Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, André Acosta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237734
Resumo: O presente trabalho consiste na narrativa de uma pesquisa-ação realizada dentro do curso de formação de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental -EAD ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo geral doreferido levantamento de dados junto aos alunos do cursoconsistiu em contribuir, a partir do campo da Educação Ambiental Crítica, para que os alunos se tornem multiplicadores de informações de qualidade no atinente à preservação e à mitigação de impacto causados as aves marinhas, buscando uma sensibilização e desenvolvimento da noção de pertencimento ao meio ambiente. Como metodologia para coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado abrangendo perguntas a respeito do conhecimento prévio que os alunos do curso possuem acerca das aves marinhas. E foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser utilizado como um guia de campo digital contendo fotos e informações das aves marinhas encontradas no litoral do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_b6f2fc97e54ace6215a64c81234a33b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, André AcostaFreitas, Marcos Wellausen Dias de2022-04-25T17:46:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/237734001137690O presente trabalho consiste na narrativa de uma pesquisa-ação realizada dentro do curso de formação de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental -EAD ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo geral doreferido levantamento de dados junto aos alunos do cursoconsistiu em contribuir, a partir do campo da Educação Ambiental Crítica, para que os alunos se tornem multiplicadores de informações de qualidade no atinente à preservação e à mitigação de impacto causados as aves marinhas, buscando uma sensibilização e desenvolvimento da noção de pertencimento ao meio ambiente. Como metodologia para coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado abrangendo perguntas a respeito do conhecimento prévio que os alunos do curso possuem acerca das aves marinhas. E foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser utilizado como um guia de campo digital contendo fotos e informações das aves marinhas encontradas no litoral do Rio Grande do Sul.The present work consists of the narrative of an action research carried out within the training course of degree in natural sciences for the final grades of elementary school -EAD offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. The general objective of the aforementioned action research consisted of in contributing, from the field of Critical Environmental Education, so that students become multipliers of quality information regarding the preservation and mitigation of the impact caused to seabirds, seeking to raise awareness and develop the notion of belonging to the environment. As a methodology for data collection, a semi-structured questionnaire was elaborated covering questions about the previous knowledge that the students of the course have about seabirds. And it was proposed the development of an educational application to be used as a digital field guide containing photos and information of seabirds found on the coast of Rio Grande do Sul.application/pdfporCiências da naturezaPreservação ambientalEducação ambientalEducational TechnologiesEnvironmental educationPreservation of seabirdsEducação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasTramandaí, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137690.pdf.txt001137690.pdf.txtExtracted Texttext/plain46204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237734/2/001137690.pdf.txtc92b210214331062da9b9091a280cc80MD52ORIGINAL001137690.pdfTexto completoapplication/pdf917234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237734/1/001137690.pdf50e9c4136a618ac49a2dd92c1279e024MD5110183/2377342022-04-26 04:50:27.86oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
title Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
spellingShingle Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
Camargo, André Acosta
Ciências da natureza
Preservação ambiental
Educação ambiental
Educational Technologies
Environmental education
Preservation of seabirds
title_short Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
title_full Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
title_fullStr Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
title_full_unstemmed Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
title_sort Educação ambiental crítica e a percepção ambiental : uma pesquisa no âmbito da educação formal junto ao Curso em Ciências da Natureza - EAD
author Camargo, André Acosta
author_facet Camargo, André Acosta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, André Acosta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Marcos Wellausen Dias de
contributor_str_mv Freitas, Marcos Wellausen Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da natureza
Preservação ambiental
Educação ambiental
topic Ciências da natureza
Preservação ambiental
Educação ambiental
Educational Technologies
Environmental education
Preservation of seabirds
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Technologies
Environmental education
Preservation of seabirds
description O presente trabalho consiste na narrativa de uma pesquisa-ação realizada dentro do curso de formação de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental -EAD ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo geral doreferido levantamento de dados junto aos alunos do cursoconsistiu em contribuir, a partir do campo da Educação Ambiental Crítica, para que os alunos se tornem multiplicadores de informações de qualidade no atinente à preservação e à mitigação de impacto causados as aves marinhas, buscando uma sensibilização e desenvolvimento da noção de pertencimento ao meio ambiente. Como metodologia para coleta de dados, foi elaborado um questionário semiestruturado abrangendo perguntas a respeito do conhecimento prévio que os alunos do curso possuem acerca das aves marinhas. E foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser utilizado como um guia de campo digital contendo fotos e informações das aves marinhas encontradas no litoral do Rio Grande do Sul.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:46:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237734
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137690
url http://hdl.handle.net/10183/237734
identifier_str_mv 001137690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237734/2/001137690.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237734/1/001137690.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c92b210214331062da9b9091a280cc80
50e9c4136a618ac49a2dd92c1279e024
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224627783991296