Educação permanente em um serviço de urgência e emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andréia Carvalho dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77161
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades de educação permanente apontadas pelos profissionais de saúde em um serviço de urgência emergência - Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Foi desenvolvido a partir de coleta de dados nos arquivos do setor do Núcleo de Educação e Pesquisa de Enfermagem (NEPEnf) do referido hospital. Os formulários foram preenchidos após participação em algum evento realizado neste setor. Foram distribuídos em torno de 200 instrumentos – com perguntas abertas – cujo preenchimento era opcional, sendo que retornaram 179 preenchidos. Como resultados obtivemos: maior índice de dificuldades na realização do trabalho e necessidade de capacitações na parte técnica específica da enfermagem. Foram identificadas poucas sugestões referentes à dimensão das relações de trabalho. Os resultados apresentam um elenco de sugestões de temas a serem abordados em futuros momentos de Educação Permanente. Espaços como o do NEPEnf servem de inspiração para outros ambientes similares onde também se produz saúde e ainda não foi implementada a Política de Educação Permanente, para que os trabalhadores e a gestão possam resolver seus fluxos e processos de trabalho através da problematização.
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