A pauta é sexo: análise do discurso sobre sexualidade feminina na seção “sexo” no site da revista Marie Claire Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tessuto, Luísa Agra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253750
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como a revista Marie Claire Brasil constrói o discurso sobre sexualidade feminina na seção “Sexo” de seu site . Para alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos de diferentes gêneros publicados na página no período de 2020 a 2022, que compuseram o corpus do trabalho. A partir da metodologia da Análise de Discurso (AD) francesa, foram identificadas cinco Formações Discursivas (FD) presentes nos textos analisados: Jornalística, Erótica, Científica, Feminista e Publicitária, nessa ordem de predominância. Assim, como resultado da pesquisa, é possível afirmar que, no contexto contemporâneo, a revista constrói o discurso sobre sexualidade feminina a partir de um forte interdiscurso entre essas FDs, fazendo, em algumas situações, que uma fortaleça as outras. Percebe-se que os discursos erótico e científico são marcas da contemporaneidade fortalecidas pelo discurso feminista. Por outro lado, o discurso publicitário, por vezes, enfraquece a credibilidade da FD Jornalística e mantém a mulher em uma posição submissa e de perda identitária.
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