A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salgado, Tania Denise Miskinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165170
Resumo: Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.
id UFRGS-2_b73f23d2c0be134f7e744751185e73f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Gabriela Pereira da SilvaSalgado, Tania Denise Miskinis2017-08-11T02:39:14Z20171518-8043http://hdl.handle.net/10183/165170001027447Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.This work aims to verify if the skills and competencies, which are expected to be obtained by students of Projects subject in a Chemistry technician course at a federal institute, are being reached and if the students recognize the significance of teaching by research for their learning. For this qualitative research, Case Study research, a closed answer questionnaire was applied for collecting data from the students and professors´ Projects subject, besides a document analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) course. The data were analyzed focusing on the qualitative aspects. The results showed that, in the students and professors’ opinions, the subject fulfills most of the PPP’s proposals. However, not all students manage to connect the knowledge acquired at the Projects subject with the knowledges worked in classroom and vice-versa.application/pdfporRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 45-63Curso Técnico em QuímicaQuímica : ProjetosQuímicos : Formação profissionalPedagogia de projetosEnsino profissionalizanteResearchTechnical educationProfessional educationA influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de químicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027447.pdf001027447.pdfTexto completoapplication/pdf542321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/1/001027447.pdf4837fcfdf7d3d7f0e48f07b245cae037MD51TEXT001027447.pdf.txt001027447.pdf.txtExtracted Texttext/plain61337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/2/001027447.pdf.txt5e48b5dbf0adfd565fae5bd126670f8cMD52THUMBNAIL001027447.pdf.jpg001027447.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/3/001027447.pdf.jpg7b9dd4532192c6db23a9f539ef1135f1MD5310183/1651702018-10-22 08:12:20.71oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165170Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:12:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
title A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
spellingShingle A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Curso Técnico em Química
Química : Projetos
Químicos : Formação profissional
Pedagogia de projetos
Ensino profissionalizante
Research
Technical education
Professional education
title_short A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
title_full A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
title_fullStr A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
title_full_unstemmed A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
title_sort A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
author Maciel, Gabriela Pereira da Silva
author_facet Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Salgado, Tania Denise Miskinis
author_role author
author2 Salgado, Tania Denise Miskinis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Curso Técnico em Química
Química : Projetos
Químicos : Formação profissional
Pedagogia de projetos
Ensino profissionalizante
topic Curso Técnico em Química
Química : Projetos
Químicos : Formação profissional
Pedagogia de projetos
Ensino profissionalizante
Research
Technical education
Professional education
dc.subject.eng.fl_str_mv Research
Technical education
Professional education
description Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-11T02:39:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165170
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027447
identifier_str_mv 1518-8043
001027447
url http://hdl.handle.net/10183/165170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 45-63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/1/001027447.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/2/001027447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165170/3/001027447.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4837fcfdf7d3d7f0e48f07b245cae037
5e48b5dbf0adfd565fae5bd126670f8c
7b9dd4532192c6db23a9f539ef1135f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725006925266944