Aderência de idosos no projeto de hidroginástica do Projetar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwingel, Vanessa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39192
Resumo: O envelhecimento populacional é um dos fenômenos do final do século passado e do atual. O exercício físico está entre os principais fatores para a qualidade de vida e aumento da expectativa de vida. Quando praticado regularmente e sem destreino, a prática contribui para a manutenção ou melhora da sáude física e mental. Por isso, é importante entender por que as pessoas iniciam e permanecem na prática para descobrir estratégias para aumentar a população ativa. O objetivo do estudo realizado foi investigar a motivação de idosos para a aderência em um programa de hidroginástica, desenvolvido no projeto de extensão 'Projetar' da ESEF/UFRGS. Como delineamento optou-se pelo estudo qualitativo com característica de estudo de caso. Participaram da amostra 12 alunos (11 mulheres e 1 homem) inseridos há mais de dois anos no projeto. Como instrumento, utilizou-se a entrevista com questões abertas sobre adesão inicial e aderência à hidroginástica, os resultados obtidos com as aulas, impedimentos para a prática e o que poderia ser modificado no projeto visando melhorias. Para a análise de resultados utilizou-se a análise de conteúdo, tendo como tema as categorias em cada questão. As categorias relacionadas aos motivos de adesão inicial foram: indicação médica, saúde, prazer em atividades no meio líquido, gostar de atividades físicas, tempo disponível, localização e lazer. Já as categorias para os motivos da aderência foram: saúde, prazer, sociabilidade, lúdico, lazer e indicação médica. Os participantes acreditam ter obtido benefícios físicos, psicológicos e sociais com os anos de prática. As interrupções temporárias ocorreram por problemas de sáude e a maioria acredita que o 'Projetar' não precisa de mudanças. A partir dos resultados, é possível concluir que os principais motivos de aderência ao 'Projetar' estão relacionados com a questão da saúde e prazer proporcionados pela prática, sendo que esta está diretamente relacionada com a organização do projeto de extensão, tais como a dinâmica de aula e os professores envolvidos.
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