A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165170 |
Resumo: | Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa. |
id |
UFRGS-2_b73f23d2c0be134f7e744751185e73f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165170 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Gabriela Pereira da SilvaSalgado, Tania Denise Miskinis2017-08-11T02:39:14Z20171518-8043http://hdl.handle.net/10183/165170001027447Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.This work aims to verify if the skills and competencies, which are expected to be obtained by students of Projects subject in a Chemistry technician course at a federal institute, are being reached and if the students recognize the significance of teaching by research for their learning. For this qualitative research, Case Study research, a closed answer questionnaire was applied for collecting data from the students and professors´ Projects subject, besides a document analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) course. The data were analyzed focusing on the qualitative aspects. The results showed that, in the students and professors’ opinions, the subject fulfills most of the PPP’s proposals. However, not all students manage to connect the knowledge acquired at the Projects subject with the knowledges worked in classroom and vice-versa.application/pdfporRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 45-63Curso Técnico em QuímicaQuímica : ProjetosQuímicos : Formação profissionalPedagogia de projetosEnsino profissionalizanteResearchTechnical educationProfessional educationA influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de químicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027447.pdf001027447.pdfTexto completoapplication/pdf542321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/1/001027447.pdf4837fcfdf7d3d7f0e48f07b245cae037MD51TEXT001027447.pdf.txt001027447.pdf.txtExtracted Texttext/plain61337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/2/001027447.pdf.txt5e48b5dbf0adfd565fae5bd126670f8cMD52THUMBNAIL001027447.pdf.jpg001027447.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/3/001027447.pdf.jpg7b9dd4532192c6db23a9f539ef1135f1MD5310183/1651702018-10-22 08:12:20.71oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165170Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:12:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
title |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
spellingShingle |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química Maciel, Gabriela Pereira da Silva Curso Técnico em Química Química : Projetos Químicos : Formação profissional Pedagogia de projetos Ensino profissionalizante Research Technical education Professional education |
title_short |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
title_full |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
title_fullStr |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
title_full_unstemmed |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
title_sort |
A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química |
author |
Maciel, Gabriela Pereira da Silva |
author_facet |
Maciel, Gabriela Pereira da Silva Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_role |
author |
author2 |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Gabriela Pereira da Silva Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso Técnico em Química Química : Projetos Químicos : Formação profissional Pedagogia de projetos Ensino profissionalizante |
topic |
Curso Técnico em Química Química : Projetos Químicos : Formação profissional Pedagogia de projetos Ensino profissionalizante Research Technical education Professional education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Research Technical education Professional education |
description |
Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-11T02:39:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165170 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-8043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001027447 |
identifier_str_mv |
1518-8043 001027447 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 45-63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/1/001027447.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/2/001027447.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/3/001027447.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4837fcfdf7d3d7f0e48f07b245cae037 5e48b5dbf0adfd565fae5bd126670f8c 7b9dd4532192c6db23a9f539ef1135f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725006925266944 |