Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wegner, Wiliam
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Silvana Cruz da, Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli, Predebon, Caroline Maier, Sanches, Márcia Otero, Pedro, Eva Néri Rubim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143715
Resumo: Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.
id UFRGS-2_b2bf9d1d8bd7f89a90e06770b12f4885
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143715
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wegner, WiliamSilva, Silvana Cruz daKantorski, Karen Jeanne CantarelliPredebon, Caroline MaierSanches, Márcia OteroPedro, Eva Néri Rubim2016-07-20T02:18:33Z20161414-8145http://hdl.handle.net/10183/143715000994839Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.Objective: To know the strategies adopted for the construction of patient safety culture from the perspective of health professionals. Methods: A qualitative exploratory case study, held with 23 health professionals that work in a public teaching hospital, between August and December of 2010, conducted through semi-structured interviews and thematic analysis supported by QSR NVivo software. Results: From the analysis emerged two categories - Construction of patient safety culture; and Education for patient safety - which addressed from the health professionals’ perspective the need to learn from mistakes, the importance of teamwork, invest in continuing education and curriculum changes in training courses. Conclusion: The acknowledgement of mistakes, the strengthening of teamwork, stimulus to continuing education and cross integration of the theme in professional training are strategies to build patient safety culture.Objetivo: Conocer las estrategias adoptadas para la construcción de la cultura de seguridad del paciente desde la perspectiva de los profesionales de salud. Métodos: Estudio de caso cualitativo, exploratorio, realizado entre agosto y diciembre de 2010. Participaron 23 profesionales que trabajaban en un hospital público de enseñanza. Se han ejecutado entrevistas semiestructuradas y análisis temático con el apoyo del software QSR NVivo. Resultados: Emergieron dos categorías - Construcción de la cultura de seguridad del paciente; y Educación para la seguridad del paciente - que abordan la necesidad de aprender con los errores, la importancia del trabajo en equipo, de invertir en educación continua y en un plan de estudios de los cambios en los cursos de formación. Conclusión: El reconocimiento de los errores, el fortalecimiento del equipo, el estímulo de la educación continua y la integración transversal en la formación son estrategias para la construcción de la cultura de seguridad del paciente.application/pdfporEscola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.3 (jul./set. 2016), p. e20160068Segurança do pacienteEducação permanentePessoal de saúde : FormaçãoPatient safetyContinuing educationTeachingHealth professionalsEducação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissionalEducation for culture of patient safety : implications to professional trainingEducación para la cultura de seguridad del paciente : implicaciones para la formacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994839.pdf000994839.pdfTexto completoapplication/pdf389051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/1/000994839.pdfcb5f02ecaa60fc499aa7a0d59b08d866MD51TEXT000994839.pdf.txt000994839.pdf.txtExtracted Texttext/plain46655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/2/000994839.pdf.txtf3d2fdc2bab5fcf4afb448f362619ceeMD52THUMBNAIL000994839.pdf.jpg000994839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/3/000994839.pdf.jpg6199543341270907cace63efb506c227MD5310183/1437152018-10-26 10:24:06.571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education for culture of patient safety : implications to professional training
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación para la cultura de seguridad del paciente : implicaciones para la formación
title Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
spellingShingle Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
Wegner, Wiliam
Segurança do paciente
Educação permanente
Pessoal de saúde : Formação
Patient safety
Continuing education
Teaching
Health professionals
title_short Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
title_full Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
title_fullStr Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
title_full_unstemmed Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
title_sort Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
author Wegner, Wiliam
author_facet Wegner, Wiliam
Silva, Silvana Cruz da
Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli
Predebon, Caroline Maier
Sanches, Márcia Otero
Pedro, Eva Néri Rubim
author_role author
author2 Silva, Silvana Cruz da
Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli
Predebon, Caroline Maier
Sanches, Márcia Otero
Pedro, Eva Néri Rubim
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wegner, Wiliam
Silva, Silvana Cruz da
Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli
Predebon, Caroline Maier
Sanches, Márcia Otero
Pedro, Eva Néri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do paciente
Educação permanente
Pessoal de saúde : Formação
topic Segurança do paciente
Educação permanente
Pessoal de saúde : Formação
Patient safety
Continuing education
Teaching
Health professionals
dc.subject.eng.fl_str_mv Patient safety
Continuing education
Teaching
Health professionals
description Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-20T02:18:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143715
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-8145
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000994839
identifier_str_mv 1414-8145
000994839
url http://hdl.handle.net/10183/143715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.3 (jul./set. 2016), p. e20160068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/1/000994839.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/2/000994839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143715/3/000994839.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb5f02ecaa60fc499aa7a0d59b08d866
f3d2fdc2bab5fcf4afb448f362619cee
6199543341270907cace63efb506c227
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224904191770624