Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Nardin, Maria Helena
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Sordi, Regina Orgler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20680
Resumo: O presente artigo tem como objetivos precípuos: apresentar e discutir as formas de atenção e suas relações com a aprendizagem na contemporaneidade, buscando fazer aproximações com duas formas de construção subjetivas: a pedagógica e a informacional. Pretende-se apresentar, em seguimento, os resultados de um estudo piloto realizado em uma primeira série do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa foi estudar os modos de atenção dispensados por alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem e analisar seus desdobramentos. O estudo sugeriu que a sala de aula pode ser um espaço de aprendizagem de um modo de atenção aberto à invenção, a medida que se torna possível experimentar, principalmente, o acolhimento do inesperado, que surge num momento de ruptura do foco atencional, e a instalação de uma dinâmica de atuação comunicativo-dialógica-interacional, que implica na valorização do pensamento e do princípio de co-operação.
id UFRGS-2_b2d8eb399edc038452e4399fca34fddf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20680
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Nardin, Maria HelenaSordi, Regina Orgler2010-04-16T09:16:10Z20080102-7182http://hdl.handle.net/10183/20680000664184O presente artigo tem como objetivos precípuos: apresentar e discutir as formas de atenção e suas relações com a aprendizagem na contemporaneidade, buscando fazer aproximações com duas formas de construção subjetivas: a pedagógica e a informacional. Pretende-se apresentar, em seguimento, os resultados de um estudo piloto realizado em uma primeira série do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa foi estudar os modos de atenção dispensados por alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem e analisar seus desdobramentos. O estudo sugeriu que a sala de aula pode ser um espaço de aprendizagem de um modo de atenção aberto à invenção, a medida que se torna possível experimentar, principalmente, o acolhimento do inesperado, que surge num momento de ruptura do foco atencional, e a instalação de uma dinâmica de atuação comunicativo-dialógica-interacional, que implica na valorização do pensamento e do princípio de co-operação.The main goal of this paper is to discuss the ways attention has been understood and its relations with learning in the contemporary world, by trying to relate it with two ways of subjective constructions: the pedagogic and the informational. Following is the presentation of the results of a pilot study done with the first grade of a grammar school. The purpose of the research was to study the ways attention was experienced between students and teachers during the learning process and analyze its development. It suggested that the classroom could be a space of learning of an attention open to invention as long as it is possible to experience the sudden reception that emerges from a rupture of the focus. Also, it suggested the need of a dialogical dynamics of communication based on the principle of interaction and co-operation.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2008), p. 53-61.AtençãoAprendizagemSubjetividadeEscolaPsicologia educacionalRelação professor-alunoProcessual learningPedagogicInformational subjectivityInventive attentionRecognitiveAprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacionalThe learning of attention and pedagogic and informational subjectivities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000664184.pdf000664184.pdfTexto completoapplication/pdf41965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20680/1/000664184.pdf79ea7ef65a178896211527705975b3a2MD51TEXT000664184.pdf.txt000664184.pdf.txtExtracted Texttext/plain45434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20680/2/000664184.pdf.txt5821ec9597fbb974239e43498d2e64f4MD52THUMBNAIL000664184.pdf.jpg000664184.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20680/3/000664184.pdf.jpg3583e7ebe737883958be5491bf08a887MD5310183/206802018-10-17 07:41:02.254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The learning of attention and pedagogic and informational subjectivities
title Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
spellingShingle Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
De Nardin, Maria Helena
Atenção
Aprendizagem
Subjetividade
Escola
Psicologia educacional
Relação professor-aluno
Processual learning
Pedagogic
Informational subjectivity
Inventive attention
Recognitive
title_short Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
title_full Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
title_fullStr Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
title_full_unstemmed Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
title_sort Aprendizagem da atenção e os modos de subjetivação pedagógica e informacional
author De Nardin, Maria Helena
author_facet De Nardin, Maria Helena
Sordi, Regina Orgler
author_role author
author2 Sordi, Regina Orgler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Nardin, Maria Helena
Sordi, Regina Orgler
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Aprendizagem
Subjetividade
Escola
Psicologia educacional
Relação professor-aluno
topic Atenção
Aprendizagem
Subjetividade
Escola
Psicologia educacional
Relação professor-aluno
Processual learning
Pedagogic
Informational subjectivity
Inventive attention
Recognitive
dc.subject.eng.fl_str_mv Processual learning
Pedagogic
Informational subjectivity
Inventive attention
Recognitive
description O presente artigo tem como objetivos precípuos: apresentar e discutir as formas de atenção e suas relações com a aprendizagem na contemporaneidade, buscando fazer aproximações com duas formas de construção subjetivas: a pedagógica e a informacional. Pretende-se apresentar, em seguimento, os resultados de um estudo piloto realizado em uma primeira série do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa foi estudar os modos de atenção dispensados por alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem e analisar seus desdobramentos. O estudo sugeriu que a sala de aula pode ser um espaço de aprendizagem de um modo de atenção aberto à invenção, a medida que se torna possível experimentar, principalmente, o acolhimento do inesperado, que surge num momento de ruptura do foco atencional, e a instalação de uma dinâmica de atuação comunicativo-dialógica-interacional, que implica na valorização do pensamento e do princípio de co-operação.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:16:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20680
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000664184
identifier_str_mv 0102-7182
000664184
url http://hdl.handle.net/10183/20680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2008), p. 53-61.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20680/1/000664184.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20680/2/000664184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20680/3/000664184.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79ea7ef65a178896211527705975b3a2
5821ec9597fbb974239e43498d2e64f4
3583e7ebe737883958be5491bf08a887
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224707881566208