Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Fernando
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Benigno, Glauber de Freitas, Guanais, Vinicius de Almeida, Santos, Larissa Medeiros Marinho dos, Maraschin, Cleci, Silva, Dener Luiz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277676
Resumo: O artigo expõe a proposta de criação de um jogo eletrônico como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Psicologia Escolar e Educacional e discute as possibilidades do uso de vídeo games em sala de aula. O jogo apresentado tem como objetivo simular atividades de uma escola, proporcionando uma vivência da prática do psicólogo escolar. Esta iniciativa baseia-se em princípios de ensino ancorados às práticas cognitivas deflagradas pelo uso crescente dos jogos eletrônicos no mundo contemporâneo. Argumentamos que, para a educação, as simulações dos vídeo games podem aproximar teoria e prática, o que propiciaria, ao aluno, condições para experimentar um modo de pensar e agir de acordo com o lhe é esperado dentro de seu campo de estudos.
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