Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198486 |
Resumo: | Depressão, ansiedade e estresse são sintomas altamente incapacitantes, com uma incidência recorde em nossa sociedade. Estudantes universitários são, particularmente, uma população sob risco: são, em sua maioria, jovens passando por diversas mudanças que ocorrem devido ao início da vida adulta e fazendo a transição para um ambiente competitivo e desafiador, o da universidade. Nesse trabalho, propõe-se o estudo dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse de estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi efetuada uma coleta de dados de 113 estudantes de graduação do Instituto de Informática da UFRGS. Os alunos responderam a três questionários: à ferramenta de rastreio DASS-21, a um questionário de fatores sociais e de risco e a outro sobre o ambiente acadêmico do INF e da Escola de Engenharia. Os dados obtidos foram analisados considerando a ausência (escore Normal no DASS) ou presença (demais classificações) de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Os fatores sociais e de risco tiveram sua associação validada por meio do Teste Qui-Quadrado e do Teste Exato de Fisher, considerando um nível de significância inferior a 0,05. As razões de possibilidades foram calculadas para cada resposta dos fatores significantes a fim de determinar as variáveis mais correlacionadas. A prevalência de sintomas brandos a muito graves encontrados foi de 77% para depressão e 56,6% para ansiedade e estresse. Os resultados indicam uma alta associação da qualidade do sono (p = 0,003 para depressão e p = 0,000 para ansiedade e estresse) e da frequência de episódios de depressão (p = 0,000) com os três sintomas; da qualidade dos relacionamentos familiares (p = 0,010) e de considerar a desistência do curso (p = 0,002) com depressão; do sexo (p = 0,013) e da identidade de gênero (p = 0,001) com ansiedade; e de ter procurado auxílio (p = 0,000 e p = 0,007, respectivamente) ou fazer acompanhamento psicológico (p = 0,001 e p = 0,010, respectivamente) com ansiedade e depressão. 84,1% dos estudantes considera que o Instituto de Informática não está oferecendo suporte a estudantes que passam por episódios desses sintomas e 91,2% acredita que existam fatores no INF associados a esses episódios. Os resultados desse estudo indicam a alta prevalência dos sintomas e indicam a necessidade de ações que possibilitem um acompanhamento maior da saúde mental dos estudantes, a fim de melhorar sua qualidade de vida. |
id |
UFRGS-2_b5a2b08223c849070072d1d180a30cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198486 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Guilherme Wieczorek Pinto dosBarone, Dante Augusto Couto2019-08-29T02:34:29Z2019http://hdl.handle.net/10183/198486001098601Depressão, ansiedade e estresse são sintomas altamente incapacitantes, com uma incidência recorde em nossa sociedade. Estudantes universitários são, particularmente, uma população sob risco: são, em sua maioria, jovens passando por diversas mudanças que ocorrem devido ao início da vida adulta e fazendo a transição para um ambiente competitivo e desafiador, o da universidade. Nesse trabalho, propõe-se o estudo dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse de estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi efetuada uma coleta de dados de 113 estudantes de graduação do Instituto de Informática da UFRGS. Os alunos responderam a três questionários: à ferramenta de rastreio DASS-21, a um questionário de fatores sociais e de risco e a outro sobre o ambiente acadêmico do INF e da Escola de Engenharia. Os dados obtidos foram analisados considerando a ausência (escore Normal no DASS) ou presença (demais classificações) de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Os fatores sociais e de risco tiveram sua associação validada por meio do Teste Qui-Quadrado e do Teste Exato de Fisher, considerando um nível de significância inferior a 0,05. As razões de possibilidades foram calculadas para cada resposta dos fatores significantes a fim de determinar as variáveis mais correlacionadas. A prevalência de sintomas brandos a muito graves encontrados foi de 77% para depressão e 56,6% para ansiedade e estresse. Os resultados indicam uma alta associação da qualidade do sono (p = 0,003 para depressão e p = 0,000 para ansiedade e estresse) e da frequência de episódios de depressão (p = 0,000) com os três sintomas; da qualidade dos relacionamentos familiares (p = 0,010) e de considerar a desistência do curso (p = 0,002) com depressão; do sexo (p = 0,013) e da identidade de gênero (p = 0,001) com ansiedade; e de ter procurado auxílio (p = 0,000 e p = 0,007, respectivamente) ou fazer acompanhamento psicológico (p = 0,001 e p = 0,010, respectivamente) com ansiedade e depressão. 84,1% dos estudantes considera que o Instituto de Informática não está oferecendo suporte a estudantes que passam por episódios desses sintomas e 91,2% acredita que existam fatores no INF associados a esses episódios. Os resultados desse estudo indicam a alta prevalência dos sintomas e indicam a necessidade de ações que possibilitem um acompanhamento maior da saúde mental dos estudantes, a fim de melhorar sua qualidade de vida.Depression, anxiety and stress are highly incapacitating symptoms in an all time high in our society. Undergraduate students are, particularly, a population under risk: they are, in its majority, young adults experiencing important changes that come with adult life while also making the transition to a much challenging and competitive environment, the university. In this work, we propose the study of depression, anxiety and stress symptoms of Computer Science and Computer Engineering students from the Federal University of Rio Grande do Sul. A survey was performed, with the participation of 113 undergraduate students from the Informatics Institute. The students answered 3 questionnaires: the screening test DASS-21, a social and risk factors one and another one focused on the environment of INF and the School of Engineering. All data obtained was analysed according to having symptoms of depression, anxiety and stress or not having them (Normal score on DASS classification). Social and risk factor had their association with the symptoms tested through the Chi-Square Test and Fisher’s Exact Test, determining a significance level below 0.05. The Odds Ratio were calculated for each answer for the significant factors, with the goal of finding which variables were more correlated. The prevalence of symptoms was 77.0% for depression and 56.6% for both anxiety and stress. The results showed a high association between sleep quality (p = 0,003 for depression and p = 0,000 for both anxiety and stress) and frequency of depression episodes (p = 0,000) with the three symptoms; family relations quality (p = 0,010) and to consider abandoning the course (p = 0,002) with depression; gender (p = 0,013 and gender identity (p = 0,001) with anxiety; doing (p = 0,000 and p = 0,007, respectively) or having sought psychological counselling (p = 0,001 and p = 0,010, respectively) with both depression and anxiety. 84.1% of the students believe that the Informatics Institute is not offering the necessary support for those who suffer from those symptoms and 91.2% thinks there are factors in INF’s environment associated to those symptoms. The results showed a high prevalence of depression, anxiety and stress and emphasize the need for actions to provide a greater care for the mental health of the students, with the purpose of improving their well being.application/pdfporInformática médicaSaúde mentalQualidade de vidaCiência da computaçãoDepressionUFRGSStressAnxietyAnálise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do SulAnalysis of mental health in undergraduate students of the Informatics Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia de Computaçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098601.pdf.txt001098601.pdf.txtExtracted Texttext/plain88474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198486/2/001098601.pdf.txtfbfc6352dd3622831b8a19ebe04a439eMD52ORIGINAL001098601.pdfTexto completoapplication/pdf236220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198486/1/001098601.pdfd580ab6bb4f1d7613d2bd5e6273bfd0fMD5110183/1984862024-08-01 06:39:57.423841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-01T09:39:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of mental health in undergraduate students of the Informatics Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul |
title |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Santos, Guilherme Wieczorek Pinto dos Informática médica Saúde mental Qualidade de vida Ciência da computação Depression UFRGS Stress Anxiety |
title_short |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Análise da saúde mental em estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Santos, Guilherme Wieczorek Pinto dos |
author_facet |
Santos, Guilherme Wieczorek Pinto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Guilherme Wieczorek Pinto dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barone, Dante Augusto Couto |
contributor_str_mv |
Barone, Dante Augusto Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática médica Saúde mental Qualidade de vida Ciência da computação |
topic |
Informática médica Saúde mental Qualidade de vida Ciência da computação Depression UFRGS Stress Anxiety |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Depression UFRGS Stress Anxiety |
description |
Depressão, ansiedade e estresse são sintomas altamente incapacitantes, com uma incidência recorde em nossa sociedade. Estudantes universitários são, particularmente, uma população sob risco: são, em sua maioria, jovens passando por diversas mudanças que ocorrem devido ao início da vida adulta e fazendo a transição para um ambiente competitivo e desafiador, o da universidade. Nesse trabalho, propõe-se o estudo dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse de estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi efetuada uma coleta de dados de 113 estudantes de graduação do Instituto de Informática da UFRGS. Os alunos responderam a três questionários: à ferramenta de rastreio DASS-21, a um questionário de fatores sociais e de risco e a outro sobre o ambiente acadêmico do INF e da Escola de Engenharia. Os dados obtidos foram analisados considerando a ausência (escore Normal no DASS) ou presença (demais classificações) de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Os fatores sociais e de risco tiveram sua associação validada por meio do Teste Qui-Quadrado e do Teste Exato de Fisher, considerando um nível de significância inferior a 0,05. As razões de possibilidades foram calculadas para cada resposta dos fatores significantes a fim de determinar as variáveis mais correlacionadas. A prevalência de sintomas brandos a muito graves encontrados foi de 77% para depressão e 56,6% para ansiedade e estresse. Os resultados indicam uma alta associação da qualidade do sono (p = 0,003 para depressão e p = 0,000 para ansiedade e estresse) e da frequência de episódios de depressão (p = 0,000) com os três sintomas; da qualidade dos relacionamentos familiares (p = 0,010) e de considerar a desistência do curso (p = 0,002) com depressão; do sexo (p = 0,013) e da identidade de gênero (p = 0,001) com ansiedade; e de ter procurado auxílio (p = 0,000 e p = 0,007, respectivamente) ou fazer acompanhamento psicológico (p = 0,001 e p = 0,010, respectivamente) com ansiedade e depressão. 84,1% dos estudantes considera que o Instituto de Informática não está oferecendo suporte a estudantes que passam por episódios desses sintomas e 91,2% acredita que existam fatores no INF associados a esses episódios. Os resultados desse estudo indicam a alta prevalência dos sintomas e indicam a necessidade de ações que possibilitem um acompanhamento maior da saúde mental dos estudantes, a fim de melhorar sua qualidade de vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T02:34:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198486 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098601 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198486 |
identifier_str_mv |
001098601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198486/2/001098601.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198486/1/001098601.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fbfc6352dd3622831b8a19ebe04a439e d580ab6bb4f1d7613d2bd5e6273bfd0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447247930785792 |