A importância das mídias no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Marli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133866
Resumo: O presente trabalho tem como propósito investigar os espaços que as mídias ocupam nas práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas com alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através da fundamentação teórica, apresenta reflexões na direção de que a inclusão de alunos com deficiência intelectual requer mudanças na concepção de ensino aprendizagem, fazendo com que o professor, ao planejar suas aulas, considere a heterogeneidade dos alunos, que proponha diferentes métodos e recursos para propiciar aprendizagens com a finalidade de favorecer a construção do conhecimento. A inserção das mídias no cotidiano escolar oportuniza aprendizagem inovadora, contribuindo de maneira qualitativa para a construção de conhecimentos, influenciando na formação de opiniões e, acima de tudo, favorecendo a aprendizagem contínua tanto do professor quanto do aluno. A partir de uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, foram realizadas observações de práticas na sala de aula, pátio, refeitório, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática e entrevistas com as professoras do terceiro e quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Valentim no município de Progresso RS. A escolha das turmas para as observações justifica-se porque em ambas ocorre a presença de alunos com deficiência intelectual associada a quadros de autismo e baixa visão respectivamente. Os dois casos analisados, frequentam o Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncionais, semanalmente. Na entrevista, realizada com as professoras, elas expõem suas compreensões sobre planejamento, atividades, dificuldades e utilização das mídias no desenvolvimento de práticas de leitura e escrita. O planejamento considera os objetivos apresentados no plano individual de atendimento a serem desenvolvidos de acordo com o ritmo de cada aluno. Diante do que foi investigado, considera-se que as mídias são importantes para o processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual, por meio delas, é possível contextualizar a prática possibilitando melhorias na interação, participação e acesso ao conhecimento.
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A inserção das mídias no cotidiano escolar oportuniza aprendizagem inovadora, contribuindo de maneira qualitativa para a construção de conhecimentos, influenciando na formação de opiniões e, acima de tudo, favorecendo a aprendizagem contínua tanto do professor quanto do aluno. A partir de uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, foram realizadas observações de práticas na sala de aula, pátio, refeitório, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática e entrevistas com as professoras do terceiro e quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Valentim no município de Progresso RS. A escolha das turmas para as observações justifica-se porque em ambas ocorre a presença de alunos com deficiência intelectual associada a quadros de autismo e baixa visão respectivamente. Os dois casos analisados, frequentam o Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncionais, semanalmente. Na entrevista, realizada com as professoras, elas expõem suas compreensões sobre planejamento, atividades, dificuldades e utilização das mídias no desenvolvimento de práticas de leitura e escrita. O planejamento considera os objetivos apresentados no plano individual de atendimento a serem desenvolvidos de acordo com o ritmo de cada aluno. Diante do que foi investigado, considera-se que as mídias são importantes para o processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual, por meio delas, é possível contextualizar a prática possibilitando melhorias na interação, participação e acesso ao conhecimento.This study aims to investigate the spaces that the media take up the teaching of reading and writing practices developed with students with intellectual disabilities in the early years of elementary school. Through theoretical foundation, it presents reflections toward the inclusion of students with intellectual disabilities require changes in the design of teaching and learning, causing the teacher to plan your lessons, consider the heterogeneity of students, to propose different methods and resources to provide learning in order to favor the construction of knowledge. The insertion of the media in everyday school life gives opportunity innovative learning, contributing qualitatively to build knowledge, influencing the formation of opinions and, above all, promoting lifelong learning both the teacher and the student. From a methodological approach to qualitative research, practical observations were carried out in the classroom, courtyard, dining room, multi-purpose resource room, computer lab and interviews with teachers of the third and fourth year of the School of St. Valentine Elementary Education in the municipality of RS Progress. The choice of classes for the observations is justified because in both is the presence of students with intellectual disabilities associated with pictures of autism and low vision respectively. The two cases analyzed, attending the Educational Service specializes in multi-functional room features weekly. In the interview held with the teachers, they expose their understanding of planning, activities, difficulties and use of the media in the development of reading and writing practices. Planning considers the goals presented in the individual plan of care to be developed according to the pace of each student. On what has been investigated, it is considered that the media are important for the acquisition of reading and writing of students with intellectual disabilities, through them, you can contextualize the practice enabling improvements in the interaction, participation and access to knowledge.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Deficiência intelectualLeituraEscritaPrática pedagógicaMediaReadingWritingIntellectual disabilitiesA importância das mídias no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981838.pdf000981838.pdfTexto completoapplication/pdf570507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133866/1/000981838.pdfdddd8865a23d17053a99097c2c5176fbMD51TEXT000981838.pdf.txt000981838.pdf.txtExtracted Texttext/plain109613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133866/2/000981838.pdf.txt453e751c6018d116bbb92eb38a827fd2MD52THUMBNAIL000981838.pdf.jpg000981838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133866/3/000981838.pdf.jpga53e217ea3b7c6bf28a8e11eb7bce1bdMD5310183/1338662018-10-26 10:21:43.395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133866Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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