Considerações neurológicas sobre o ritmo no sapateado americano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlichting, Camila Costamilan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157229
Resumo: Este estudo aborda os achados neurocientíficos pertinentes à compreensão do Sapateado Americano. Para tanto, utiliza-se de revisão narrativa de literatura, uma vez que vale-se de pesquisas anteriormente realizadas relevantes ao tema. Inicialmente estabelecidas considerações neuroanatômicas e neurofuncionais, delimitamos os parâmetros perceptivos (intensidade, altura, contorno, duração ou ritmo, andamento, timbre, localização espacial e reverberação) e os chamados “conceitos mais elevados” (métrica, tonalidade, melodia e harmonia) na compreensão do processamento neurológico musical. Destacando o parâmetro ritmo, diferenciamos os ritmos métricos simples, métricos complexos e não métricos; compreendemos a relação entre ritmo e pulso musical, e o conceito de segregação funcional para a atribuição de importância neurofuncional no processamento do ritmo. As relações de controle motor dos membros inferiores e as similaridades dos efeitos do treinamento em músicos e bailarinos permite a analogia do sapateador com o músico que toca um instrumento. Afinal, vislumbramos formas de aplicação destes conhecimentos na docência do Sapateado Americano.
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