Educação permanente em um serviço de urgência e emergência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77161 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades de educação permanente apontadas pelos profissionais de saúde em um serviço de urgência emergência - Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados nos arquivos do setor do Núcleo de Educação e Pesquisa de Enfermagem (NEPEnf) do referido hospital. Os formulários foram preenchidos após participação em algum evento realizado neste setor. Foram distribuídos em torno de 200 instrumentos – com perguntas abertas – cujo preenchimento era opcional, sendo que retornaram 179 preenchidos. Como resultados obtivemos: maior índice de dificuldades na realização do trabalho e necessidade de capacitações na parte técnica específica da enfermagem. Foram identificadas poucas sugestões referentes à dimensão das relações de trabalho. Os resultados apresentam um elenco de sugestões de temas a serem abordados em futuros momentos de Educação Permanente. Espaços como o do NEPEnf servem de inspiração para outros ambientes similares onde também se produz saúde e ainda não foi implementada a Política de Educação Permanente, para que os trabalhadores e a gestão possam resolver seus fluxos e processos de trabalho através da problematização. |
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Santos, Andréia Carvalho dosMatos, Izabella Barison2013-08-16T01:46:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/77161000895772O presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades de educação permanente apontadas pelos profissionais de saúde em um serviço de urgência emergência - Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados nos arquivos do setor do Núcleo de Educação e Pesquisa de Enfermagem (NEPEnf) do referido hospital. Os formulários foram preenchidos após participação em algum evento realizado neste setor. Foram distribuídos em torno de 200 instrumentos – com perguntas abertas – cujo preenchimento era opcional, sendo que retornaram 179 preenchidos. Como resultados obtivemos: maior índice de dificuldades na realização do trabalho e necessidade de capacitações na parte técnica específica da enfermagem. Foram identificadas poucas sugestões referentes à dimensão das relações de trabalho. Os resultados apresentam um elenco de sugestões de temas a serem abordados em futuros momentos de Educação Permanente. Espaços como o do NEPEnf servem de inspiração para outros ambientes similares onde também se produz saúde e ainda não foi implementada a Política de Educação Permanente, para que os trabalhadores e a gestão possam resolver seus fluxos e processos de trabalho através da problematização.This study has as goals to analyze the needing of permanent education pointed by health professional of Life Emergency Sector from the Emergency Hospital of Porto Alegre. Developed from to data collect in files from sector named Research and Education Nucleus of Nursing (NEPEnf) belonged to that hospital. There are forms which were filled up by its worker after participation in some event done in that place. About 200 forms were distributed – with opened questions which the filling up was optional; then 179 came back. As results we got: a biggest rate of troubles in job performing and needing of capacity in to specific technique of nursing. Were identified few suggestion about dimensions of work relationship. The results show a group of suggestion in topics related to Permanent Education which will be talked at times in the future. Places like NEPEnf serve as inspiration for other similar environment where also produce health care and none of those education measures were taken yet, and no Policy of Permanent Education was implemented to workers and management can resolve their process and workflow trough problematization.application/pdfporEducação permanenteRelações interpessoaisSaúde coletivaEnfermagemPermanent educationNursingTechniquesPersonal relationshipEducação permanente em um serviço de urgência e emergênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2013Saúde Coletiva: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895772.pdf000895772.pdfTexto completoapplication/pdf763146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77161/1/000895772.pdf3f2dd1c71213ec8b2948bfe316b256e1MD51TEXT000895772.pdf.txt000895772.pdf.txtExtracted Texttext/plain56725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77161/2/000895772.pdf.txt97dfe007023e35500e895283d8c34140MD52THUMBNAIL000895772.pdf.jpg000895772.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77161/3/000895772.pdf.jpgf4ebfe5144a07149817c3a47b3a8bfd8MD5310183/771612018-10-16 08:59:17.342oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77161Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:59:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades de educação permanente apontadas pelos profissionais de saúde em um serviço de urgência emergência - Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados nos arquivos do setor do Núcleo de Educação e Pesquisa de Enfermagem (NEPEnf) do referido hospital. Os formulários foram preenchidos após participação em algum evento realizado neste setor. Foram distribuídos em torno de 200 instrumentos – com perguntas abertas – cujo preenchimento era opcional, sendo que retornaram 179 preenchidos. Como resultados obtivemos: maior índice de dificuldades na realização do trabalho e necessidade de capacitações na parte técnica específica da enfermagem. Foram identificadas poucas sugestões referentes à dimensão das relações de trabalho. Os resultados apresentam um elenco de sugestões de temas a serem abordados em futuros momentos de Educação Permanente. Espaços como o do NEPEnf servem de inspiração para outros ambientes similares onde também se produz saúde e ainda não foi implementada a Política de Educação Permanente, para que os trabalhadores e a gestão possam resolver seus fluxos e processos de trabalho através da problematização. |
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