Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denise Maria Rosa dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/119748
Resumo: Este trabalho refere-se às práticas docentes vinculadas ao Estágio de Docência em Filosofia I, II e III, voltadas aos estudantes de Ensino Médio. Proponho, a partir dos conhecimentos de Política e Ética, uma abordagem do ensino de Filosofia através do desenvolvimento de competências. Para isso, apresento, no capítulo teórico, uma definição geral do conceito de competências, para então apresentar sua concepção dentro do ensino da disciplina, presentes nos documentos federais e nos textos teóricos sobre o assunto. Então, utilizo a elaboração de textos pelos alunos como forma de avaliar o desenvolvimento destas competências filosóficas, tendo como objetivo final a produção de miniensaios de Filosofia. Os métodos utilizados para isso foram variados: leitura, exposição de conteúdo, debate, vídeo, tribunal filosófico simulado, que estimulou muito os alunos nas aulas que se seguiram, e, por fim, elaboração e reescrita de miniensaios. Ao final destas experiências, pode-se constatar a evolução argumentativa na elaboração textual dos alunos, entre outras competências que foram desenvolvidas.
id UFRGS-2_b73d352cdb6b567bafedd4162e9b23ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Denise Maria Rosa dosPorto, Leonardo Sartori2015-07-30T02:02:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/119748000967903Este trabalho refere-se às práticas docentes vinculadas ao Estágio de Docência em Filosofia I, II e III, voltadas aos estudantes de Ensino Médio. Proponho, a partir dos conhecimentos de Política e Ética, uma abordagem do ensino de Filosofia através do desenvolvimento de competências. Para isso, apresento, no capítulo teórico, uma definição geral do conceito de competências, para então apresentar sua concepção dentro do ensino da disciplina, presentes nos documentos federais e nos textos teóricos sobre o assunto. Então, utilizo a elaboração de textos pelos alunos como forma de avaliar o desenvolvimento destas competências filosóficas, tendo como objetivo final a produção de miniensaios de Filosofia. Os métodos utilizados para isso foram variados: leitura, exposição de conteúdo, debate, vídeo, tribunal filosófico simulado, que estimulou muito os alunos nas aulas que se seguiram, e, por fim, elaboração e reescrita de miniensaios. Ao final destas experiências, pode-se constatar a evolução argumentativa na elaboração textual dos alunos, entre outras competências que foram desenvolvidas.application/pdfporEnsino médioÉticaPolíticaCompetênciasEnsaioMiniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2014Filosofia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967903.pdf000967903.pdfTexto completoapplication/pdf4459997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119748/1/000967903.pdf91a74dd2d9cc4653dfb9f82e5e774f89MD51TEXT000967903.pdf.txt000967903.pdf.txtExtracted Texttext/plain105653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119748/2/000967903.pdf.txte589e56b7dbfb5350a2bbe78cd3f3d60MD52THUMBNAIL000967903.pdf.jpg000967903.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119748/3/000967903.pdf.jpgd6f5b645e4a8e4bd2bd7eb5e96a11072MD5310183/1197482018-10-08 08:34:19.807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:34:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
title Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
spellingShingle Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
Santos, Denise Maria Rosa dos
Ensino médio
Ética
Política
Competências
Ensaio
title_short Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
title_full Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
title_fullStr Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
title_full_unstemmed Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
title_sort Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
author Santos, Denise Maria Rosa dos
author_facet Santos, Denise Maria Rosa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denise Maria Rosa dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo Sartori
contributor_str_mv Porto, Leonardo Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ética
Política
Competências
Ensaio
topic Ensino médio
Ética
Política
Competências
Ensaio
description Este trabalho refere-se às práticas docentes vinculadas ao Estágio de Docência em Filosofia I, II e III, voltadas aos estudantes de Ensino Médio. Proponho, a partir dos conhecimentos de Política e Ética, uma abordagem do ensino de Filosofia através do desenvolvimento de competências. Para isso, apresento, no capítulo teórico, uma definição geral do conceito de competências, para então apresentar sua concepção dentro do ensino da disciplina, presentes nos documentos federais e nos textos teóricos sobre o assunto. Então, utilizo a elaboração de textos pelos alunos como forma de avaliar o desenvolvimento destas competências filosóficas, tendo como objetivo final a produção de miniensaios de Filosofia. Os métodos utilizados para isso foram variados: leitura, exposição de conteúdo, debate, vídeo, tribunal filosófico simulado, que estimulou muito os alunos nas aulas que se seguiram, e, por fim, elaboração e reescrita de miniensaios. Ao final destas experiências, pode-se constatar a evolução argumentativa na elaboração textual dos alunos, entre outras competências que foram desenvolvidas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-30T02:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/119748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967903
url http://hdl.handle.net/10183/119748
identifier_str_mv 000967903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119748/1/000967903.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119748/2/000967903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119748/3/000967903.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91a74dd2d9cc4653dfb9f82e5e774f89
e589e56b7dbfb5350a2bbe78cd3f3d60
d6f5b645e4a8e4bd2bd7eb5e96a11072
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224487972110336