A intersecção entre jogadores de futebol, raça e as marcas-humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Shayane Machado dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229889
Resumo: Este estudo aborda a temática das marcas-humanas de atletas negros e como se relacionam como suas declarações sobre problemáticas como o racismo e manifestações da cultura negra. O objetivo geral foi analisar como as marcas-humanas são construídas no contexto do posicionamento sobre questões raciais. Do ponto de vista metodológico, foram usados os métodos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo e, como técnica, a análise de conteúdo. A coleta de dados contemplou publicações no Twitter e Instagram, comentários dos públicos em publicações, entrevistas e manchetes midiáticas. Esses dados foram analisados através de cinco categorias fundamentadas no percurso teórico, sendo elas a formulação de construção de imagem-conceito, endosso de marcas e figuras públicas, visibilidade midiática, engajamento nas redes sociais e tipo de posicionamento em relação às questões raciais. Percebeu-se através da análise que a construção de marcas-humanas fortes de atletas negros não significa que elas serão fortes no contexto do posicionamento sobre questões raciais, já que o histórico dos atletas e as percepções de autenticidade sobre os seus posicionamentos influenciam em como a mídia e os públicos irão interpretá-los. Concluiu-se também que atletas que não possuem marcas-humanas fortes fora desse contexto tem a potencialidade de gerar identificação nos públicos e atender alguns dos atributos do conceito de marcas-humanas, e que os esforços de profissionais de comunicação, assim como a mídia, estão no centro do estabelecimento de atletas como líderes do movimento negro.
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