Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Bernardo Alvarez
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258589
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e justificativa, seguindo com a definição do problema e dos objetivos geral e específicos. Também foi realizada a fundamentação teórica, envolvendo os tópicos ansiedade, design visual e game design. Após compreender melhor o problema, foi definida uma metodologia apropriada para o projeto e feito o levantamento de informações, que envolveu análise de similares, entrevistas com profissionais da psicologia e psiquiatria e aplicação de questionário com o público-alvo. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e requisitos dos usuários, o que possibilitou a definição dos requisitos do projeto, essenciais para o restante do trabalho. Na segunda parte, foi definido o conceito do projeto, que serviu para guiar as etapas de geração e seleção de alternativas e o desenvolvimento de um protótipo jogável. Por fim, foram realizados testes com usuários e ajustes finais para disponibilização gratuita do protótipo.
id UFRGS-2_b51279697c16dbe0e3f252a48a259ba0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258589
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Braga, Bernardo AlvarezFragoso, Suely Dadalti2023-05-26T03:29:42Z2023http://hdl.handle.net/10183/258589001169589Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e justificativa, seguindo com a definição do problema e dos objetivos geral e específicos. Também foi realizada a fundamentação teórica, envolvendo os tópicos ansiedade, design visual e game design. Após compreender melhor o problema, foi definida uma metodologia apropriada para o projeto e feito o levantamento de informações, que envolveu análise de similares, entrevistas com profissionais da psicologia e psiquiatria e aplicação de questionário com o público-alvo. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e requisitos dos usuários, o que possibilitou a definição dos requisitos do projeto, essenciais para o restante do trabalho. Na segunda parte, foi definido o conceito do projeto, que serviu para guiar as etapas de geração e seleção de alternativas e o desenvolvimento de um protótipo jogável. Por fim, foram realizados testes com usuários e ajustes finais para disponibilização gratuita do protótipo.This work consists of the development of a digital game that helps to alleviate anxiety, aimed at people aged between 18 and 34 years. The first part of the work began with the contextualization of the theme and justification, followed by the definition of the problem and the general and specific objectives. Theoretical foundation was also carried out, involving the topics anxiety, visual design and game design. After better understanding the problem, an appropriate methodology for the project was defined the information was collected, which involved analysis of similar games, interviews with psychology and psychiatry professionals and the application of a questionnaire with the target audience. From the information collected, it was possible to identify the needs and requirements of the users, which made it possible to define the project requirements, essential for the rest of the work. In the second part, the concept of the project was defined, which served to guide the stages of generation and selection of alternatives and the development of a playable prototype. Finally, tests were carried out with users and final adjustments have been made for the free availability of the prototype.application/pdfporDesign gráficoDesign de jogosJogosAnsiedadeGamesAnxietyGame designCapi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169589.pdf.txt001169589.pdf.txtExtracted Texttext/plain151405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/2/001169589.pdf.txt3ac418b70f9547f3eb73aca242835148MD52ORIGINAL001169589.pdfTexto completoapplication/pdf1776307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/1/001169589.pdf01ee30b5c64fff9a2ecdc80fea2bda0bMD5110183/2585892023-05-27 03:41:45.042146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T06:41:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
title Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
spellingShingle Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
Braga, Bernardo Alvarez
Design gráfico
Design de jogos
Jogos
Ansiedade
Games
Anxiety
Game design
title_short Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
title_full Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
title_fullStr Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
title_full_unstemmed Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
title_sort Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
author Braga, Bernardo Alvarez
author_facet Braga, Bernardo Alvarez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Bernardo Alvarez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
contributor_str_mv Fragoso, Suely Dadalti
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Design de jogos
Jogos
Ansiedade
topic Design gráfico
Design de jogos
Jogos
Ansiedade
Games
Anxiety
Game design
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Anxiety
Game design
description Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e justificativa, seguindo com a definição do problema e dos objetivos geral e específicos. Também foi realizada a fundamentação teórica, envolvendo os tópicos ansiedade, design visual e game design. Após compreender melhor o problema, foi definida uma metodologia apropriada para o projeto e feito o levantamento de informações, que envolveu análise de similares, entrevistas com profissionais da psicologia e psiquiatria e aplicação de questionário com o público-alvo. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e requisitos dos usuários, o que possibilitou a definição dos requisitos do projeto, essenciais para o restante do trabalho. Na segunda parte, foi definido o conceito do projeto, que serviu para guiar as etapas de geração e seleção de alternativas e o desenvolvimento de um protótipo jogável. Por fim, foram realizados testes com usuários e ajustes finais para disponibilização gratuita do protótipo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-26T03:29:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258589
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169589
url http://hdl.handle.net/10183/258589
identifier_str_mv 001169589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/2/001169589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/1/001169589.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ac418b70f9547f3eb73aca242835148
01ee30b5c64fff9a2ecdc80fea2bda0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224659835813888