A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Traversini, Clarice Salete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218260
Resumo: O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-los
id UFRGS-2_b5dfd44824d8f3426265719af283e3e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218260
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goulart, Marcos Vinicius da SilvaTraversini, Clarice Salete2021-02-26T04:12:59Z20191518-4919http://hdl.handle.net/10183/218260001121938O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-losThis text intends to analyze how youth problematizations have made High School a fundamental right of Brazilian young people since the early 2000s. We used Foucault’s concept of problematization and document analysis. The study helped us reveal that the problematizations developed: a) a positive perspective of Brazilian youth; b) the governmental level institutionalization of youth discussions; c) the notion that Brazilian young people are a heterogeneous group that cannot be framed in an only ideal model. In summary, besides establishing a perspective of youth, the statements about young people also set a political dispute over the best way to educate them.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 21, n. 47 (jul./set. 2019), p. 197-214Ensino médioFoucault, Michel, 1926-1984JuventudeHigh SchoolYouthProblematizationMichel FoucaultSpeechA produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventudeTurning high school into a fundamental right of brazilian young people based on youth problematizations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121938.pdf.txt001121938.pdf.txtExtracted Texttext/plain41898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218260/2/001121938.pdf.txtd65fa713cb7eae3dabd2d7c94a3cbb27MD52ORIGINAL001121938.pdfTexto completoapplication/pdf214139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218260/1/001121938.pdf7c3d2fbe26bbcd8cd50152fb6b838e9cMD5110183/2182602021-09-19 04:30:13.120287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Turning high school into a fundamental right of brazilian young people based on youth problematizations
title A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
spellingShingle A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Ensino médio
Foucault, Michel, 1926-1984
Juventude
High School
Youth
Problematization
Michel Foucault
Speech
title_short A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
title_full A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
title_fullStr A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
title_full_unstemmed A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
title_sort A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
author Goulart, Marcos Vinicius da Silva
author_facet Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Traversini, Clarice Salete
author_role author
author2 Traversini, Clarice Salete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Marcos Vinicius da Silva
Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Foucault, Michel, 1926-1984
Juventude
topic Ensino médio
Foucault, Michel, 1926-1984
Juventude
High School
Youth
Problematization
Michel Foucault
Speech
dc.subject.eng.fl_str_mv High School
Youth
Problematization
Michel Foucault
Speech
description O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-los
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-26T04:12:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218260
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121938
identifier_str_mv 1518-4919
001121938
url http://hdl.handle.net/10183/218260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 21, n. 47 (jul./set. 2019), p. 197-214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218260/2/001121938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218260/1/001121938.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d65fa713cb7eae3dabd2d7c94a3cbb27
7c3d2fbe26bbcd8cd50152fb6b838e9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447732593098752