18:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143715 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-8145 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000994839 |
identifier_str_mv |
1414-8145 000994839 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.3 (jul./set. 2016), p. e20160068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/1/000994839.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/2/000994839.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/3/000994839.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb5f02ecaa60fc499aa7a0d59b08d866 f3d2fdc2bab5fcf4afb448f362619cee 6199543341270907cace63efb506c227 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447618440921088 |