Políticas públicas de desenvolvimento econômico local : as agências de desenvolvimento econômico local nas capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Itanajara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132376
Resumo: O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo do que quantitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a locação dos recursos pelos diferentes setores da economia para melhorar os indicadores de bem estar econômico e social. Seus determinantes básicos são (i) a organização da produção, (ii) a difusão das inovações, (iii) a dinâmica territorial e urbana, e (iv) o desenvolvimento das instituições. Uma das estratégias possíveis para fomentar o desenvolvimento são as agências de desenvolvimento local. O objetivo geral do presente estudo é verificar a existência e, em caso afirmativo, sua configuração básica, de agências de desenvolvimento econômico local nas capitais brasileiras, excetuando-se Porto Alegre/RS. Compreende-se que a presente pesquisa se justifica em virtude de sua atualidade e pelo fato de as agências de desenvolvimento local poderem ser consideradas uma estratégia inovadora para o desenvolvimento econômico focado no território, identificando e explorando seus recursos e potencialidades articulando oportunidades de investimento. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa em meio eletrônico em sites de bibliotecas, repositórios digitais e sites de prefeituras municipais. Ao final da pesquisa, foram identificadas nove agências de desenvolvimento econômico local em capitais brasileiras, das quais seis estão consolidadas, uma foi criada há menos de seis meses e outras duas estão em fase de estudos e organização de ações e projetos. A maior parte foi criada na primeira década do século XXI. A natureza jurídica das agências identificadas, em sua maioria, é de Direito Público, mas a parceria público-privada é uma característica predominante na configuração das agências elencadas.
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