O tema da dualidade onda-partícula na educação profissional em radiologia médica a partir da simulação do interferômetro de Mach-Zehnder
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98890 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se a aplicação de uma proposta de introdução de tópicos de física moderna a estudantes de um curso técnico na área da saúde e a avaliação de um software tipo bancada virtual que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. A teoria sociointeracionista de Vygotsky e a ênfase curricular Ciência- Tecnologia-Sociedade foram tomados como referenciais. No âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez-se a aplicação de uma proposta de inovar a abordagem de tópicos como dualidade onda-partícula e fenômenos de interação da radiação com a matéria a uma turma de 32 alunos de um curso técnico em Radiologia Médica. A partir das observações e constatações em aula, pode-se dizer que o software possui todas as potencialidades que o tornam uma ferramenta muito útil no ensino e na aprendizagem de fundamentos de física quântica, levando os alunos a construírem conhecimentos e estabelecer a correlação destes com outros tópicos abordados durante o curso. |
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Netto, Jader da SilvaOstermann, FernandaPrado, Sandra Denise2014-07-29T02:04:59Z20111806-1117http://hdl.handle.net/10183/98890000792461Neste artigo apresenta-se a aplicação de uma proposta de introdução de tópicos de física moderna a estudantes de um curso técnico na área da saúde e a avaliação de um software tipo bancada virtual que simula o interferômetro de Mach-Zehnder. A teoria sociointeracionista de Vygotsky e a ênfase curricular Ciência- Tecnologia-Sociedade foram tomados como referenciais. No âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez-se a aplicação de uma proposta de inovar a abordagem de tópicos como dualidade onda-partícula e fenômenos de interação da radiação com a matéria a uma turma de 32 alunos de um curso técnico em Radiologia Médica. A partir das observações e constatações em aula, pode-se dizer que o software possui todas as potencialidades que o tornam uma ferramenta muito útil no ensino e na aprendizagem de fundamentos de física quântica, levando os alunos a construírem conhecimentos e estabelecer a correlação destes com outros tópicos abordados durante o curso.This paper presents the application of a proposal whose aim is to introduce topics of modern physics to stu- dents of a technical course in the field of health sciences and the evaluation of a virtual workbench-type software that simulates the Mach-Zehnder interferometer. The sociointeractionist theory of Vygotsky and the curricular emphasis Science-Technology-Society were taken as theoretical framework. The introduction of this proposed innovative approach to topics such as wave-particle duality and phenomena regarding the interaction of radiation with matter to a class of 32 students from technical course in Medical Radiology was executed during the course of a Professional Master's Degree in Physics Teaching at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). From the observations and ¯ndings in the classroom, one may say that this software has all the capabilities to render it a very useful tool in teaching and learning fundamentals of quantum physics, as well as lead students to construct knowledge and establish correlations with other topics explored during the course.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 33, n. 1 (jan./mar. 2011), 1401, 10 p.Ensino de física : Ensino técnicoDualidade onda-partículaInterferômetros de Mach-ZehnderRadiologiaProfessional education in medical radiologyWave-particle dualityMach-Zehnder interferometerO tema da dualidade onda-partícula na educação profissional em radiologia médica a partir da simulação do interferômetro de Mach-ZehnderThe topic of wave-particle duality in the professional training of medical radiology based on the simulation of Mach-Zender Interferometry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792461.pdf000792461.pdfTexto completoapplication/pdf553058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98890/1/000792461.pdf5cfac8a40ced03e625c8864a27d45fc8MD51TEXT000792461.pdf.txt000792461.pdf.txtExtracted Texttext/plain52251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98890/2/000792461.pdf.txt37f7d5f283b1b66c2fce5b50f358833aMD52THUMBNAIL000792461.pdf.jpg000792461.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98890/3/000792461.pdf.jpg123f9cc2654e1f3fd267213fcfe3ca52MD5310183/988902023-09-14 03:26:26.268477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98890Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:26:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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