Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Arthur Lachini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180899
Resumo: Esse trabalho apresenta uma caracterização metalúrgica e mecânica de um aço SAE 1065, usado na forma de arame da armadura de tração de um duto flexível, para o transporte de petróleo off-shore com o objetivo de analisar a suscetibilidade a Trinca Induzida pelo Hidrogênio (TIH). Para tanto, foi realizado uma adaptação do teste descrito na norma NACE TM0284, no qual o material foi testado em 4 condições diferentes, com variações no pH e na concentração de H2S. Os resultados dos ensaios mecânicos e metalográficos revelaram uma microestrutura perlítica-ferrítica altamente encruada. Foram encontradas tensões residuais compressivas na superfície e microdurezas médias na ordem de 400 HV, o que é suportado pela microestrutura revelada nos ensaios metalográficos. Apesar de apresentarem boa resistência à TIH nas condições testadas, pelos altos valores de dureza, o uso desses materiais em aplicações "sour service" não é recomendada pela National Association of Corrosion Engineers (NACE) Os resultados dos ensaios de avaliação de suscetibilidade a TIH demostraram relativa alta resistência a nucleação de TIHs. Das 4 condições empregadas, apenas a mais severa causou defeitos proveniente da presença de hidrogênio difundido. Os defeitos apresentados nuclearam próximos à superfície no sentido transversal do arame e cresceram escalonando e curvando na direção da laminação do arame. As trincas provavelmente nuclearam próximas à superfície em função das tensões residuais compressivas que retardaram a nucleação de defeitos até que a concentração de hidrogênio chegasse até um valor que a pressão de hidrogênio recombinado, próxima a superfície, fosse suficiente para nuclear o defeito fazendo com que ele crescesse rapidamente através da microestrutura fragilizada pelo hidrogênio.
id UFRGS-2_b799170a3edac076063ff0ce9e720194
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Arthur LachiniReguly, Afonso2018-07-31T02:33:59Z2017http://hdl.handle.net/10183/180899001072548Esse trabalho apresenta uma caracterização metalúrgica e mecânica de um aço SAE 1065, usado na forma de arame da armadura de tração de um duto flexível, para o transporte de petróleo off-shore com o objetivo de analisar a suscetibilidade a Trinca Induzida pelo Hidrogênio (TIH). Para tanto, foi realizado uma adaptação do teste descrito na norma NACE TM0284, no qual o material foi testado em 4 condições diferentes, com variações no pH e na concentração de H2S. Os resultados dos ensaios mecânicos e metalográficos revelaram uma microestrutura perlítica-ferrítica altamente encruada. Foram encontradas tensões residuais compressivas na superfície e microdurezas médias na ordem de 400 HV, o que é suportado pela microestrutura revelada nos ensaios metalográficos. Apesar de apresentarem boa resistência à TIH nas condições testadas, pelos altos valores de dureza, o uso desses materiais em aplicações "sour service" não é recomendada pela National Association of Corrosion Engineers (NACE) Os resultados dos ensaios de avaliação de suscetibilidade a TIH demostraram relativa alta resistência a nucleação de TIHs. Das 4 condições empregadas, apenas a mais severa causou defeitos proveniente da presença de hidrogênio difundido. Os defeitos apresentados nuclearam próximos à superfície no sentido transversal do arame e cresceram escalonando e curvando na direção da laminação do arame. As trincas provavelmente nuclearam próximas à superfície em função das tensões residuais compressivas que retardaram a nucleação de defeitos até que a concentração de hidrogênio chegasse até um valor que a pressão de hidrogênio recombinado, próxima a superfície, fosse suficiente para nuclear o defeito fazendo com que ele crescesse rapidamente através da microestrutura fragilizada pelo hidrogênio.This work presents a metallurgical and mechanical characterization of a SAE 1065 steel, in the form of a wired used in the tensile armor of a flexible pipe, used on the off-shore transport of oil with the objective of analysing the susceptibility to Hydrogen Induced Cracking (HIC). To this purpose, it was performed an adaptation of the test, described in the NACE TM0284 standard, in which the material was tested it in four different conditions varying pH and H2S concentration The results of the mechanical and metallographic revealed a highly work-hardened perlitic-ferritic microstructure. It was found residual compressive stresses on the surfaces of the wire and average microhardnesses of around 400 HV. This is supported by the type of microstructure revealed in the metallographic testing. Despite of presenting good HIC resistance in the tested conditions, because of the high hardness values, the employment of these materials in sour service applications is not recommended by the National Association of Corrosion Engineers (NACE) The results of the HIC susceptibility tests demonstrated relative high HIC nucleation resistance. Of the four conditions employed, just the most severe caused defects due to the presence of diffused hydrogen. The defects presented nucleated near the surface in the transversal direction of the wire and grew staggering and bending on the rolling direction of the wire. The cracks probably nucleated near the surface because the residual compressive stresses slowed down the nucleation of the defects up to a certain point where the concentration of hydrogen reached a value where the recombined hydrogen pressure, near the surface, was enough to nucleate the defect making it grow very quickly through the fragilized microstructure.application/pdfporEngenharia metalúrgicaCaracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia Metalúrgicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001072548.pdfTexto completoapplication/pdf4021556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180899/1/001072548.pdf1a450b7ba16172da22dab0500287cd9eMD51TEXT001072548.pdf.txt001072548.pdf.txtExtracted Texttext/plain88716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180899/2/001072548.pdf.txt138267b6c1a2050ac3b0d51d10ca2496MD52THUMBNAIL001072548.pdf.jpg001072548.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180899/3/001072548.pdf.jpg7287ff4e268caf64cc4832f5c60f56c3MD5310183/1808992018-10-05 07:35:02.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:35:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
title Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
spellingShingle Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
Pereira, Arthur Lachini
Engenharia metalúrgica
title_short Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
title_full Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
title_fullStr Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
title_full_unstemmed Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
title_sort Caracterização da resistência à trinca induzida pelo hidrogênio de um aço SAE 1065 da armadura da tração de um riser flexível
author Pereira, Arthur Lachini
author_facet Pereira, Arthur Lachini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Arthur Lachini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reguly, Afonso
contributor_str_mv Reguly, Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia metalúrgica
topic Engenharia metalúrgica
description Esse trabalho apresenta uma caracterização metalúrgica e mecânica de um aço SAE 1065, usado na forma de arame da armadura de tração de um duto flexível, para o transporte de petróleo off-shore com o objetivo de analisar a suscetibilidade a Trinca Induzida pelo Hidrogênio (TIH). Para tanto, foi realizado uma adaptação do teste descrito na norma NACE TM0284, no qual o material foi testado em 4 condições diferentes, com variações no pH e na concentração de H2S. Os resultados dos ensaios mecânicos e metalográficos revelaram uma microestrutura perlítica-ferrítica altamente encruada. Foram encontradas tensões residuais compressivas na superfície e microdurezas médias na ordem de 400 HV, o que é suportado pela microestrutura revelada nos ensaios metalográficos. Apesar de apresentarem boa resistência à TIH nas condições testadas, pelos altos valores de dureza, o uso desses materiais em aplicações "sour service" não é recomendada pela National Association of Corrosion Engineers (NACE) Os resultados dos ensaios de avaliação de suscetibilidade a TIH demostraram relativa alta resistência a nucleação de TIHs. Das 4 condições empregadas, apenas a mais severa causou defeitos proveniente da presença de hidrogênio difundido. Os defeitos apresentados nuclearam próximos à superfície no sentido transversal do arame e cresceram escalonando e curvando na direção da laminação do arame. As trincas provavelmente nuclearam próximas à superfície em função das tensões residuais compressivas que retardaram a nucleação de defeitos até que a concentração de hidrogênio chegasse até um valor que a pressão de hidrogênio recombinado, próxima a superfície, fosse suficiente para nuclear o defeito fazendo com que ele crescesse rapidamente através da microestrutura fragilizada pelo hidrogênio.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-31T02:33:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001072548
url http://hdl.handle.net/10183/180899
identifier_str_mv 001072548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180899/1/001072548.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180899/2/001072548.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180899/3/001072548.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a450b7ba16172da22dab0500287cd9e
138267b6c1a2050ac3b0d51d10ca2496
7287ff4e268caf64cc4832f5c60f56c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447221826486272