O surfe e suas possibilidades de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202249 |
Resumo: | O surfe vem sendo cada vez mais praticado ao redor do mundo, reconhecendo-se novos lugares de prática e novos praticantes que podem ser auxiliados por aulas nas quais se ensinem fundamentos e técnicas em geral, principalmente, aos iniciantes, podendo ocorrer em substituição ou paralelo ao aprendizado livre. A fim de identificar e revisar experiências e métodos do ensino do surfe para diferentes populações, este trabalho analisou artigos científicos, dissertações de mestrado, monografias, livros e documentos oficiais, buscando entender quais as concepções metodológicas adotadas por professores de surfe, que procedimentos pedagógico-didáticos de gestão dos conteúdos são utilizados para a organização e implementação do processo de treino, como está estruturado o processo de ensino das técnicas no surfe, nomeadamente quanto à sua progressão. Ainda procurando saber o modo como procedem a organização curricular dos conteúdos. É uma revisão narrativa. O material de referência foi obtido em motores de busca utilizando-se os termos “surfe” e “ensino”, “surfe” e “aprendizagem”, selecionando os trabalhos pertinentes. De modo geral, as estratégias são variadas e dependem, primordialmente, das experiências prévias dos professores ou instrutores da modalidade e dos alunos, podendo-se observar técnicas de base ou de estágios mais avançados e como estas são trabalhadas. Como resultado viu-se que o ensinamento estruturado pode oferecer ao aluno uma nova opção de exercício e evitar possíveis traumas que atrapalhem a compreensão das técnicas específicas. A necessidade de constante mudança de plano em função das variáveis climáticas condiciona as aulas, portanto, o conhecimento pedagógico do conteúdo oferece opções de sequência, profundidade, refinamento e ênfase dos mesmos. Auxiliando em possíveis pesquisas destinadas a conhecer o estado da arte sobre esse tópico do Surfe. Podendo funcionar como um importante aliado pedagógico em projetos sociais. |
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Bigolin, Flávio SilveiraCastro, Flavio Antonio de Souza2019-11-30T04:07:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/202249001106962O surfe vem sendo cada vez mais praticado ao redor do mundo, reconhecendo-se novos lugares de prática e novos praticantes que podem ser auxiliados por aulas nas quais se ensinem fundamentos e técnicas em geral, principalmente, aos iniciantes, podendo ocorrer em substituição ou paralelo ao aprendizado livre. A fim de identificar e revisar experiências e métodos do ensino do surfe para diferentes populações, este trabalho analisou artigos científicos, dissertações de mestrado, monografias, livros e documentos oficiais, buscando entender quais as concepções metodológicas adotadas por professores de surfe, que procedimentos pedagógico-didáticos de gestão dos conteúdos são utilizados para a organização e implementação do processo de treino, como está estruturado o processo de ensino das técnicas no surfe, nomeadamente quanto à sua progressão. Ainda procurando saber o modo como procedem a organização curricular dos conteúdos. É uma revisão narrativa. O material de referência foi obtido em motores de busca utilizando-se os termos “surfe” e “ensino”, “surfe” e “aprendizagem”, selecionando os trabalhos pertinentes. De modo geral, as estratégias são variadas e dependem, primordialmente, das experiências prévias dos professores ou instrutores da modalidade e dos alunos, podendo-se observar técnicas de base ou de estágios mais avançados e como estas são trabalhadas. Como resultado viu-se que o ensinamento estruturado pode oferecer ao aluno uma nova opção de exercício e evitar possíveis traumas que atrapalhem a compreensão das técnicas específicas. A necessidade de constante mudança de plano em função das variáveis climáticas condiciona as aulas, portanto, o conhecimento pedagógico do conteúdo oferece opções de sequência, profundidade, refinamento e ênfase dos mesmos. Auxiliando em possíveis pesquisas destinadas a conhecer o estado da arte sobre esse tópico do Surfe. Podendo funcionar como um importante aliado pedagógico em projetos sociais.Surfing is becoming more and more practiced around the world, with new places of practice and new practitioners who can be assisted by classes where they are taught fundamentals and techniques in general, mainly to the beginners, and can occur in substitution or parallel to hands-on learning. In order to identify and review experiences and methods of teaching surfing to different populations, this final paper looked at articles scientists; dissertations; monographs, books and official documents, understand, the methodological conceptions adopted by surf teachers; what pedagogical-didactic procedures for content management are used for the organization and implementation of the training process; how is the process of teaching of surfing techniques, in particular in regards to their progression. Also, it is looking for how they proceed to the curricular organization of the contents. This final paper is a narrative review. The reference material was obtained by web search engines using the terms "surfing" and "teaching", "surfing", and "learning", selecting the relevant papers. In general, strategies are varied and depend, primarily, on the previous experiences of teachers or instructors of the modality and of the students, being possible to observe techniques of basic or of stages and how these are worked out. As a result it was observed that the well structure teaching can offer the student a new exercise option and avoid possible traumas that hinder the understanding of specific techniques. The need for constant change of plan according to the climatic variables condition the classes, therefore, the pedagogical knowledge of the content offers options of sequence, depth, refinement and emphasis. Assisting in possible research aimed at knowing the state of the art on this topic of Surfing. Being able to function as an important ally pedagogy in social projects.application/pdfporSurfeEnsino e aprendizagemPedagogiaPedagogyTeaching experienceLearning processSurfO surfe e suas possibilidades de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2019Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106962.pdf.txt001106962.pdf.txtExtracted Texttext/plain67399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202249/2/001106962.pdf.txt86945e8f46d31747685b95612aa56d6fMD52ORIGINAL001106962.pdfTexto completoapplication/pdf306359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202249/1/001106962.pdfc3e72630f4aecdc08eecd7e6d8bd4470MD5110183/2022492019-12-01 05:04:49.533434oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-01T07:04:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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