Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210436 |
Resumo: | Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo? |
id |
UFRGS-2_b70cc492248b2a02273658f2ab1725b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210436 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bampi, Lisete ReginaMoellwald, Francisco EggerCamargo, Gabriel Dummer2020-06-19T03:36:52Z20130104-4877http://hdl.handle.net/10183/210436000931973Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo?This report presents some outcomes of an ongoing investigation, affirming the potential of unpredictable effects in the relations between school and university. It was inspired by two presentations from educational meetings, originated in students’ publications, in which they share with their advisors experimentations on text writing, elaborating essays from the accounts of workshops they carried out. Several concepts of Deleuze ́s philosophy have inspired our writings. The concept of learning occupies a prominence place in our production. Regarding the writing activity, we ask: how can this learning be thought in terms of Mathematics education? Moreover, how can it be expressed?application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 40 (jul./dez. 2013), p. 105-124EscritaLeituraPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Student teachingLearningExperienceMathematics educationEm meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leituraWithin PIBID and student teaching internship : about writing in readinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931973.pdf.txt000931973.pdf.txtExtracted Texttext/plain50479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/2/000931973.pdf.txt3cd44a10d028d4b01f273d7f5e52cf76MD52ORIGINAL000931973.pdfTexto completoapplication/pdf197855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/1/000931973.pdf063ba490d3993550c3a331eb96bb6222MD5110183/2104362020-06-20 03:41:22.179789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210436Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-06-20T06:41:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Within PIBID and student teaching internship : about writing in reading |
title |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
spellingShingle |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura Bampi, Lisete Regina Escrita Leitura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Student teaching Learning Experience Mathematics education |
title_short |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
title_full |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
title_fullStr |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
title_full_unstemmed |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
title_sort |
Em meio ao Pibid e aos estágios de docência : da escrita na leitura |
author |
Bampi, Lisete Regina |
author_facet |
Bampi, Lisete Regina Moellwald, Francisco Egger Camargo, Gabriel Dummer |
author_role |
author |
author2 |
Moellwald, Francisco Egger Camargo, Gabriel Dummer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bampi, Lisete Regina Moellwald, Francisco Egger Camargo, Gabriel Dummer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Leitura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
Escrita Leitura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Student teaching Learning Experience Mathematics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student teaching Learning Experience Mathematics education |
description |
Este relato apresenta alguns resultados de uma investigação que está em curso, afirmando a potência de efeitos imprevisíveis nas relações entre escola e universidade. Ele foi inspirado em duas apresentações de congressos educacionais, originadas de produções de estudantes, nas quais eles compartilham com seus orientadores exploraçõesna criação textual, elaborando ensaios a partir de relatosde algumas oficinas que realizaram. Diversos conceitos da filosofia de Gilles Deleuze têm inspirado nossos escritos. Mencionamos o aprender, que ocupa um lugar de destaque em nossas produções. Para as atividades de escrita, perguntamos: de que formas esse aprender pode ser pensado em termos de educação matemática? E, ainda mais, como expressá-lo? |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-19T03:36:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210436 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931973 |
identifier_str_mv |
0104-4877 000931973 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 40 (jul./dez. 2013), p. 105-124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/2/000931973.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210436/1/000931973.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cd44a10d028d4b01f273d7f5e52cf76 063ba490d3993550c3a331eb96bb6222 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725071429468160 |