A importância da leitura no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37817 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.com |
id |
UFRGS-2_b35ae5916873737a729a16e11c5883d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37817 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Delaine dos Reis deMeinerz, Carla Beatriz2012-03-23T01:20:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/37817000821719Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.comapplication/pdfporRelação escola-famíliaEnsino públicoLeitorFormaçãoLeituraLetramentoConstrução do conhecimentoA importância da leitura no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000821719.pdf.txt000821719.pdf.txtExtracted Texttext/plain98789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/2/000821719.pdf.txtb97092ee927ddf2d383137b5955619beMD52ORIGINAL000821719.pdf000821719.pdfTexto completoapplication/pdf2049098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/1/000821719.pdf8fbc78888beb5750f2880455180fbbcbMD51THUMBNAIL000821719.pdf.jpg000821719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/3/000821719.pdf.jpg0addcf81af97231e3889deee499a2f53MD5310183/378172018-10-10 08:00:52.6oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37817Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:00:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
title |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
spellingShingle |
A importância da leitura no cotidiano escolar Oliveira, Delaine dos Reis de Relação escola-família Ensino público Leitor Formação Leitura Letramento Construção do conhecimento |
title_short |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
title_full |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
title_fullStr |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
title_sort |
A importância da leitura no cotidiano escolar |
author |
Oliveira, Delaine dos Reis de |
author_facet |
Oliveira, Delaine dos Reis de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Delaine dos Reis de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
contributor_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-família Ensino público Leitor Formação Leitura Letramento Construção do conhecimento |
topic |
Relação escola-família Ensino público Leitor Formação Leitura Letramento Construção do conhecimento |
description |
Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.com |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-23T01:20:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37817 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821719 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37817 |
identifier_str_mv |
000821719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/2/000821719.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/1/000821719.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37817/3/000821719.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b97092ee927ddf2d383137b5955619be 8fbc78888beb5750f2880455180fbbcb 0addcf81af97231e3889deee499a2f53 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224424325644288 |