Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilbert, Christopher Sant’Anna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190078
Resumo: A pesquisa tem como objetivo avaliar e discutir o jornalismo dedicado aos esportes eletrônicos (e-sports), que se popularizaram rapidamente ao longo da última década, sendo no Brasil os principais expoentes da modalidade o League of Legends e o Counter-Strike. Visto que a indústria jornalística ainda reserva pouco de seus profissionais e espaços à cobertura e transmissão de eventos e acontecimentos dos e-sports, especialmente quando comparados a qualquer outra modalidade esportiva atualmente, se faz necessário, para o crescimento de ambos, leia-se o jornalismo e o cenário de e-sports brasileiro, uma caracterização do papel dos comunicadores e o estudo do mesmo, tendo em foco a produção de informações e programas mais adequados e criteriosos em um cenário ainda com profissionalização comunicacional mínima no país. Por meio da comparação entre o jornalismo esportivo tradicional e o jornalismo emergente de e-sports, bem como a segmentação do objeto e análise das características do ciberjornalismo (meio em que os e-sports possuem maior influência e recebem maior atenção midiática por meio de streaming e sites especializados), esta monografia busca elucidar os pormenores, desafios e possibilidades do uso de princípios e conhecimentos jornalísticos para a evolução da comunicação jornalística nos e-sports. Os resultados mostram que há muito em termos de interatividade e utilização das ferramentas disponíveis no meio virtual a ser explorado nos e-sports pelos profissionais de jornalismo, e que o cenário precisa do estudo e profissionalismo dos jornalistas para que tal potencial seja transformado em novos modelos e conhecimentos para a profissão e a audiência.
id UFRGS-2_b65b113746c0a96f2f782007e44305d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190078
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wilbert, Christopher Sant’AnnaTrasel, Marcelo RuschelKalsing, Janaína2019-04-05T04:14:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/190078001089567A pesquisa tem como objetivo avaliar e discutir o jornalismo dedicado aos esportes eletrônicos (e-sports), que se popularizaram rapidamente ao longo da última década, sendo no Brasil os principais expoentes da modalidade o League of Legends e o Counter-Strike. Visto que a indústria jornalística ainda reserva pouco de seus profissionais e espaços à cobertura e transmissão de eventos e acontecimentos dos e-sports, especialmente quando comparados a qualquer outra modalidade esportiva atualmente, se faz necessário, para o crescimento de ambos, leia-se o jornalismo e o cenário de e-sports brasileiro, uma caracterização do papel dos comunicadores e o estudo do mesmo, tendo em foco a produção de informações e programas mais adequados e criteriosos em um cenário ainda com profissionalização comunicacional mínima no país. Por meio da comparação entre o jornalismo esportivo tradicional e o jornalismo emergente de e-sports, bem como a segmentação do objeto e análise das características do ciberjornalismo (meio em que os e-sports possuem maior influência e recebem maior atenção midiática por meio de streaming e sites especializados), esta monografia busca elucidar os pormenores, desafios e possibilidades do uso de princípios e conhecimentos jornalísticos para a evolução da comunicação jornalística nos e-sports. Os resultados mostram que há muito em termos de interatividade e utilização das ferramentas disponíveis no meio virtual a ser explorado nos e-sports pelos profissionais de jornalismo, e que o cenário precisa do estudo e profissionalismo dos jornalistas para que tal potencial seja transformado em novos modelos e conhecimentos para a profissão e a audiência.The purpose of this research is to evaluate and debate the journalism dedicated to electronic sports (e-sports) which became rapidly popular in the last decade, having in Brazil as main exponents of this genre League of Legends and Counter-Strike. Due to the few professionals and little attention given to coverage and broadcasting of events and activities related to e-sports, especially when compared to any other sports category, it becomes necessary both for Brazilian journalism and for Brazilian e-sports, a characterization of the communicators role and a study of it, focusing on production of information and more suitable programs in a scenario with a minimal communication professionalization in the country. Comparing traditional journalism and the emerging e-sports journalism, as well as the segmentation of the object and analysis of cyberjournalism’s characteristics (means where e-sports have more influence and receive more media attention through streaming and specialized Internet sites), this paper seeks to elucidate the details, challenges and possibilities of using journalistic principles and knowledge to develop the journalistic communication in e-sports. Results show a lot of interactivity and usage of virtual tools to be exploited in e-sports by journalism professionals, and the scenery needs studying and professionalism from journalists so that such potential be transformed in new models and knowledge for both professionals and audience.application/pdfporJornalismo esportivoEsporte eletrônicoE-sportsStreamingSports journalismCyber journalismJornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089567.pdf.txt001089567.pdf.txtExtracted Texttext/plain117537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190078/2/001089567.pdf.txt01658eae2f2d5c57b7830a5d7b8ca2f1MD52ORIGINAL001089567.pdfTexto completoapplication/pdf2525069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190078/1/001089567.pdf5183e04be3df800ff500189edb73fde2MD5110183/1900782019-04-06 04:34:39.960051oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190078Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-04-06T07:34:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
title Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
spellingShingle Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
Wilbert, Christopher Sant’Anna
Jornalismo esportivo
Esporte eletrônico
E-sports
Streaming
Sports journalism
Cyber journalism
title_short Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
title_full Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
title_fullStr Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
title_full_unstemmed Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
title_sort Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
author Wilbert, Christopher Sant’Anna
author_facet Wilbert, Christopher Sant’Anna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilbert, Christopher Sant’Anna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trasel, Marcelo Ruschel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kalsing, Janaína
contributor_str_mv Trasel, Marcelo Ruschel
Kalsing, Janaína
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo esportivo
Esporte eletrônico
topic Jornalismo esportivo
Esporte eletrônico
E-sports
Streaming
Sports journalism
Cyber journalism
dc.subject.eng.fl_str_mv E-sports
Streaming
Sports journalism
Cyber journalism
description A pesquisa tem como objetivo avaliar e discutir o jornalismo dedicado aos esportes eletrônicos (e-sports), que se popularizaram rapidamente ao longo da última década, sendo no Brasil os principais expoentes da modalidade o League of Legends e o Counter-Strike. Visto que a indústria jornalística ainda reserva pouco de seus profissionais e espaços à cobertura e transmissão de eventos e acontecimentos dos e-sports, especialmente quando comparados a qualquer outra modalidade esportiva atualmente, se faz necessário, para o crescimento de ambos, leia-se o jornalismo e o cenário de e-sports brasileiro, uma caracterização do papel dos comunicadores e o estudo do mesmo, tendo em foco a produção de informações e programas mais adequados e criteriosos em um cenário ainda com profissionalização comunicacional mínima no país. Por meio da comparação entre o jornalismo esportivo tradicional e o jornalismo emergente de e-sports, bem como a segmentação do objeto e análise das características do ciberjornalismo (meio em que os e-sports possuem maior influência e recebem maior atenção midiática por meio de streaming e sites especializados), esta monografia busca elucidar os pormenores, desafios e possibilidades do uso de princípios e conhecimentos jornalísticos para a evolução da comunicação jornalística nos e-sports. Os resultados mostram que há muito em termos de interatividade e utilização das ferramentas disponíveis no meio virtual a ser explorado nos e-sports pelos profissionais de jornalismo, e que o cenário precisa do estudo e profissionalismo dos jornalistas para que tal potencial seja transformado em novos modelos e conhecimentos para a profissão e a audiência.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T04:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/190078
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089567
url http://hdl.handle.net/10183/190078
identifier_str_mv 001089567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190078/2/001089567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190078/1/001089567.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01658eae2f2d5c57b7830a5d7b8ca2f1
5183e04be3df800ff500189edb73fde2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724661092319232