Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/277676 |
Resumo: | O artigo expõe a proposta de criação de um jogo eletrônico como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Psicologia Escolar e Educacional e discute as possibilidades do uso de vídeo games em sala de aula. O jogo apresentado tem como objetivo simular atividades de uma escola, proporcionando uma vivência da prática do psicólogo escolar. Esta iniciativa baseia-se em princípios de ensino ancorados às práticas cognitivas deflagradas pelo uso crescente dos jogos eletrônicos no mundo contemporâneo. Argumentamos que, para a educação, as simulações dos vídeo games podem aproximar teoria e prática, o que propiciaria, ao aluno, condições para experimentar um modo de pensar e agir de acordo com o lhe é esperado dentro de seu campo de estudos. |
id |
UFRGS-2_b38864892e68d775069d8e26aa51d353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277676 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teles, FernandoBenigno, Glauber de FreitasGuanais, Vinicius de AlmeidaSantos, Larissa Medeiros Marinho dosMaraschin, CleciSilva, Dener Luiz da2024-08-29T06:35:48Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/277676000857558O artigo expõe a proposta de criação de um jogo eletrônico como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Psicologia Escolar e Educacional e discute as possibilidades do uso de vídeo games em sala de aula. O jogo apresentado tem como objetivo simular atividades de uma escola, proporcionando uma vivência da prática do psicólogo escolar. Esta iniciativa baseia-se em princípios de ensino ancorados às práticas cognitivas deflagradas pelo uso crescente dos jogos eletrônicos no mundo contemporâneo. Argumentamos que, para a educação, as simulações dos vídeo games podem aproximar teoria e prática, o que propiciaria, ao aluno, condições para experimentar um modo de pensar e agir de acordo com o lhe é esperado dentro de seu campo de estudos.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]Jogos educativosPsicologia escolarAtuação do psicólogoEducational gameSchool psychologyPsychologist’s practiceUm jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdicoAn educational video game for teaching school psychology : development of a ludic toolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000857558.pdf.txt000857558.pdf.txtExtracted Texttext/plain38463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277676/2/000857558.pdf.txt16fb94e2c7012bc8791ae41577af1d8bMD52ORIGINAL000857558.pdfTexto completoapplication/pdf158452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277676/1/000857558.pdf7b9c8807dabcd8d9bd1739f218694840MD5110183/2776762024-08-30 06:23:35.056134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277676Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-30T09:23:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An educational video game for teaching school psychology : development of a ludic tool |
title |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
spellingShingle |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico Teles, Fernando Jogos educativos Psicologia escolar Atuação do psicólogo Educational game School psychology Psychologist’s practice |
title_short |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
title_full |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
title_fullStr |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
title_full_unstemmed |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
title_sort |
Um jogo educativo para formação do psicólogo escolar : elaboração de um dispositivo lúdico |
author |
Teles, Fernando |
author_facet |
Teles, Fernando Benigno, Glauber de Freitas Guanais, Vinicius de Almeida Santos, Larissa Medeiros Marinho dos Maraschin, Cleci Silva, Dener Luiz da |
author_role |
author |
author2 |
Benigno, Glauber de Freitas Guanais, Vinicius de Almeida Santos, Larissa Medeiros Marinho dos Maraschin, Cleci Silva, Dener Luiz da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Fernando Benigno, Glauber de Freitas Guanais, Vinicius de Almeida Santos, Larissa Medeiros Marinho dos Maraschin, Cleci Silva, Dener Luiz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Psicologia escolar Atuação do psicólogo |
topic |
Jogos educativos Psicologia escolar Atuação do psicólogo Educational game School psychology Psychologist’s practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational game School psychology Psychologist’s practice |
description |
O artigo expõe a proposta de criação de um jogo eletrônico como ferramenta de aprendizagem para a disciplina de Psicologia Escolar e Educacional e discute as possibilidades do uso de vídeo games em sala de aula. O jogo apresentado tem como objetivo simular atividades de uma escola, proporcionando uma vivência da prática do psicólogo escolar. Esta iniciativa baseia-se em princípios de ensino ancorados às práticas cognitivas deflagradas pelo uso crescente dos jogos eletrônicos no mundo contemporâneo. Argumentamos que, para a educação, as simulações dos vídeo games podem aproximar teoria e prática, o que propiciaria, ao aluno, condições para experimentar um modo de pensar e agir de acordo com o lhe é esperado dentro de seu campo de estudos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-29T06:35:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/277676 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000857558 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000857558 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/277676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277676/2/000857558.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277676/1/000857558.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16fb94e2c7012bc8791ae41577af1d8b 7b9c8807dabcd8d9bd1739f218694840 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447863158636544 |