Considerações neurológicas sobre o ritmo no sapateado americano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157229 |
Resumo: | Este estudo aborda os achados neurocientíficos pertinentes à compreensão do Sapateado Americano. Para tanto, utiliza-se de revisão narrativa de literatura, uma vez que vale-se de pesquisas anteriormente realizadas relevantes ao tema. Inicialmente estabelecidas considerações neuroanatômicas e neurofuncionais, delimitamos os parâmetros perceptivos (intensidade, altura, contorno, duração ou ritmo, andamento, timbre, localização espacial e reverberação) e os chamados “conceitos mais elevados” (métrica, tonalidade, melodia e harmonia) na compreensão do processamento neurológico musical. Destacando o parâmetro ritmo, diferenciamos os ritmos métricos simples, métricos complexos e não métricos; compreendemos a relação entre ritmo e pulso musical, e o conceito de segregação funcional para a atribuição de importância neurofuncional no processamento do ritmo. As relações de controle motor dos membros inferiores e as similaridades dos efeitos do treinamento em músicos e bailarinos permite a analogia do sapateador com o músico que toca um instrumento. Afinal, vislumbramos formas de aplicação destes conhecimentos na docência do Sapateado Americano. |
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Schlichting, Camila CostamilanGavioli, Izabela Lucchese2017-04-28T02:23:07Z2016http://hdl.handle.net/10183/157229001017157Este estudo aborda os achados neurocientíficos pertinentes à compreensão do Sapateado Americano. Para tanto, utiliza-se de revisão narrativa de literatura, uma vez que vale-se de pesquisas anteriormente realizadas relevantes ao tema. Inicialmente estabelecidas considerações neuroanatômicas e neurofuncionais, delimitamos os parâmetros perceptivos (intensidade, altura, contorno, duração ou ritmo, andamento, timbre, localização espacial e reverberação) e os chamados “conceitos mais elevados” (métrica, tonalidade, melodia e harmonia) na compreensão do processamento neurológico musical. Destacando o parâmetro ritmo, diferenciamos os ritmos métricos simples, métricos complexos e não métricos; compreendemos a relação entre ritmo e pulso musical, e o conceito de segregação funcional para a atribuição de importância neurofuncional no processamento do ritmo. As relações de controle motor dos membros inferiores e as similaridades dos efeitos do treinamento em músicos e bailarinos permite a analogia do sapateador com o músico que toca um instrumento. Afinal, vislumbramos formas de aplicação destes conhecimentos na docência do Sapateado Americano.This study addresses the neuroscientific findings pertinent to understanding the Tap dancing. It was performed through a narrative review of literature, valuing previous researches relevant to the topic. Initially, neuroanatomic and neurofunctional considerations were established; then we delimited the perceptual parameters (intensity, height, contour, duration or rhythm, tempo, timbre, spatial localization and reverberation) and the so-called "higher concepts" (metric, tonality, melody and harmony) of musical neurological processing. Highlighting the parameter rhythm, we distinguished the simple metric, complex metric and non metric rhythms. We approached the relation between rhythm and musical pulse, and the concept of functional segregation for the attribution of neurofunctional importance in rhythm processing. The motor control relationships of the lower limbs and the similarities of the training effects on musicians and dancers allowed the analogy of the tap dancer to the musician who plays an instrument. After all, we glimpsed ways of applying this knowledge in teaching the Tap dancing.application/pdfporSapateado americanoNeurociênciasRitmoTap DancingRhythmNeuroscience of DanceConsiderações neurológicas sobre o ritmo no sapateado americanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017157.pdf001017157.pdfTexto completoapplication/pdf1249244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157229/1/001017157.pdfa432dce82ce81d887297ab7b640ae77dMD51TEXT001017157.pdf.txt001017157.pdf.txtExtracted Texttext/plain112798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157229/2/001017157.pdf.txt2dcf171fc0039cbeec8f5bed23b07d0aMD52THUMBNAIL001017157.pdf.jpg001017157.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157229/3/001017157.pdf.jpg7903f911b7e9d301a390221b78b15333MD5310183/1572292018-10-29 08:51:58.617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:51:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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