A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218260 |
Resumo: | O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-los |
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Goulart, Marcos Vinicius da SilvaTraversini, Clarice Salete2021-02-26T04:12:59Z20191518-4919http://hdl.handle.net/10183/218260001121938O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-losThis text intends to analyze how youth problematizations have made High School a fundamental right of Brazilian young people since the early 2000s. We used Foucault’s concept of problematization and document analysis. The study helped us reveal that the problematizations developed: a) a positive perspective of Brazilian youth; b) the governmental level institutionalization of youth discussions; c) the notion that Brazilian young people are a heterogeneous group that cannot be framed in an only ideal model. In summary, besides establishing a perspective of youth, the statements about young people also set a political dispute over the best way to educate them.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 21, n. 47 (jul./set. 2019), p. 197-214Ensino médioFoucault, Michel, 1926-1984JuventudeHigh SchoolYouthProblematizationMichel FoucaultSpeechA produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventudeTurning high school into a fundamental right of brazilian young people based on youth problematizations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121938.pdf.txt001121938.pdf.txtExtracted Texttext/plain41898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218260/2/001121938.pdf.txtd65fa713cb7eae3dabd2d7c94a3cbb27MD52ORIGINAL001121938.pdfTexto completoapplication/pdf214139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218260/1/001121938.pdf7c3d2fbe26bbcd8cd50152fb6b838e9cMD5110183/2182602021-09-19 04:30:13.120287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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