Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258589 |
Resumo: | Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e justificativa, seguindo com a definição do problema e dos objetivos geral e específicos. Também foi realizada a fundamentação teórica, envolvendo os tópicos ansiedade, design visual e game design. Após compreender melhor o problema, foi definida uma metodologia apropriada para o projeto e feito o levantamento de informações, que envolveu análise de similares, entrevistas com profissionais da psicologia e psiquiatria e aplicação de questionário com o público-alvo. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e requisitos dos usuários, o que possibilitou a definição dos requisitos do projeto, essenciais para o restante do trabalho. Na segunda parte, foi definido o conceito do projeto, que serviu para guiar as etapas de geração e seleção de alternativas e o desenvolvimento de um protótipo jogável. Por fim, foram realizados testes com usuários e ajustes finais para disponibilização gratuita do protótipo. |
id |
UFRGS-2_b51279697c16dbe0e3f252a48a259ba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258589 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Braga, Bernardo AlvarezFragoso, Suely Dadalti2023-05-26T03:29:42Z2023http://hdl.handle.net/10183/258589001169589Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e justificativa, seguindo com a definição do problema e dos objetivos geral e específicos. Também foi realizada a fundamentação teórica, envolvendo os tópicos ansiedade, design visual e game design. Após compreender melhor o problema, foi definida uma metodologia apropriada para o projeto e feito o levantamento de informações, que envolveu análise de similares, entrevistas com profissionais da psicologia e psiquiatria e aplicação de questionário com o público-alvo. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e requisitos dos usuários, o que possibilitou a definição dos requisitos do projeto, essenciais para o restante do trabalho. Na segunda parte, foi definido o conceito do projeto, que serviu para guiar as etapas de geração e seleção de alternativas e o desenvolvimento de um protótipo jogável. Por fim, foram realizados testes com usuários e ajustes finais para disponibilização gratuita do protótipo.This work consists of the development of a digital game that helps to alleviate anxiety, aimed at people aged between 18 and 34 years. The first part of the work began with the contextualization of the theme and justification, followed by the definition of the problem and the general and specific objectives. Theoretical foundation was also carried out, involving the topics anxiety, visual design and game design. After better understanding the problem, an appropriate methodology for the project was defined the information was collected, which involved analysis of similar games, interviews with psychology and psychiatry professionals and the application of a questionnaire with the target audience. From the information collected, it was possible to identify the needs and requirements of the users, which made it possible to define the project requirements, essential for the rest of the work. In the second part, the concept of the project was defined, which served to guide the stages of generation and selection of alternatives and the development of a playable prototype. Finally, tests were carried out with users and final adjustments have been made for the free availability of the prototype.application/pdfporDesign gráficoDesign de jogosJogosAnsiedadeGamesAnxietyGame designCapi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169589.pdf.txt001169589.pdf.txtExtracted Texttext/plain151405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/2/001169589.pdf.txt3ac418b70f9547f3eb73aca242835148MD52ORIGINAL001169589.pdfTexto completoapplication/pdf1776307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/1/001169589.pdf01ee30b5c64fff9a2ecdc80fea2bda0bMD5110183/2585892023-05-27 03:41:45.042146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T06:41:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
title |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
spellingShingle |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade Braga, Bernardo Alvarez Design gráfico Design de jogos Jogos Ansiedade Games Anxiety Game design |
title_short |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
title_full |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
title_fullStr |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
title_full_unstemmed |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
title_sort |
Capi calma : jogo digital para auxiliar na amenização da ansiedade |
author |
Braga, Bernardo Alvarez |
author_facet |
Braga, Bernardo Alvarez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Bernardo Alvarez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
contributor_str_mv |
Fragoso, Suely Dadalti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Design de jogos Jogos Ansiedade |
topic |
Design gráfico Design de jogos Jogos Ansiedade Games Anxiety Game design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games Anxiety Game design |
description |
Este trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo digital que auxilie na amenização da ansiedade, voltado para pessoas com idade entre 18 e 34 anos. A primeira parte do trabalho iniciou com a contextualização do tema e justificativa, seguindo com a definição do problema e dos objetivos geral e específicos. Também foi realizada a fundamentação teórica, envolvendo os tópicos ansiedade, design visual e game design. Após compreender melhor o problema, foi definida uma metodologia apropriada para o projeto e feito o levantamento de informações, que envolveu análise de similares, entrevistas com profissionais da psicologia e psiquiatria e aplicação de questionário com o público-alvo. A partir das informações coletadas, foi possível identificar as necessidades e requisitos dos usuários, o que possibilitou a definição dos requisitos do projeto, essenciais para o restante do trabalho. Na segunda parte, foi definido o conceito do projeto, que serviu para guiar as etapas de geração e seleção de alternativas e o desenvolvimento de um protótipo jogável. Por fim, foram realizados testes com usuários e ajustes finais para disponibilização gratuita do protótipo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-26T03:29:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258589 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169589 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258589 |
identifier_str_mv |
001169589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/2/001169589.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258589/1/001169589.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ac418b70f9547f3eb73aca242835148 01ee30b5c64fff9a2ecdc80fea2bda0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224659835813888 |