Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi, Lisete Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moellwald, Francisco Egger, Camargo, Gabriel Dummer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210436
Resumo: Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo?
id UFRGS-2_b70cc492248b2a02273658f2ab1725b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210436
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bampi, Lisete ReginaMoellwald, Francisco EggerCamargo, Gabriel Dummer2020-06-19T03:36:52Z20130104-4877http://hdl.handle.net/10183/210436000931973Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo?This report presents some outcomes of an ongoing investigation, affirming the potential of unpredictable effects in the relations between school and university. It was inspired by two presentations from educational meetings, originated in students’ publications, in which they share with their advisors experimentations on text writing, elaborating essays from the accounts of workshops they carried out. Several concepts of Deleuze ́s philosophy have inspired our writings. The concept of learning occupies a prominence place in our production. Regarding the writing activity, we ask: how can this learning be thought in terms of Mathematics education? Moreover, how can it be expressed?application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 40 (jul./dez. 2013), p. 105-124EscritaLeituraPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Student teachingLearningExperienceMathematics educationEm meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leituraWithin PIBID and student teaching internship : about writing in readinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931973.pdf.txt000931973.pdf.txtExtracted Texttext/plain50479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/2/000931973.pdf.txt3cd44a10d028d4b01f273d7f5e52cf76MD52ORIGINAL000931973.pdfTexto completoapplication/pdf197855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/1/000931973.pdf063ba490d3993550c3a331eb96bb6222MD5110183/2104362020-06-20 03:41:22.179789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210436Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-06-20T06:41:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Within PIBID and student teaching internship : about writing in reading
title Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
spellingShingle Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
Bampi, Lisete Regina
Escrita
Leitura
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Student teaching
Learning
Experience
Mathematics education
title_short Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
title_full Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
title_fullStr Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
title_full_unstemmed Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
title_sort Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
author Bampi, Lisete Regina
author_facet Bampi, Lisete Regina
Moellwald, Francisco Egger
Camargo, Gabriel Dummer
author_role author
author2 Moellwald, Francisco Egger
Camargo, Gabriel Dummer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi, Lisete Regina
Moellwald, Francisco Egger
Camargo, Gabriel Dummer
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Leitura
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic Escrita
Leitura
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Student teaching
Learning
Experience
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Student teaching
Learning
Experience
Mathematics education
description Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo?
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T03:36:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210436
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931973
identifier_str_mv 0104-4877
000931973
url http://hdl.handle.net/10183/210436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 40 (jul./dez. 2013), p. 105-124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/2/000931973.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/1/000931973.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cd44a10d028d4b01f273d7f5e52cf76
063ba490d3993550c3a331eb96bb6222
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725071429468160