Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cyntia Mendes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bandeira, Cláudia de Moraes, Giacomoni, Claudia Hofheinz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199770
Resumo: Este estudo objetivou adaptar as Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) para uso em tablet e investigar evidências de validade da versão informatizada. Além disso, investigaram-se o nível de otimismo das crianças avaliadas e possíveis diferenças entre os sexos, tipos de escolas e cidades. O estudo foi realizado em duas etapas, informatização do instrumento e estudo de evidências de validade. Na primeira, participaram dois profissionais das Ciências da Computação, dois especialistas em Avaliação Psicológica e 10 crianças com características da amostra. Na segunda, a amostra foi composta por 238 crianças de quatro a 10 anos de idade (M = 7,24; DP = 1,6), sendo 133 crianças de Porto Alegre-RS e 105 de Teresina-PI de escolas públicas e privadas. A TAPOC-i apresentou consistência interna satisfatória e correlações significativas com os demais instrumentos. Identificou-se uma diferença significativa entre sexos. A análise fatorial confirmatória indicou que o modelo permaneceu unidimensional.
id UFRGS-2_b3a7346756916ff4babd955ab0bb9aa0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199770
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Cyntia Mendes deBandeira, Cláudia de MoraesGiacomoni, Claudia Hofheinz2019-09-26T03:44:57Z20191677-0471http://hdl.handle.net/10183/199770001100752Este estudo objetivou adaptar as Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) para uso em tablet e investigar evidências de validade da versão informatizada. Além disso, investigaram-se o nível de otimismo das crianças avaliadas e possíveis diferenças entre os sexos, tipos de escolas e cidades. O estudo foi realizado em duas etapas, informatização do instrumento e estudo de evidências de validade. Na primeira, participaram dois profissionais das Ciências da Computação, dois especialistas em Avaliação Psicológica e 10 crianças com características da amostra. Na segunda, a amostra foi composta por 238 crianças de quatro a 10 anos de idade (M = 7,24; DP = 1,6), sendo 133 crianças de Porto Alegre-RS e 105 de Teresina-PI de escolas públicas e privadas. A TAPOC-i apresentou consistência interna satisfatória e correlações significativas com os demais instrumentos. Identificou-se uma diferença significativa entre sexos. A análise fatorial confirmatória indicou que o modelo permaneceu unidimensional.This study aimed to adapt the Optimism Predictor Task in Children (TAPOC) into a to use in tablet and to investigate validity evidence of the computer-based version. Besides, sought to assess the optimism level of accessed children and possible differences between sex, type of school and cities. The study was carried out in two steps, computerization of the instrument and study of validity evidence. In the first, two professionals of Computer Science participated, two experts in Psychological Assessment and ten children with sample characteristics. In the second, the sample was composed by 238 children aged four to 10 years (M = 7.24, SD = 1.6), 133 from Porto Alegre-RS and 105 from Teresina-PI of public and private schools. The TAPOC-i showed satisfactory internal consistency (0.72) and significant correlations with other measures. It was identified a significant difference between sexs. Confirmatory factor analyze indicated that the model remained one dimensional.Este estúdio objetivó adaptar las Tareas Predictoras de Optimismo en niños (TAPOC) para uso en tablets e investigar evidencias de validez de la versión informatizada. Además, se investigó el nivel de optimismo de los niños evaluados y posibles diferencias entre el sexo, tipos de escuelas y ciudades. El estudio fue realizado en dos etapas, informatización del instrumento y estudio de evidencias de validez. En la primera, participaron dos profesionales de Ciencias Informáticas, dos especialistas en Evaluación Psicológica y 10 niños con características de la muestra. En la segunda, la muestra fue compuesta por 238 niños de cuatro a 10 años de edad (X = 7,24, DS = 1,6), siendo 133 niños de Porto Alegre-RS y 105 de Teresina-PI de escuelas públicas y privadas. En conclusión, TAPOC-i presentó consistencia interna satisfactoria y correlaciones significativas con los demás instrumentos. Se identificó una diferencia significativa entre los sexos. Un análisis factorial confirmatorio indicó que el modelo permaneció unidimensional.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun 2019), p. 183-191Validade dos testesOtimismoCriançaAdaptaçãoOptimismComputerized instrumentChildrenTAPOCOptimismoInstrumento informatizadoNiñosInformatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOCComputerization and validation of optimism predictor tasks in children (TAPOC) instrument Informatización y validación del instrumento tareas predictoras de optimismo en niños (TAPOC) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100752.pdf.txt001100752.pdf.txtExtracted Texttext/plain47576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199770/2/001100752.pdf.txtb7e94e11a401baa9f6e6c89749e9ef1bMD52ORIGINAL001100752.pdfTexto completoapplication/pdf169045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199770/1/001100752.pdf35f81ec37fe79fc5848ea415bc46de10MD5110183/1997702019-09-27 03:45:07.102794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:45:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Computerization and validation of optimism predictor tasks in children (TAPOC) instrument
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Informatización y validación del instrumento tareas predictoras de optimismo en niños (TAPOC)
title Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
spellingShingle Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
Oliveira, Cyntia Mendes de
Validade dos testes
Otimismo
Criança
Adaptação
Optimism
Computerized instrument
Children
TAPOC
Optimismo
Instrumento informatizado
Niños
title_short Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
title_full Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
title_fullStr Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
title_full_unstemmed Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
title_sort Informatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOC
author Oliveira, Cyntia Mendes de
author_facet Oliveira, Cyntia Mendes de
Bandeira, Cláudia de Moraes
Giacomoni, Claudia Hofheinz
author_role author
author2 Bandeira, Cláudia de Moraes
Giacomoni, Claudia Hofheinz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cyntia Mendes de
Bandeira, Cláudia de Moraes
Giacomoni, Claudia Hofheinz
dc.subject.por.fl_str_mv Validade dos testes
Otimismo
Criança
Adaptação
topic Validade dos testes
Otimismo
Criança
Adaptação
Optimism
Computerized instrument
Children
TAPOC
Optimismo
Instrumento informatizado
Niños
dc.subject.eng.fl_str_mv Optimism
Computerized instrument
Children
TAPOC
dc.subject.spa.fl_str_mv Optimismo
Instrumento informatizado
Niños
description Este estudo objetivou adaptar as Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) para uso em tablet e investigar evidências de validade da versão informatizada. Além disso, investigaram-se o nível de otimismo das crianças avaliadas e possíveis diferenças entre os sexos, tipos de escolas e cidades. O estudo foi realizado em duas etapas, informatização do instrumento e estudo de evidências de validade. Na primeira, participaram dois profissionais das Ciências da Computação, dois especialistas em Avaliação Psicológica e 10 crianças com características da amostra. Na segunda, a amostra foi composta por 238 crianças de quatro a 10 anos de idade (M = 7,24; DP = 1,6), sendo 133 crianças de Porto Alegre-RS e 105 de Teresina-PI de escolas públicas e privadas. A TAPOC-i apresentou consistência interna satisfatória e correlações significativas com os demais instrumentos. Identificou-se uma diferença significativa entre sexos. A análise fatorial confirmatória indicou que o modelo permaneceu unidimensional.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T03:44:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199770
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-0471
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100752
identifier_str_mv 1677-0471
001100752
url http://hdl.handle.net/10183/199770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun 2019), p. 183-191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199770/2/001100752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199770/1/001100752.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7e94e11a401baa9f6e6c89749e9ef1b
35f81ec37fe79fc5848ea415bc46de10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224975746596864