Adolescência violenta : da lacuna simbólica aos processos de resistência-criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, João Paulo Giacomini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76531
Resumo: O presente escrito visa abordar a temática da violência na adolescência com o objetivo de ampliar o entendimento que se faz, usualmente, de que um modo de ser violento estaria necessariamente atrelado a uma escassez de recursos simbólicos ou a percalços no desenvolvimento, podendo aparecer como alternativa viável, ou mesmo desejável, de padrão identificatório. O trabalho objetiva sensibilizar o leitor a essa abertura paradigmática, acentuando a importância de uma “construção do caso” que respalde o caráter complexo e singular de cada situação específica. A violência é apontada como um fenômeno que extrapola explicações centradas no indivíduo, já que sempre inclui a dimensão da alteridade, sendo engendrado no plano social. Sugere transcender as práticas de suplência sustentadas pela idealização da infância e pela negação da produção sociocultural da violência para uma maior efetividade dos aparelhos institucionais voltados ao público infanto-juvenil. Acena para a superação dos entraves que fazem persistir a validade da violência enquanto instrumento possível de subjetivação e de tratamento, através da efetiva colocação em prática dos pressupostos legais, éticos e ideológicos que conduzem, na teoria, a práxis dos trabalhadores da socioeducação e da assistencial social.
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