Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159597 |
Resumo: | O modal rodoviário exerce grande influência na economia brasileira. A malha rodoviária é responsável por mais da metade da movimentação anual de cargas e passageiros em território nacional. A execução de novas obras de arte especiais, ou pontes e viadutos, é seguidamente alvo de campanha eleitoral, porém a manutenção e conservação das OAEs já construídas têm ficado em segundo plano. Muitas dessas estruturas já se encontram perto do final ou além da sua vida útil de projeto. Efeitos individuais de fadiga e corrosão causam danos agressivos aos materiais que compõe o concreto armado. No entanto, quando se verifica a ocorrência associada dessas manifestações patológicas, podem ocorrer prejuízos ainda maiores a estrutura como um todo. O desgaste de um material sob a ação conjunta de corrosão e cargas cíclicas é definido como corrosão-fadiga. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a perda de resistência mecânica de vigas de concreto armado, submetidas a efeitos de fadiga e corrosão desassociados ou/e em conjunto, visando uma comparação entre os resultados. Ao todo foram moldadas oito vigas. Duas delas serviram como testemunho, ou seja, são vigas sãs sem qualquer manifestação patológica. Duas vigas foram submetidas a ensaios de corrosão acelerada. Outras duas foram submetidas a ensaios de fadiga e as vigas restantes foram então submetidas a ensaios de corrosão e fadiga. Foi observado que as vigas fatigadas apresentaram um comportamento semelhante aos testemunhos, apesar de apresentar um deslocamento vertical mais acentuado. Quando se comparam as vigas testemunhos com as corroídas, percebe-se uma baixa redução da carga de ruptura e aumento do deslocamento vertical de 27% nas vigas com perda de massa de 14% e de 40% nas vigas com perda de massa de 9%. No entanto, quando combinados os dois efeitos, a capacidade portante das vigas diminuiu mais que 50%, o que indica um efeito sinérgico muito influente e que não pode ser desconsiderado. |
id |
UFRGS-2_b5ae9bc3d6703a89af1e642e09c942dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159597 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stein, Kássio JoeGraeff, Ângela Gaio2017-06-15T02:33:05Z2016http://hdl.handle.net/10183/159597001019417O modal rodoviário exerce grande influência na economia brasileira. A malha rodoviária é responsável por mais da metade da movimentação anual de cargas e passageiros em território nacional. A execução de novas obras de arte especiais, ou pontes e viadutos, é seguidamente alvo de campanha eleitoral, porém a manutenção e conservação das OAEs já construídas têm ficado em segundo plano. Muitas dessas estruturas já se encontram perto do final ou além da sua vida útil de projeto. Efeitos individuais de fadiga e corrosão causam danos agressivos aos materiais que compõe o concreto armado. No entanto, quando se verifica a ocorrência associada dessas manifestações patológicas, podem ocorrer prejuízos ainda maiores a estrutura como um todo. O desgaste de um material sob a ação conjunta de corrosão e cargas cíclicas é definido como corrosão-fadiga. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a perda de resistência mecânica de vigas de concreto armado, submetidas a efeitos de fadiga e corrosão desassociados ou/e em conjunto, visando uma comparação entre os resultados. Ao todo foram moldadas oito vigas. Duas delas serviram como testemunho, ou seja, são vigas sãs sem qualquer manifestação patológica. Duas vigas foram submetidas a ensaios de corrosão acelerada. Outras duas foram submetidas a ensaios de fadiga e as vigas restantes foram então submetidas a ensaios de corrosão e fadiga. Foi observado que as vigas fatigadas apresentaram um comportamento semelhante aos testemunhos, apesar de apresentar um deslocamento vertical mais acentuado. Quando se comparam as vigas testemunhos com as corroídas, percebe-se uma baixa redução da carga de ruptura e aumento do deslocamento vertical de 27% nas vigas com perda de massa de 14% e de 40% nas vigas com perda de massa de 9%. No entanto, quando combinados os dois efeitos, a capacidade portante das vigas diminuiu mais que 50%, o que indica um efeito sinérgico muito influente e que não pode ser desconsiderado.application/pdfporEngenharia civilAvaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019417.pdf001019417.pdfTexto completoapplication/pdf4107593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159597/1/001019417.pdf053293c84b6c14738934777fd9054450MD51TEXT001019417.pdf.txt001019417.pdf.txtExtracted Texttext/plain105843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159597/2/001019417.pdf.txt4de789b3c70560a6bb568d86739797b4MD52THUMBNAIL001019417.pdf.jpg001019417.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159597/3/001019417.pdf.jpg9be7b49433de32e363b518df67e5fcedMD5310183/1595972019-10-25 03:47:06.235846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159597Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-25T06:47:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
title |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
spellingShingle |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado Stein, Kássio Joe Engenharia civil |
title_short |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
title_full |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
title_fullStr |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
title_full_unstemmed |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
title_sort |
Avaliação experimental dos efeitos combinados de corrosão e fadiga em vigas de concreto armado |
author |
Stein, Kássio Joe |
author_facet |
Stein, Kássio Joe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stein, Kássio Joe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Graeff, Ângela Gaio |
contributor_str_mv |
Graeff, Ângela Gaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil |
topic |
Engenharia civil |
description |
O modal rodoviário exerce grande influência na economia brasileira. A malha rodoviária é responsável por mais da metade da movimentação anual de cargas e passageiros em território nacional. A execução de novas obras de arte especiais, ou pontes e viadutos, é seguidamente alvo de campanha eleitoral, porém a manutenção e conservação das OAEs já construídas têm ficado em segundo plano. Muitas dessas estruturas já se encontram perto do final ou além da sua vida útil de projeto. Efeitos individuais de fadiga e corrosão causam danos agressivos aos materiais que compõe o concreto armado. No entanto, quando se verifica a ocorrência associada dessas manifestações patológicas, podem ocorrer prejuízos ainda maiores a estrutura como um todo. O desgaste de um material sob a ação conjunta de corrosão e cargas cíclicas é definido como corrosão-fadiga. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a perda de resistência mecânica de vigas de concreto armado, submetidas a efeitos de fadiga e corrosão desassociados ou/e em conjunto, visando uma comparação entre os resultados. Ao todo foram moldadas oito vigas. Duas delas serviram como testemunho, ou seja, são vigas sãs sem qualquer manifestação patológica. Duas vigas foram submetidas a ensaios de corrosão acelerada. Outras duas foram submetidas a ensaios de fadiga e as vigas restantes foram então submetidas a ensaios de corrosão e fadiga. Foi observado que as vigas fatigadas apresentaram um comportamento semelhante aos testemunhos, apesar de apresentar um deslocamento vertical mais acentuado. Quando se comparam as vigas testemunhos com as corroídas, percebe-se uma baixa redução da carga de ruptura e aumento do deslocamento vertical de 27% nas vigas com perda de massa de 14% e de 40% nas vigas com perda de massa de 9%. No entanto, quando combinados os dois efeitos, a capacidade portante das vigas diminuiu mais que 50%, o que indica um efeito sinérgico muito influente e que não pode ser desconsiderado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-15T02:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001019417 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159597 |
identifier_str_mv |
001019417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159597/1/001019417.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159597/2/001019417.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159597/3/001019417.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
053293c84b6c14738934777fd9054450 4de789b3c70560a6bb568d86739797b4 9be7b49433de32e363b518df67e5fced |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447199773884416 |