A importância da leitura no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Delaine dos Reis de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37817
Resumo: Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.com
id UFRGS-2_b35ae5916873737a729a16e11c5883d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37817
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Delaine dos Reis deMeinerz, Carla Beatriz2012-03-23T01:20:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/37817000821719Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.comapplication/pdfporRelação escola-famíliaEnsino públicoLeitorFormaçãoLeituraLetramentoConstrução do conhecimentoA importância da leitura no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821719.pdf.txt000821719.pdf.txtExtracted Texttext/plain98789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/2/000821719.pdf.txtb97092ee927ddf2d383137b5955619beMD52ORIGINAL000821719.pdf000821719.pdfTexto completoapplication/pdf2049098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/1/000821719.pdf8fbc78888beb5750f2880455180fbbcbMD51THUMBNAIL000821719.pdf.jpg000821719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/3/000821719.pdf.jpg0addcf81af97231e3889deee499a2f53MD5310183/378172018-10-10 08:00:52.6oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da leitura no cotidiano escolar
title A importância da leitura no cotidiano escolar
spellingShingle A importância da leitura no cotidiano escolar
Oliveira, Delaine dos Reis de
Relação escola-família
Ensino público
Leitor
Formação
Leitura
Letramento
Construção do conhecimento
title_short A importância da leitura no cotidiano escolar
title_full A importância da leitura no cotidiano escolar
title_fullStr A importância da leitura no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A importância da leitura no cotidiano escolar
title_sort A importância da leitura no cotidiano escolar
author Oliveira, Delaine dos Reis de
author_facet Oliveira, Delaine dos Reis de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Delaine dos Reis de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Ensino público
Leitor
Formação
Leitura
Letramento
Construção do conhecimento
topic Relação escola-família
Ensino público
Leitor
Formação
Leitura
Letramento
Construção do conhecimento
description Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.com
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-23T01:20:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37817
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821719
url http://hdl.handle.net/10183/37817
identifier_str_mv 000821719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/2/000821719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/1/000821719.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/3/000821719.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b97092ee927ddf2d383137b5955619be
8fbc78888beb5750f2880455180fbbcb
0addcf81af97231e3889deee499a2f53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224424325644288